Segunda-Feira, 16 de Janeiro de 2023 @ 07:29

Tendências | Números da CES 2023 ampliam as expectativas para NAB Show e Radio Show. ABERT confirma encontro

São Paulo - Pela primeira vez desde 2019, o evento de tecnologia CES teve presença significativa de público e expositores em Las Vegas (EUA)

Publicidade

O primeiro sinal de que este ano será mais similar ao período pré-pandemia da covid-19 foi emitido através da CES 2023, considerada a maior feira de tecnologia do mundo. Realizada em Las Vegas (Estados Unidos), a programação encerrada no último dia 8 superou as expectativas de organizadores e participantes. Foram mais de 115 mil pessoas e 3200 expositores no Las Vegas Convention Center, mesmo local onde em abril acontecerá o NAB Show 2023, marcada como "a edição do Centenário". Isso abre uma grande expectativa para a programação relacionada à NAB neste ano, que inclui também o Radio Show 2023 e o tradicional Encontro da Radiodifusão, este organizado pela ABERT.

adstexto

“A CES 2023 foi a grande reconexão e abalada em todos os aspectos – desde a presença no palco principal até as coletivas de imprensa e lançamentos de produtos no salão de exposições – mostrando ao mundo inteiro que os eventos presenciais estão de volta!” disse Gary Shapiro, presidente e CEO da CTA. “A inovação revelada esta semana impulsionará o crescimento econômico e a mudança de maneiras significativas para melhorar nossas vidas e criar um futuro melhor para a próxima geração”, conclui o executivo.

Uma reportagem do UOL também destacou o fato da CES 2023 ter sido diferente daquela vista em 2022: "Nesta edição teve menos gente de máscara, estandes lotados, presença das principais big techs e lançamentos que indicam como será nossa vida num futuro próximo", destacou a reportagem do portal Tilt, do UOL.

Apesar de ter retornado ao seu formato presencial em 2022, o NAB Show foi menor do que aquele visto em 2019, porém não menos importante. A cobertura do tudoradio.com mostrou que os congressistas também encontraram um mundo diferente no ano passado em relação ao que estavam vendo e planejando no pré-pandemia. "O negócio de rádio de hoje é diferente daquele de 2019" como indicado por um painel e o fato de CEOs de gigantes do rádio nos EUA terem afirmado que "o rádio está apenas no começo de sua transformação digital" deram o tom às discussões em 2022.

Agora, com a expectativa de um evento presencial do tamanho (ou superior) daquele visto em 2019, este que contou com uma das maiores delegações brasileiras já observadas (edição que também contou com o último "Café da Manhã da Radiodifusão"), cresce para abril deste ano. Com um fato adicional: o Radio Show, evento totalmente dedicado ao rádio, está fixo como integrante da programação do NAB Show.

A expectativa para 2023 é de que mais de 100 mil pessoas de 150 países circulem pela programação do NAB Show no Las Vegas Convention Center.

ABERT confirma Encontro da Radiodifusão no NAB Show 2023

Neste ano de 2023 não será um café da manhã, mas sim um almoço. A ABERT confirmou a realização do tradicional encontro de radiodifusores para a edição deste ano do NAB Show. A programação está prevista para o dia 17 de abril, no restaurante Joe’s, do Caesars Palace Hotel.

Segundo a associação, o almoço deverá reunir “empresários de rádio e TV, representantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e radiodifusores de todo país”. 

Programe-se: 

O NAB Show 2023 em Las Vegas está marcado para 15 a 19 de abril no Las Vegas Convention Center. O Radio Show 2023 também ocorrerá nas mesmas datas, mas no Westgate Las Vegas. E o Encontro da Radiodifusão será no dia 17, no Caesars Palace Hotel.


Logotipo especial da edição do Centenário 

Números da CES 2023:

- Espaço ocupado por expositores 70% maior que a CES 2022
- Mais de 3200 expositores, incluindo 1000 novos expositores
- Mais de 115.000 participantes (números de pré-auditoria)
- Mais de 40.000 participantes internacionais de mais de 140 países (números de pré-auditoria)
- 4800 mídias globais de 69 países (números de pré-auditoria)
- 60% das empresas da Fortune 500 representadas

+ Leia aqui as notícias publicadas pelo tudoradio.com sobre o NAB Show 2022

Veja também:
> NAB anuncia comemoração dos seus primeiros 100 anos de inovação no NAB Show 2023

Com informações do portal RadioINK e do Tilt UOL

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28656-tendencias-numeros-da-ces-2023-ampliam-as-expectativas-para-nab-show-e-radio-show-abert-confirma-encontro