Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 @ 07:29

FM O Dia chega aos 25 anos com marcas históricas de audiência no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - São mais de 3.4 milhões de ouvintes únicos em 30 dias, maior número do rádio brasileiro para uma estação em FM no país

Publicidade

Hoje (13) a FM O Dia FM 100.5 completa 25 anos de operação no mercado do Rio de Janeiro. E a emissora chega a essa marca colecionando outros números que tem chamado a atenção do rádio brasileiro. A 100.5 FM carioca é a estação de rádio que concentra o maior número de ouvintes únicos do país, com mais de 3.4 milhões de pessoas alcançadas em 30 dias. Conhecida por ter uma identidade artística bem característica do Rio de Janeiro, a FM O Dia também chega aos 25 anos se destacando em audiência e em sua movimentação promocional. Acompanhe os detalhes:

adstexto

Sobre os números da FM O Dia no dial, o alcance de mais de 3.4 milhões de ouvintes em 30 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre setembro a novembro de 2022/Kantar IBOPE Media) também a posiciona entre os maiores valores globais para uma estação de rádio em FM. Apenas a título de curiosidade, conforme já citado anteriormente pelo tudoradio.com, essa marca é similar ao que a Lite FM 106.7 costuma alcançar como um de seus picos em Nova York (EUA), estação que é considerada um dos maiores alcances globais. 

Em audiência, os números da FM O Dia também impressionam: a emissora registrou mais de 233 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), 283 mil no 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) e está muito perto de 300 mil no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). Esses números também são os maiores valores médios para uma FM brasileira, considerando apenas uma estação (sem somar aquelas que atuam em rede).

Quando completou 24 anos em dezembro passado, a FM O Dia estava na vice-liderança geral de audiência (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre setembro a novembro de 2021) e tinha um alcance de 3.1 milhões (o que já conferia a 100.5 FM o maior alcance do rádio brasileiro, mas hoje não seria o suficiente para essa marca). Ou seja, no aniversário atual da FM O Dia, a estação está em um momento histórico para a sua operação no Rio de Janeiro.

Em resumo, são nove atualizações da pesquisa de audiência com a FM O Dia em primeiro lugar geral, emissora que registrou mais uma tendência de alta na última medição.

O que explica esse desempenho?

Um resultado como esse não é alcançado com apenas uma fórmula ou tem um motivo. São vários os fatores. Porém o que salta aos olhos do mercado é a intensa atividade promocional da FM O Dia no Rio de Janeiro e na região metropolitana. A emissora está nas ruas, realiza show, promove eventos importantes na cidade, está presente em momentos vitais do calendário local, mobiliza a audiência com uma série de especiais em sua grade, entre outros pontos de destaque de seu planejamento.

A força do promocional da FM O Dia é algo bem claro no dia a dia do ouvinte do Rio de Janeiro. A sensação é de que a emissora está em todo o lugar. E isso pode ter sido um dos motivos da emissora ter comemorado os aniversários de 23 e 24 anos sem ser líder de audiência no Rio, devido às restrições de movimentação impostas pela pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021. Com a reabertura, a FM O Dia voltou a movimentar de forma intensa o seu planejamento de eventos e promocional. E aliou isso a ajustes em sua programação,

E, quando o ouvinte sintoniza a 100.5 FM, tem um produto artístico totalmente alinhado com seu perfil e também com o que se espera da FM O Dia (o tal "DNA da rádio", muito discutido por profissionais do meio). 

O ouvinte carioca também é uma equação importante nessa tentativa de entender o fenômeno FM O Dia. A praça Rio de Janeiro detém o maior tempo médio de escutas de rádio entre as 13 regiões pesquisadas pela Kantar IBOPE Media. E está entre os maiores alcances do rádio brasileiro. Ou seja, o ouvinte carioca consome muito rádio. Mas isso também é impulsionado pelo que as FMs do Rio estão fazendo no ar e nas ruas. Ou seja, as movimentações vistas nas duas pontas (ouvintes e emissoras) jogam o rádio pra cima.

Por fim, nada disso seria possível sem uma boa entrega: a FM O Dia possui um dos melhores sinais em FM do Rio de Janeiro e também uma boa qualidade de áudio, transmitindo a partir do Morro do Sumaré. A presença no digital, através de portal e aplicativo, passando pelo streaming, também é eficiente. Vale recordar que, em 2011, a FM O Dia se mudou para uma moderna estrutura para servir de sua sede, localizada na Barra da Tijuca. 

No ar desde 1997, a FM O Dia passou primeiro pela sintonia 90.3 FM. Em 1999, a rádio inicia sua trajetória em 100.5 FM. No aniversário de 23 anos, ocorrido em 2020, a FM O Dia mostrou que teve cinco mudanças em seu logotipo ao longo de sua trajetória, através de uma postagem especial (veja logo abaixo).


Recorte de parte da campanha de 2020 que destacava a evolução da marca da FM O Dia / Reprodução Instagram

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28508-fm-o-dia-chega-aos-25-anos-com-marcas-historicas-de-audiencia-no-rio-de-janeiro