Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2022 @ 07:31

Tendências | Complementar ao dial, consumo de rádio on-line já atinge 7,4 milhões de pessoas em 13 regiões brasileiras

São Paulo - Segundo Inside Radio 2022, alta no consumo de rádio web é de 85% em apenas três anos. O celular é o dispositivo mais utilizado

Publicidade

O levantamento especial Inside Radio 2022, lançado ontem (21) pela Kantar IBOPE Media, também mapeou a evolução do consumo de rádio em ambientes digitais. Entre os cenários já destacados, a audição do meio via internet é um comportamento complementar à escuta via dial, seguindo a jornada diária do consumidor. No total, são 7,4 milhões de brasileiros que ouvem rádio via internet, considerando as 13 regiões pesquisadas pela empresa. No total, o rádio é consumido por 83% da população. Acompanhe os detalhes:

adstexto

O Inside Radio 2022 destaca que, ao longo do dia, o tempo médio de consumo no dial (AM/FM) se destaca "na maior parte das faixas horárias, especialmente no começo/meio da manhã e no final da tarde/noite, período em que boa parte das pessoas estão em locomoção", segundo a Kantar IBOPE Media. Já no final da manhã e no meio da tarde, o tempo de consumo via plataformas online se aproxima ao dial, chegando a superar em determinadas faixas.

Foi percebido um consumo "parelho" entre as duas formas (dial e web) das 14h00 às 16h00. Já nas faixas das 10h00 às 12h00 e das 16h00 às 17h00, o online supera o dial no tempo de consumo.

A Kantar IBOPE Media destaca que esse comportamento de escuta on-line é complementar ao dial, ou seja, o fato de dispositivos conectados estarem mais acessíveis nesses momentos da jornada do ouvinte, com eles possibilitando o acesso ao conteúdo de uma determinada estação (via streaming, por exemplo), faz com que o rádio amplie suas possibilidades para acompanhar sua audiência ao longo do dia.

Outro ponto importante da análise feita pela Kantar IBOPE Media é referente ao crescimento do consumo de rádio por meios digitais: de 2019 para cá foi um acréscimo de 85% nesse volume, ou seja, a presença das emissoras via internet acompanharam a alta no consumo de plataformas digitais durante o período da pandemia da covid-19 e também no período posterior, virando um hábito da população.

Colabora com essa impressão outro dado relevante do Inside Radio 2022: 29% dos ouvintes de rádio (dial e online) consideram que a possibilidade de escutar sua rádio via internet mudou a forma que consomem o meio. E, neste caso, o smartphone (celular) acaba sendo o principal dispositivo para essa finalidade: 70% dos ouvintes usaram esse equipamento para ouvir rádio (contra 66% no ano anterior).


Perfil do ouvinte de rádio web no Brasil (13 regiões pesquisadas)  / Inside Radio 2022

Veja também:
> Mais opções: 27 rádios de São Paulo oferecem conteúdos alternativos via streaming durante o horário eleitoral
> Sem política no break: Antena 1 conta com programação alternativa em seu streaming durante os intervalos comerciais
> Portal tudoradio.com lança nova plataforma de rádios ao vivo e skill na Alexa

Mais comportamentos complementares

Mais dois cenários abordados pela pesquisa mostram como o consumo de mídia no digital ocorre de forma complementar ao dial. O Inside Radio 2022 revelou que 42% dos ouvintes de rádio ouvem streaming de música, ou seja, parte da audiência segue ouvindo as estações e também consome as plataformas digitais on-demand. Em resumo: utilizar um serviço de streaming de música não significa que o ouvinte tenha deixado de escutar a sua rádio favorita.

Outro formato de áudio que também conta com um consumo complementar ao rádio é o podcast. Entre os ouvintes de rádio, 40% ouviram esse tipo de áudio on-demand nos últimos 3 meses, algo que representa um aumento de 30% em relação ao consumo percebido em 2021.

Os podcasts também viraram um hábito, segundo o Inside Radio 2022. Segundo o levantamento da Kantar IBOPE Media, 56% dos ouvintes desse formato de áudio ouvem pelo menos uma vez por semana.

Confira logo abaixo os assuntos mais buscados por podcasts nos últimos 3 meses, segundo o Inside Radio 2022:


Kantar IBOPE Media / Inside Radio 2022

As 13 regiões regulares pesquisadas pela Kantar IBOPE Media são: Grande São Paulo (SP), Grande Rio de Janeiro (RJ), Distrito Federal, Grande Belo Horizonte (MG), Grande Recife (PE), Grande Porto Alegre (RS), Grande Curitiba (PR), Grande Fortaleza (CE), Grande Salvador (BA), Grande Goiânia (GO), Campinas (SP), Grande Vitória (ES) e Grande Florianópolis (SC).

Mais Inside Radio 2022:
> Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022
> Inside Radio 2022 aponta que 82% dos ouvintes de rádio lembram ter ouvido propaganda em áudio

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28069-tendencias-complementar-ao-dial-consumo-de-radio-on-line-ja-atinge-74-milhoes-de-pessoas-em-13-regioes-brasileiras