Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 22 de Julho de 2022 @ 07:29

Panorama: Ouro Verde FM avança para o top 3 de audiência em Curitiba. Massa FM segue líder

Curitiba - 98 FM cresce em audiência e mantém liderança no alcance. Jovem Pan News já aparece na medição

Publicidade

Curitiba foi outra praça importante que acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mostra os dados de consumo do rádio local. Realizada pela Kantar IBOPE Media, a medição mostra o terceiro avanço consecutivo na média de audiência do FM curitibano e também um crescimento do total de ouvintes únicos alcançados pelas emissoras. Várias estações impulsionaram essas altas. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais):

Novidade no top 3

A Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo) foi um dos principais destaques da atual medição. A emissora voltou a aparecer no top 3 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e foi também a rádio com a maior variação positiva na média de ouvintes por minuto, na comparação com a pesquisa anterior. Já em alcance, a 105.5 FM se consolida como o quinto maior valor, acima de 432 mil (alcance máximo/05h-00h/FM+WEB/todos os dias).

Antes, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) segue isolada na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, condição esta que é mantida pela FM desde o primeiro semestre de 2020. Os números registrados pela líder foram muito próximos da marca vista na pesquisa anterior.

A 98 FM 98.9 (popular/hits), vice-líder geral de audiência, apresentou a sua segunda variação positiva de audiência nos principais períodos da pesquisa, ficando assim isolada em sua colocação. Já em alcance, a 98 FM volta a aparecer isolada na liderança geral nesse quesito, chegando a atingir mais de 665 mil pessoas (alcance máximo/05h-00h/FM+WEB/todos os dias). 

Também segue em destaque o desempenho da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), ainda próxima da disputa pelo top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa. Vale lembrar que a rádio chegou a liderar em alcance na pesquisa anterior e na atual segue próxima das líderes, acima dos 650 mil ouvintes únicos alcançados (máximo/05h-00h/FM+WEB/todos os dias).

Na sequência, Caiobá FM 102.3 (popular/hits, emissora que ainda enfrenta problemas em sua cobertura de sinal) e Mundo Livre FM 93.9 (adulto/alternativa-rock) completam o "pelotão de frente" da audiência de Curitiba e região metropolitana. Essas emissoras seguem mais próximas do top 3 do que da sequência do ranking FM.

Mais destaques

A sequência do ranking FM de audiência segue com três emissoras próximas em filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Clube FM 101.5 (popular/hits) puxa essa fila, seguida pela Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, emissora que tem o sexto maior alcance do rádio curitibano, acima dos 407 mil) e uma FM não assinante da pesquisa.

O top 10 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta ainda com a BandNews FM 96.3 (jornalismo), emissora que também tem o nono maior valor de ouvintes alcançados na Grande Curitiba. 

Também chama a atenção o desempenho da Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes). A emissora já aparece mais próxima do top 10 em filtros gerais, além do 11º maior valor em alcance. Inaugurada em março passado, a emissora tem na medição atual o seu primeiro trimestre "cheio" se considerado o seu período em operação. 

Outro detalhe importante da pesquisa é relacionado à Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes). A audiência concentrada pela FM foi ampliada em relação à pesquisa passada e, se somado o valor registrado pela sua AM (opera em 550 AM), a marca salta para a sétima maior média de ouvintes por minuto do mercado curitibano. E em alcance, a concentração de ouvintes únicos na FM já supera a faixa AM.

Veja também: 
> Panorama: Massa FM, 98 FM e Jovem Pan FM seguem com os maiores volumes de audiência de Curitiba

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista panorâmica para a região do bairro Campina do Siqueira, próximo ao Barigui / crédito: tudoradio.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.