Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 30 de Junho de 2022 @ 07:29

Panorama: Massa FM, 98 FM e Jovem Pan FM seguem com os maiores volumes de audiência de Curitiba

Curitiba - Ouro Verde FM Easy ganha posição no top 5. Mundo Livre FM também avança em audiência

Publicidade

Curitiba acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mapeia o consumo de rádio na capital paranaense e na região metropolitana. No geral, a medição realizada pela Kantar IBOPE Media mostra o segundo avanço consecutivo na média geral de audiência, sendo este o mais consistente dos últimos meses. O crescimento reposiciona o rádio curitibano em um patamar bem superior aos valores vistos até 2020. Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2022):

Sem mudanças no top 3 de audiência

A Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) continua sozinha na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, posição sustentada pela emissora desde o primeiro semestre de 2020. E a Massa FM tem oscilado dentro de uma margem segura para a manutenção desse resultado, seja de forma positiva ou negativa, mas sempre registrando médias que já foram observadas em pesquisas recentes. Em resumo: é possível afirmar que há uma estabilidade na condição de líder da 97.7 FM.

Também é destaque o desempenho da 98 FM 98.9 (popular/hits), emissora que voltou a variar de forma positiva na medição e viu cair a distância que a separa da atual líder geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 98 FM também mostra uma estabilidade na medição se a comparação com os meses anteriores for ampliada, emissora que está isolada na vice-liderança geral desde o começo do segundo semestre de 2021.

A Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) é outro destaque da atual pesquisa de audiência. A estação aparece no top 3 pelo terceiro resultado consecutivo, se considerado o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já sobre a sua evolução, a medição atual aponta o segundo crescimento consecutivo no índice de audiência da 103.9 FM, emissora que pela segunda vez aparece de forma um pouco mais isolada nessa condição de destaque.

Mudança no top 5

Em evolução, a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) voltou a ficar posicionada na quarta colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), aparecendo logo na sequência do top 3. O avanço foi o suficiente para inverter a posição com a Caiobá FM 102.3 (popular/hits), emissora esta que aparece praticamente com o mesmo índice da pesquisa anterior e, nos últimos quatro meses, tem enfrentado problemas em seu alcance de sinal (está operando com potência reduzida).

Também é destaque o desempenho da Mundo Livre FM 93.9 (adulto/alternativa-rock), que aparece próxima das emissoras do top 5 nos principais períodos da pesquisa e tem ampliado a sua média de audiência na comparação com a medição anterior. A 93.9 FM está consolidada em seu novo patamar de audiência, valor este bem superior ao que era registrado pela estação até o começo de 2021.

Mais destaques

A Clube FM 101.5 (popular/hits) aparece na sequência do ranking FM nos principais períodos da medição, rádio que variou de forma positiva em audiência. Mas há uma distância nada desprezível entre a emissora que o grupo que disputa colocações no top 5. Vale recordar que a 101.5 FM já anunciou uma mudança de rumo, com o encerramento da atual programação e a chegada da Rádio Bandeirantes ao canal.

Logo após a Clube FM, o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com uma FM não assinante da pesquisa, seguida de muito perto pela Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes). Vale ressaltar que a 100.3 FM auxiliou na alta de audiência do meio FM ao variar de forma positiva no ranking. 

Também é destaque o desempenho da BandNews FM 96.3 (jornalismo), emissora que apresentou a sua terceira alta consecutiva de audiência e volta a ficar consolidada no top 10 de audiência no FM da Grande Curitiba. 

O ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta também com uma FM não assinante e a Rádio T FM 104.9 (popular/hits) como as emissoras mais próximas do top 10 de audiência, emissoras que também ampliaram os seus índices na comparação com pesquisas anteriores. A Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes) também está nesse "bolo", mas avança para o top 10 se considerada a média da rádio na faixa AM (550 AM).

Veja também:
> Panorama: Massa FM amplia liderança em Curitiba. Jovem Pan FM avança e consolida posição no top 3

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista do Ecoville (Mossunguê) a partir do Parque Barigui / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.