Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 09 de Setembro de 2022 @ 07:31

Panorama: Jovem Pan FM e Metropolitana FM disparam na audiência. Band FM segue líder em São Paulo

São Paulo - Antena 1, 89 FM A Rádio Rock, Rádio Mix FM, Kiss FM e Massa FM também apresentam evoluções na audiência

Publicidade

São Paulo acompanhou ontem (8) mais uma atualização dos dados sobre o consumo de rádio local. A pesquisa, que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media, mostrou um pequeno recuo no índice geral de audiência na comparação com o cenário da medição passada, porém o valor atual é superior àquele visto na penúltima atualização. Com isso, o rádio paulistano segue em seu melhor momento desde o primeiro semestre de 2018, tendo, até o momento, registrado o seu pico de audiência na última medição. Vários destaques também foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2022):

Top 5 movimentado

A Band FM 96.1 (popular/hits) continua isolada no topo do ranking de audiência da Grande São Paulo, considerando os principais períodos da medição. A emissora segue em patamar elevado na média de ouvintes por minuto, com um valor que está bem acima do que a 96.1 FM estava registrando até o primeiro semestre deste ano. O pico foi observado na pesquisa anterior, mas a média atual é superior ao volume observado na penúltima medição. Há uma boa distância entre a Band FM e as demais FMs do top 5.

Na sequência, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo/esportes) apareceu novamente na vice-liderança geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que obteve o maior crescimento entre as primeiras colocadas no ranking. A emissora havia conquistado a posição na penúltima pesquisa, oscilando na atualização passada. A média atual da 100.9 FM é uma das mais elevadas a ser registrada pela estação nos últimos 10 anos.

A Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) aparece no top 3 no filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e segue na vice-liderança geral em períodos comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). A média registrada pela FM é muito similar aos números obtidos pela Alpha nos últimos meses, mostrando que a rádio segue estável na medição de audiência. 

Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) completam o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros importantes da medição.

Avanços no top 10

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) foi um dos destaques da atual medição de audiência. A emissora cravou uma forte alta em sua média de audiência e registrou uma de suas melhores marcas recentes no mercado paulistano. Isso a posicionou na sexta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), avançando duas posições na comparação com a pesquisa anterior.

Também é destaque a manutenção da sequência positiva vista na média de audiência da Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), rádio que manteve a sétima colocação geral obtida a partir da medição anterior, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Antena 1 está próxima da Metropolitana e é seguida pela Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) em filtros gerais.

A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) foi outro destaque positivo na evolução de audiência na Grande São Paulo, rádio que já vinha de alta na atualização passada. Agora a emissora aparece muito próxima da Gazeta FM 88.1 (popular/hits) em filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra emissora que variou de forma positiva em filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), emissora que segue mais próxima do grupo que disputa posições no top 10 do que da sequência do ranking FM.

Mais destaques

A Kiss FM 92.5 (adulto/rock) também foi uma emissora que apresentou uma variação positiva em sua média de audiência e, com isso, retomou a posição que a emissora ocupava na penúltima medição, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora é seguida pela Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional, esta que leva vantagem em filtros comerciais, como o 07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Também em alta, a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) avançou duas colocações em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), passando a ser seguida pelas rádios Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes, rádio que manteve a tendência de alta que já era vista em seus números).

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o ranking FM conta com as emissoras Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), Massa FM 92.9 (popular/sertanejo) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes). Destaque para a Massa FM, que apresentou mais um avanço consistente em sua média de audiência e renovou a sua melhor marca em São Paulo.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Band FM segue isolada no topo
- Jovem Pan FM retoma vice-liderança no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Metropolitana FM ganha duas colocações e vai para sexto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Antena 1 mantém sequência positiva na evolução de audiência
- Massa FM registra a sua melhor marca de audiência em SP

Veja também:
> Panorama: Em alta, rádio de São Paulo segue com nove FMs com marcas que superam 2 milhões de ouvintes únicos
> Panorama: Band FM dispara em audiência. Alpha FM retoma vice-liderança em São Paulo
> Rádio é ouvido por 83% da população brasileira nas 13 regiões pesquisadas pela Kantar IBOPE Media

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista noturna da Avenida Paulista, a partir do Mirante do SESC / crédito: tudoradio.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.