Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2022 @ 17:03

Rádio Difusora planeja início das operações no dial FM de Goiânia a partir de dezembro

Goiânia – Emissora segue com processo de migração AM-FM para operar na frequência 95.5

Publicidade

A Rádio Difusora Pai Eterno AM 640 de Goiânia está planejando a efetivação da migração AM-FM para o mês de dezembro. A emissora do formato popular/religioso, que está no ar na capital goiana há 65 anos, vai operar na frequência 95.5 FM, conforme designado pelo Ministério das Comunicações.

adstexto

“Pelo menos nos últimos 15 anos viemos sofrendo com a degradação do sinal, própria de todas as emissoras de onda média, e com a perda de espaço no mercado publicitário. É uma emissora que pertence uma fundação, mas tem uma concessão comercial, então é da comercialização que ela tira a sua sobrevivência”, destacou Diego Joaquim, jornalista que dirige a emissora em entrevista ao Diário de Goiás.

Diego ressaltou que houve dificuldades jurídicas e administrativas para que a migração pudesse ser possível este ano. A negociação com o Governo para financiamento dos gastos com a migração, no pagamento da taxa de outorga relacionada aos direitos de concessão, e para compra de transmissores e equipamentos foi perdida por conta de um erro no decreto.

“O pagamento da taxa de outorga, que não é um valor barato, é um valor que as emissoras, até um ano atrás, tinham que pagar à vista, o governo assinou com a possibilidade de parcelamento nesse ano de 2022 e fez um decreto. Todo mundo se preparou para fazer esse parcelamento, mas o governo errou no decreto e o processo foi perdido”, conta o Diego.  

O diretor disse ainda que a expectativa é manter os programas religiosos, que são marca de emissora, porém, trazer também outros segmentos, como jornalismo, pautas esportivas, música e entretenimento.

Remanejamento de canais

Para acomodar as migrantes AM-FM de Goiânia na faixa convencional, foi feita uma reorganização de alguns canais em FM. Com isso, a Positiva FM foi de 98.9 FM para 99.1 FM em janeiro passado, o que possibilitou a entrada da Rádio Bandeirantes FM 98.7, transmissão iniciada em maio deste ano.

Também em janeiro, a Clube FM 95.9 efetivou o seu novo canal, estação que anteriormente operava em 95.5 FM e, no passado, já carregou a programação católica da Pai Eterno na época de Vox Patris. Agora com a migração AM-FM da Rádio Difusora, a sintonia 95.5 FM volta a ser ocupada na Grande Goiânia, coincidentemente com o nome Pai Eterno ficando novamente ligado ao canal.

Outro canal alterado em Goiânia foi da atual Rádio Maria FM 99.9, originado em Nova Veneza e que antes operava em 92.1 FM. Com isso, a Fonte FM 92.3 (migrante AM-FM) passou a operar a partir de setembro deste ano.

A outra migrante AM-FM já ativa na cidade é a Moov FM 101.7, também inaugurada em setembro passado.

Com informações do Diário de Goiás e colaboração de Daniel Starck

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28410-radio-difusora-planeja-inicio-das-operacoes-no-dial-fm-de-goiania-a-partir-de-dezembro