Sexta-Feira, 23 de Setembro de 2022 @ 07:29

Panorama: Massa FM volta a ficar isolada na liderança de audiência. Ouro Verde FM segue no top 3 de Curitiba

Curitiba - Caiobá FM ganha posição e Mundo Livre FM entra de vez na briga pelo top 5 de audiência. 98 FM lidera em alcance e Rádio Mix FM surge na pesquisa

Publicidade

Curitiba acompanhou mais uma atualização geral sobre os dados de consumo de rádio na cidade e na região metropolitana, segundo pesquisa regular da Kantar IBOPE Media. No geral, o FM curitibano viu uma oscilação negativa em sua média geral de audiência, mas isso não significou que rádios importantes na composição do mercado não tiveram avanços em seus números. Vários destaques foram observados, inclusive com FMs estreantes. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2022):

adstexto

Isoladas no top 3 de audiência

O resultado atual foi muito positivo para a atual líder geral de audiência na Grande Curitiba. Após sofrer uma pressão mais acentuada de uma concorrente direta pelo topo, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) voltou a variar de forma positiva em audiência e, com isso, ampliou novamente a vantagem que a separa da sequência do ranking FM. A movimentação deixou a 97.7 FM um pouco mais isolada na liderança de audiência, condição mantida de forma ininterrupta pela Massa FM desde o primeiro semestre de 2020. A emissora também avançou em alcance e está muito próxima da atual líder nesse quesito.

A 98 FM 98.9 (popular/hits) segue sozinha na vice-liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa e é novamente a dona do maior alcance de ouvintes únicos na Grande Curitiba, valor este que supera a marca de 677 mil pessoas (30 dias). 

Também é destaque a manutenção da posição da Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) no ranking de audiência. A emissora está na terceira colocação geral, ou seja, trata-se da terceira pesquisa consecutiva que a estação aparece no top 3 em filtros importantes, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Disputas acirradas

O complemento do top 5 de audiência tem uma condição de disputas acirradas em períodos importantes da medição. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) retomou o quarto lugar geral, sendo seguida de perto pela Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop, que completa o top 5 de audiência e é dona do terceiro maior alcance do FM curitibano).

A Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) encostou de vez na briga pelo top 5, aparecendo muito próxima da Jovem Pan FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já no comercial, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), a 93.9 FM aparece em quarto lugar geral.

Mais destaques

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) segue na sétima colocação geral entre as FMs assinantes da pesquisa, emissora que é dona do quinto maior alcance do rádio curitibano. A 100.3 FM é acompanhada pela Clube FM 101.5 (popular/hits) nos filtros gerais de audiência.

Em alta, a BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) aparece entre os 10 maiores volumes de audiência da Grande Curitiba, diminuindo a distância que a separa para a Clube FM nos filtros gerais.

Depois, em evolução e na disputa entre o complemento do top 10 entre as rádios assinantes da pesquisa, Rádio T FM 104.9 (popular/hits), Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) e Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) aparecem com marcas muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Essa sequência é acompanhada de perto pelas emissoras Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes, que avança para o top 10 quando somada a audiência concentrada pela rádio em 550 AM) e Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop).

Detalhe para os avanços consecutivos das novatas Jovem Pan News (estreou em março) e Rádio Mix FM (estreou em abril deste ano), estações que vem avançando a cada nova atualização da pesquisa, seja em alcance e também em volume de audiência.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Massa FM amplia a liderança de audiência e acirra disputa pelo topo em alcance
- 98 FM segue líder geral no alcance
- Ouro Verde FM Easy aparece no top 3 de audiência pela terceira vez consecutiva
- Caiobá FM ganha posição no top 5 e Mundo Livre FM acirra concorrência
- Rádio Mix FM aparece pela primeira vez como assinante da medição

Veja também:
> Panorama: 98 FM avança e acirra disputa pela liderança de audiência. Ouro Verde FM segue no top 3 em Curitiba

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista noturna panorâmica da região da 7 de setembro, Centro de Curitiba / crédito: tudoradio.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28076-panorama-massa-fm-volta-a-ficar-isolada-na-lideranca-de-audiencia-ouro-verde-fm-segue-no-top-3-de-curitiba