Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 29 de Agosto de 2022 @ 07:28

Panorama: 98 FM avança e acirra disputa pela liderança de audiência. Ouro Verde FM segue no top 3 em Curitiba

Curitiba - Transamérica avança e crava sua melhor posição recente no top 10. Massa FM segue líder de audiência

Publicidade

Curitiba também acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mostra como está o consumo de rádio na cidade e em sua região metropolitana. A medição realizada pela Kantar IBOPE Media apontou uma oscilação negativa no universo de ouvintes, após o mercado acompanhar duas altas consecutivas nesses números. Porém, o nível atual segue superior ao valor registrado antes da alta recente e vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2022):

Disputa pela liderança?

A 98 FM 98.9 (popular/hits), atual vice-líder geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, apresentou mais uma alta em seus números e se aproximou de vez da atual líder. Trata-se da terceira alta consecutiva na média de ouvintes por minuto da 98 FM, rádio que já havia assumido a liderança geral de alcance na Grande Curitiba, com mais de 680 mil ouvintes únicos em 30 dias. 

Antes, a Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) segue aparecendo na liderança geral de audiência, seja no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), no comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e em outros filtros da pesquisa. Em alcance, a Massa FM segue entre as primeiras colocadas, acima dos 650 mil nesse quesito.

Também é destaque a condição da Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo). A emissora apresentou a sua quarta alta de audiência consecutiva em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e apareceu pela segunda vez no top 3 nos principais períodos da pesquisa. Na atual pesquisa, essa condição da Ouro Verde FM é ainda mais segura do que o quadro observado na medição passada.

Já a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) segue em quarto geral nos principais períodos da medição. Em alcance, a emissora se destaca por contar com o segundo maior valor do rádio curitibano, com mais de 665 mil ouvintes em 30 dias. A Jovem Pan FM apresentou alta na comparação com a pesquisa anterior nesse quesito.

E no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) o mercado viu uma maior aproximação das rádios Caiobá FM 102.3 (popular/hits) e Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa), que aparecem logo na sequência nos principais períodos da pesquisa. No comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), a 93.9 FM avança para o top 5 de audiência.

Mais destaques

A Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) ignorou a variação negativa do FM no universo de ouvintes e ampliou a sua média de audiência. Isso, aliado a movimentação de concorrentes, posicionou a emissora na sétima colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em alcance, a 100.3 FM tem o sexto maior valor do mercado, acima dos 420 mil (30 dias e máximo).

Logo na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Clube FM 101.5 (popular/hits) é acompanhada de perto por outras duas FMs não assinantes da pesquisa, emissoras que completam o top 10. E a BandNews FM 96.3 (jornalismo) é a emissora mais próxima desse pelotão, principalmente em filtros comerciais (segunda à sexta-feira).

Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica), Rádio T FM 104.9 (popular/hits) e Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que a Banda B segue operando em 550 AM e a soma da audiência nas duas faixas a posiciona no top 10.

Veja também:
> Panorama: Ouro Verde FM avança para o top 3 de audiência em Curitiba. Massa FM segue líder

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista panorâmica para as regiões dos bairros Bigorrilho, Mercês e Batel / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.