Quinta-Feira, 06 de Outubro de 2022 @ 07:28

Tendências | Investimento em anúncios digitais avançam 12% no 1º semestre de 2022

São Paulo - IAB Brasil afirma que a publicidade digital movimentou R$14,7 bi na primeira metade deste ano

Publicidade

Acessível ao rádio, o volume de investimento em anúncios digitais apresentou um considerável avanço na primeira metade de 2022. Segundo o estudo Digital AdSpend Brasil, conduzido pela IAB Brasil e pela Kantar IBOPE Media, houve um crescimento de 12% em comparação ao mesmo período de 2021. E a tendência para a segunda metade deste ano é também de alta, considerando as tradicionais datas comemorativas do varejo. O rádio participa desse bolo, através de iniciativas em plataformas digitais.

adstexto

O estudo divulgado pelo IAB Brasil indicou que os segmentos comércio (25%), serviços (24%), mídia (7%), eletrônicos (7%) e financeiro (6%) são os cinco que mais que mais investiram, representando 68% de todo o investimento em publicidade digital no 1º semestre deste ano, totalizando R$ 14,7 bilhões para essa modalidade de investimento.

O IAB Brasil também aponta que mais da metade do total do investimento em publicidade digital no primeiro semestre deste ano se destinou às plataformas de mídias sociais (52%), ou seja, boa parte dos recursos estão concentrados nesse tipo de planejamento que envolve as redes. Já search (29%) e publishers e verticais (18%) aparecem na sequência. 

Quanto aos formatos de publicidade digital, 36% dos investimentos foram direcionados a imagens (formatos estáticos e animados como banners ads, posts, gifs e etc.), 35% a vídeos e 29% a search (sites de busca).

Colaborando com a previsão otimista para essa modalidade de investimento publicitário para todo o ano de 2022, o comunicado emitido pelo IAB Brasil sobre o estudo indica que 81% das agências e anunciantes questionados sinalizaram que os aportes devem aumentar neste período, enquanto 10% devem diminuir seus investimentos e 8% pretendem manter os mesmos valores.

“Se analisarmos os investimentos em publicidade digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual, impulsionada por datas significativas para o varejo como Black Friday e Natal, ainda mais neste ano com a Copa do Mundo”, pontua Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Como o rádio participa dessa fatia?

A publicidade digital é aquela exibida através de qualquer plataforma acessível por smartphones, computadores, tablets, smart-speakers, entre outros dispositivos. Estão em redes sociais, portais de internet, streaming de áudio, áudio on-demand, vídeo on-demand, vídeo on-line ao vivo, publieditoriais, entre outros. Através de seus aplicativos, portais web, podcasts e streaming de áudio, as emissoras de rádio participam desse setor da publicidade. Seja via vendas diretas e programáticas.

+ Análises continuam apontando que o rádio domina o universo de áudio com publicidade

Há uma expectativa de ampliação da demanda pela publicidade em áudio digital, já que o consumo desse formato de mídia está apresentando evolução constante. O próprio rádio já é um agente importante nesse cenário: segundo o último Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media, o consumo de estações on-line já atinge 7,4 milhões de pessoas em 13 regiões brasileiras, com um acréscimo de 85% neste volume de consumo entre 2019 e 2022.

Rankings de setores

O Digital AdSpend 2022 revela também os três setores que concentraram mais da metade da verba em publicidade digital no 1º semestre deste ano: comércio (25% do total de investimentos), serviços (24%) e mídia (7%). E no top 5, além dos setores já citados, completam os de eletrônicos (7%) e o financeiro (6%) -- este último, que no primeiro semestre de 2021 figurava em terceiro lugar, ainda se mantém entre os cinco principais no ranking. E juntos, os cinco setores representam 68% dos aportes em digital no período.

O estudo completo Digital AdSpend Brasil, relativo ao primeiro semestre de 2022, pode ser acessado aqui.


Capa do estudo Digital AdSpend 2022

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do IAB Brasil

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28147-tendencias-investimento-em-anuncios-digitais-avancam-12-no-1-semestre-de-2022