Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2022 @ 07:30

O Rádio Hoje | Rádio é uma aposta segura para anunciantes, diz eMarketer

São Paulo - Análise é baseada na estabilidade do alcance do rádio nos últimos 15 anos

Publicidade

A empresa de pesquisa de mercado eMarketer emitiu um relatório nesta semana sobre a importância do rádio para os anunciantes norte-americanos. Segundo o texto, o meio segue como "uma aposta segura" para quem for investir em publicidade, considerando o amplo alcance que as emissoras de rádio possuem perante a população dos Estados Unidos. Hoje são cerca de 214 milhões de pessoas ouvindo rádio tradicional (AM/FM) em território norte-americano, volume este que não tem apresentado mudanças significativas nos últimos 15 anos. Esse panorama pode ser extrapolado para outros mercados globais, como Europa e a América do Sul. Acompanhe:

Acho que o rádio pode se beneficiar muito, especialmente agora… [Seus CPMs] são mais baixos do que outras mídias, e o rádio tem uma audiência muito dedicada. Acho que os anunciantes estão muito cautelosos sobre onde gastar agora, e algo como o rádio que é barato, eficaz e está sempre disponível, é uma aposta segura para eles", afirma Daniel Konstantinovic, analista da eMarketer Insider Intelligence.

A análise da eMarketer Insider Intelligence só joga uma dúvida sobre o futuro da audiência de rádio. Com a maior parte da audição nos Estados Unidos ocorrendo em veículos, a empresa diz que "algo a se pensar é como a evolução do carro conectado afetará a audiência de rádio". 

Por enquanto o cenário é positivo, com uma pesquisa recente revelando que quase todos os compradores de carros querem um receptor de rádio como uma ferramenta padrão dos veículos. Outro levantamento mostrou que, mesmo com o avanço nas opções de mídia em veículos, o rádio mantém a sua hegemonia. E, recentemente, o CEO da NAB afirma que o rádio deve evoluir para uma experiência guiada pela tela em automóveis.

Ainda tendo como base o alcance, o cenário norte-americano pode ser traduzido para outros mercados, como Europa (a estabilidade no Reino Unido impressiona) e Brasil. Nesses locais, o rádio também manteve em alta o volume de ouvintes fidelizados às emissoras. 

Novamente sobre o relatório da eMarketer, a empresa também prevê que o número de ouvintes de podcasts nos Estados Unidos crescerá 5% este ano, chegando a 124,5 milhões. E o tempo gasto com podcasts também aumentará, totalizando 23 minutos por dia este ano e crescendo para 27 minutos até 2024. Vale recordar que os grupos de rádios são grandes impulsionadores desse formato de áudio digital no mercado norte-americano.

Também há uma previsão de ampliação da carga publicitária em áudio digital, em especial podcasts: segundo a eMarketer, os gastos com anúncios em podcasts nos EUA aumentarão 30% este ano e continuarão a ter um crescimento de dois dígitos até 2026. Outro ponto importante é que os gastos com anúncios programáticos em podcast representarão uma parcela crescente do gasto total com anúncios em podcast, atingindo quase 10% até 2024.

Relacionadas:
> Relatório ABX mostra que anúncios no rádio têm mais eficácia do que na TV
> Levantamento da BIA Advisory Services estima receitas de quase US$ 166 bi de investimento em mídia nos Estados Unidos em 2023
> Análises continuam apontando que o rádio domina o universo de áudio com publicidade

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Ilustração / marketing - crédito: depositphotos.com

Com informações do portal Inside Radio

Tags: rádio, publicidade, anúncio, oportunidade, investimento, marketing, alcance

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.