Segunda-Feira, 23 de Janeiro de 2023 @ 07:29

Tendências | RAB indica que "não existem soluções padronizadas" para vendas em rádio

São Paulo - Em webinar cujo título era “Como fazer de 2023 o melhor ano de todos”, é necessário usar no argumento de vendas as pesquisas que mostram a eficácia do rádio

Publicidade

Um webinar realizado pela RAB (Radio Advertising Bureau), entidade ligada à indústria de rádio dos Estados Unidos, executivos discutiram os caminhos que o meio deve tomar para obter sucesso comercial em 2023. Muitas dos pontos indicados na programação também servem para estações de rádio de outros países, como as brasileiras. Destaques para "não existem soluções padronizadas para venda de rádio", "não existem clientes muito pequenos", "digital é oferecido porque é necessário" e "use pesquisas que mostrem a eficácia do rádio" são espécie de "mantras" que as equipes de vendas devem considerar.

adstexto

Começando pelas pesquisas que mostram a eficácia do rádio, os executivos participantes do webinar do RAB destacam os dados que a entidade dispõe sobre o meio e que devem ser usados por todos. E isso pode ser facilmente transportado para a realidade brasileira: os números do rádio no país quanto ao seu consumo são expressivos e estão em alta desde 2021 em vários recortes importantes. 

O tudoradio.com entrou em contato com alguns executivos responsáveis por FMs de diferentes mercados e a estratégia de buscar pesquisas atuais sobre o rádio no Brasil e também de fora (destaque para Europa e Estados Unidos) não é apenas "válida" na visão deles, mas sim "obrigatória". Para facilitar nesse processo, boa parte dessas informações estão na editoria "O Rádio Hoje", acessível no menu do tudoradio.com e no endereço tudoradio.com/oradiohoje.

Voltando ao webinar da RAB, que teve como tema chamativo a frase “Como fazer de 2023 o melhor ano de todos”, a chave, afirma Tammy Greenberg, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da RAB, é que a multiplicidade de recursos e pesquisas da RAB “não pode [apenas] ser usada na prateleira. Você precisa criar sua história [e] tecer sua marca dentro de seu objetivo final [de vendas].” Ou seja, é preciso entender esses dados e transportá-los para a realidade do cliente, mostrando como o rádio pode ser útil na estratégia de marketing do anunciante.

Greenberg também observa que “existem muitos estudos por categoria [de anúncios] que responderão a praticamente todas as perguntas que você receber sobre a eficácia do rádio. Escolha cuidadosamente o que você precisa [e] integre-os em sua própria apresentação de marca que conta a história muito específica que seu cliente precisa ouvir", diz a executiva.

+ Rádio é uma aposta segura para anunciantes, diz eMarketer

Outro ponto importante é entender que não existem "soluções padronizadas" para oferecer a todos os clientes de uma emissora, ou seja, é necessário ter uma abordagem que entenda as necessidades do anunciante e como a rádio se encaixa nesse cenário. “[Quando se trata de] fornecer soluções e respostas claras para nossos clientes e nossa base de clientes, não há soluções padronizadas (...) ao colocar as informações disponíveis na ponta dos seus dedos, você tem o poder de criar com eficiência as soluções que seus anunciantes estão procurando. E não há clientes muito pequenos", afirma a presidente e CEO da RAB, Erica Farber.

No webinar também foi discutida a importância do digital nas vendas. Segundo os executivos presentes, "nenhuma apresentação sobre a ajuda nas vendas de anúncios em 2023 estaria completa sem uma olhada no lado digital".

 “O maior motivo para as emissoras oferecerem soluções digitais ou anunciantes é porque eles precisam disso. Quando você entra para conversar com um cliente sobre seus planos de publicidade, obviamente o digital será importante. O que descobrimos é que os anunciantes estão trabalhando com cada vez menos fornecedores de soluções de publicidade. Então, eles estão procurando vendedores de rádio para ajudar no planejamento de suas estratégias digitais", afirma Dave Casper, vice-presidente sênior de serviços digitais da RAB.

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Ilustração / marketing - crédito: depositphotos.com

Com informações do portal Inside Radio

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28694-rab-indica-que-nao-existem-solucoes-padronizadas-para-vendas-em-radio