Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 09 de Agosto de 2022 @ 07:29

Panorama: Band FM dispara em audiência. Alpha FM retoma vice-liderança em São Paulo

São Paulo - Antena 1 e Novabrasil FM também se destacam ao ampliarem seus números. Jovem Pan FM segue no top 3 em filtros gerais e Massa FM tem alta consistente

Publicidade

São Paulo acompanhou nesta segunda-feira (8) mais uma atualização da pesquisa de rádio realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E as notícias continuam positivas para o meio: a audiência de rádio está em seu maior volume desde o primeiro semestre de 2018, renovando agora a sua média de audiência mais elevada. Várias FMs impulsionaram esse avanço e também chama a atenção a grande concorrência por colocações no ranking FM, isso entre estações de diferentes formatos. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/ trimestre maio a julho de 2022):

Movimentações no top 5

A Band FM 96.1 (popular/hits) foi novamente o principal destaque da medição de audiência na Grande São Paulo. Além de manter a liderança geral nos principais períodos da pesquisa, a emissora apresentou uma forte elevação na sua média de ouvintes por minuto, o que a isolou ainda mais na ponta da tabela. Trata-se do melhor número obtido pela Band FM nos últimos anos e consequentemente uma das maiores distâncias para a sequência do ranking FM.

Também é destaque o retorno da Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) para a segunda colocação geral de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição que já era mantida pela emissora no "filtro comercial" (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). No geral, o projeto artístico da Alpha FM tem apresentado uma estabilidade importante na sua curva de audiência e em patamar elevado, tornando segura a sua presença entre as rádios de maior audiência na Grande São Paulo.

Na sequência, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) segue no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com uma média de audiência que é superior ao volume registrado antes da alta vista na atualização passada. Já no "comercial" quem avança para o top 3 é a Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica).

Novamente sobre o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) aparece logo na sequência, muito próxima do top 3, sendo seguida de perto pela Nativa FM nesse filtro. Ou seja, com exceção da líder geral, todas as FMs presentes no top 5 têm registrado valores próximos nos principais períodos da pesquisa. 

Novidades na sequência

A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) está diferente na atual medição. Em alta, a Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) aparece agora na sexta colocação geral, emissora que já vinha de alta consistente na pesquisa anterior. 

A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) foi um dos principais destaques da atual pesquisa ao apresentar uma variação positiva considerável em sua média de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora está próxima da Rádio 105 FM e é seguida de perto pela Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits, que manteve sua posição no top 10 e também cresceu na média de audiência).

Gazeta FM 88.1 (popular/hits), 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) e Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) completam essa sequência de emissoras mais próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros importantes da pesquisa. No "comercial" a Gazeta avança para sétimo geral e a Antena 1 para sexto, o que mostra a grande proximidade entre essas FMs.

Mais destaques

Outra emissora que esteve entre os principais destaques da atual pesquisa de audiência foi a Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional). A rádio apresentou uma boa variação em sua média de ouvintes por minuto em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e ganhou uma posição em relação à pesquisa anterior, sendo seguida de perto pela Kiss FM 92.5 (adulto/rock).

A Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), puxando uma fila com várias concorrentes próximas. Emissoras como Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) ampliaram os seus volumes de audiência na atual medição.

Também foram observadas altas nas médias das rádios Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) e Massa FM 92.9 (popular/sertanejo), que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No caso da Massa FM, a emissora apresentou uma alta consistente em sua média de audiência, além de ganhar posição em filtros gerais. A estação é seguida de perto pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes).

A Play FM 92.1 (adulto/popular) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também registrou uma alta expressiva em sua média de audiência.

Veja também:
> Panorama: Jovem Pan FM aparece na vice-liderança geral de audiência em São Paulo. Band FM segue líder
> Panorama: Acima de dois milhões em cada estação, Jovem Pan FM, Alpha FM e Rádio Mix FM avançam em alcance

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista panorâmica para as regiões do Paraíso e Liberdade, em São Paulo / crédito: tudoradio.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.