Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2022 @ 07:28
São Paulo - Prática comum em anos anteriores foi ampliada em 2022. Rádios não são obrigadas a retransmitir a propaganda eleitoral no streaming
Apesar do horário eleitoral contar com dois blocos diários, sendo 25 minutos de duração cada, 27 rádios de São Paulo optaram por seguirem com suas grades de programação normal via streaming de áudio. Ou seja, enquanto no dial FM/AM é obrigatória a veiculação da propaganda política às 07h00 e às 12h00, os áudios online dessas emissoras seguem tocando música, com programas de entretenimento e também com jornalismo, a depender da proposta de cada rádio. Essa prática já era comum em pleitos anteriores, mas cresceu em adesão em 2022.
Ao todo, são 5 AMs (sendo 3 com presença em FM) e 22 FMs que seguem com suas grades de programação sem alteração através do streaming, enquanto suas frequências no dial estão retransmitindo o horário eleitoral relacionado às eleições de 2022. No corte relacionado à São Paulo, foram considerados todos os sinais de rádio que cobrem de forma local a capital e região metropolitana, com base no guia Dials FM/AM do tudoradio.com.
Muitos profissionais de rádio ficaram na dúvida se é possível oferecer uma programação alternativa ao horário eleitoral através do streaming das emissoras. E a resposta é positiva, afinal, a obrigatoriedade de veiculação é restrita ao serviço de radiodifusão, através das concessões das estações.
Com o crescimento constante no consumo de rádio via internet, as emissoras de São Paulo viram uma oportunidade de manter a fidelização de suas audiências ao seguirem com suas grades tradicionais através do streaming de áudio. Essa mesma prática foi percebida em FMs de outras praças do país, mas com adesões mais tímidas do que a observada na capital paulista.
Essa prática também ocorre de forma massiva durante a veiculação da A Voz do Brasil, obrigatória no serviço de radiofrequência (com início às 19h00 e limite de encerramento às 22h, de segunda a sexta).
Mas e as inserções eleitorais?
O ouvinte de rádio on-line já deve ter percebido que os famosos spots da propaganda eleitoral estão presentes no streaming das emissoras, mesmo aquelas que optaram por manter suas grades originais no digital durante dos dois blocos de 25 minutos cada. O motivo é operacional: como as inserções estão distribuídas no intervalo comercial, as estações precisariam disparar dois breaks diferentes para separar os conteúdos, indo um para o dial (com os spots eleitorais) e outro para o streaming.
Com o avanço do digital e a prática comum de separação dos breaks já adotadas por AMs e FMs de outros países (principalmente nos Estados Unidos e na Europa), não será estranho observar a ausência de spots políticos via streaming nos próximos pleitos. A conferir.
29 rádios?
A conta pode chegar a 29 se considerar que a Jovem Pan FM 100.9 e a Jovem Pan AM 620 oferecem conteúdos em vídeo (ao vivo) durante essas duas faixas horárias, sem inserções de horário eleitoral. Porém, no streaming de áudio foi constatada a mesma programação observada no dial, em levantamento feito pelo tudoradio.com nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro.
A lista das 27:
77.5 FM - Rádio Capital (também em 1040 AM)
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil (também em 1200 AM)
86.3 FM - Rádio Bandeirantes (também em 90.9 FM e 840 AM)
88.1 FM - Gazeta FM
89.1 FM - 89 FM A Rádio Rock
89.7 FM - Novabrasil FM
90.5 FM - CBN
91.3 FM - Rádio Disney
92.5 FM - Kiss FM
92.9 FM - Massa FM
94.7 FM - Antena 1
95.3 FM - Nativa FM
96.1 FM - Band FM
96.9 FM - BandNews FM
97.7 FM - Energia 97
98.5 FM - Metropolitana FM
100.1 FM - Transamérica
101.7 FM - Alpha FM
103.3 FM - Cultura FM
104.3 FM - Dumont FM
104.7 FM - Transcontinental
105.1 FM - Rádio 105 FM
106.3 FM - Rádio Mix FM
107.3 FM - Eldorado FM
107.9 FM - Tropical FM
1490 AM - Rádio Imaculada
1570 AM - Rádio ABC
+ Confira aqui a lista completa de FMs e AMs captadas com sinal local na capital paulista (base para o levantamento desta matéria)
Smartphone conectado ao streaming de rádios de São Paulo, através da nova plataforma do tudoradio.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.