Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 12 de Dezembro de 2022 @ 07:31

Panorama: FM O Dia amplia liderança no Rio de Janeiro. JBFM assume a vice-liderança

Rio de Janeiro - Rádio Melodia leva vantagem na vice-liderança em filtros de segunda à sexta-feira. SulAmérica Paradiso FM ganha posição. CBN e BandNews FM apresentam avanços consistentes

Publicidade

O Rio de Janeiro acompanhou na última quinta-feira (8) a mais recente atualização da pesquisa que mostra o consumo de rádio no Rio de Janeiro e na região metropolitana, esta que é realizada pela Kantar IBOPE Media. Ainda impactado pela presença da propaganda eleitoral obrigatória nos intervalos das estações, a audiência geral do rádio apresentou uma leve oscilação negativa na comparação com a pesquisa anterior, mas há uma boa notícia: o total de ouvintes únicos concentrados no rádio foi ampliado. E vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2022):

Líder mais isolada

A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) segue com um desempenho que impressiona. A emissora ampliou um pouco mais a liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, seguindo como a maior média de ouvintes por minuto do FM brasileiro. Também houve uma ampliação no total de ouvintes únicos alcançados pela 100.5 FM em 30 dias no Rio de Janeiro e região metropolitana, estando mais próxima da marca dos 3.5 milhões. Este também é o maior valor do rádio brasileiro se considerados apenas os números de uma estação de rádio em FM.

Movimentações

Na sequência, mais um destaque: a movimentação atual da audiência beneficiou a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo), emissora que passa a ser a vice-líder geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Foi notada uma certa estabilidade no índice de audiência da emissora na comparação com a pesquisa anterior, enquanto no total de ouvintes únicos, a JBFM já seguia isolada na vice-liderança geral, com um dos maiores valores do mercado brasileiro (próxima dos 2.7 milhões em 30 dias).

A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) mantém acirrada a disputa pela vice-liderança de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguindo muito próxima da JBFM nesse período. Vale ressaltar que a emissora segue em segundo geral em filtros de segunda à sexta-feira, considerando a faixa das 06h-19h (FM+WEB). E a 97.5 FM mantém o terceiro maior alcance do rádio carioca, próxima da marca dos 2 milhões em 30 dias.

O top 5 de audiência é completado pela Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes, que subiu no total de ouvintes únicos, acima da marca de 1.7 milhão em 30 dias) e pela 93 FM 93.3 (religiosa/gospel). Cada uma segue isolada em sua respectiva colocação nos principais períodos da pesquisa, à exemplo do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Já a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) teve um cenário positivo na atual atualização da pesquisa. A emissora viu diminuir um pouco mais a distância que a separa do top 5 de audiência nos principais períodos, sendo auxiliada pela movimentação do meio e pela oscilação positiva em sua média. Já no alcance, a Rádio Globo segue com o quarto maior valor do FM carioca, apresentando uma alta que a deixa próxima da marca de 1.9 milhão em 30 dias.

Mais destaques

A Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) continua isolada em sua colocação no ranking geral de audiência no FM carioca, além da liderança em seu formato de programação. A rádio também tem o sétimo maior valor no total de ouvintes únicos em 30 dias, estando próxima da marca de 1.2 milhão.

Na sequência, o resultado no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi positivo para a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo). A emissora apresentou a segunda maior alta de audiência do top 10, sendo suficiente para que a estação retomasse o oitavo lugar geral nesse quesito. A emissora tem a Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) próxima no ranking FM.

E a Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) continua completando o top 10 nos principais períodos da pesquisa, com destaque para o seu total de ouvintes únicos em 30 dias, que é o oitavo maior valor do FM carioca e está acima da marca de 1 milhão.

Também são destaques os desempenhos das FM jornalísticas CBN FM 92.5 e BandNews FM 90.3, que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e se aproximaram um pouco mais do top 10. No caso da CBN, a emissora manteve uma tendência de alta consistente que já era vista em pesquisas anteriores e cravou uma de suas melhores marcas recentes no Rio. Ela e a BandNews FM só ficaram atrás da FM o Dia quando o assunto é variação absoluta positiva na média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior.

Logo na sequência, a Antena 1 FM Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo) também variou de forma positiva em audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:

- FM O Dia amplia liderança no Rio, posição ocupada pela nona vez consecutiva
- JBFM pula para a vice-liderança no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- SulAmérica Paradiso FM ganha posição no ranking de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- CBN e BandNews FM cravam as maiores altas de audiência em valores percentuais

Veja também:
> Panorama: FM O Dia, Rádio Melodia e JBFM seguem com os maiores volumes de audiência do Rio de Janeiro

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Vista panorâmica da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.