Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 07 de Julho de 2022 @ 07:29

Tendências | CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis

São Paulo - "Screen-ificação” do rádio é motivada pela evolução dos sistemas de infoentretenimento de automóveis e novidades recentes anunciadas por big-techs como a Apple

Publicidade

A presença do rádio nos receptores automotivos e em outros dispositivos continua em debate. Agora foi a vez do CEO da NAB (National Association of Broadcasters) opinar sobre o assunto, quando questionado sobre "como será o rádio daqui a dez anos". Curtis LeGeyt, que também é presidente da associação norte-americana, acredita em uma evolução do rádio para uma experiência mais “guiada pela tela” em automóveis. A resposta do executivo é dada em um podcast e motivada por uma série de novidades anunciadas pelas indústrias automotiva e de tecnologia. O tudoradio.com tem repercutido toda essa movimentação. Acompanhe:

Segundo LeGeyt, durante um episódio recente do "Borrell Local Marketing Trends Podcast", essa previsão do rádio evoluindo para uma “guiada pela tela” em automóveis ocorre à medida que as emissoras se concentram em agrupar todo o seu conteúdo, não apenas sua programação AM/FM, de uma maneira que seja facilmente acessível nas telas maiores e mais abundantes que estão sendo incorporadas aos carros conectados.

“O que acho que vai mudar no rádio é a capacidade das estações locais de construir sua marca além do sinal AM/FM tradicional. E acho que você verá uma proliferação real em termos da maneira como os ouvintes identificam esses fluxos de programação adjacentes, os podcasts, os subcanais, o streaming, tudo realmente sendo empacotado para o ouvinte, algo que será facilmente acessível. E acho que tudo isso será alimentado pelo que está acontecendo no painel", afirmou LeGeyt no podcast, fala que foi repercutida pela imprensa norte-americana especializada no setor.

O setor tem chamado esse processo de  “screen-ificação” do rádio , onde a experiência do usuário no carro está sendo transformada por gigantes da tecnologia e montadoras. Segundo a reportagem do portal Inside Radio sobre o assunto, "isso varia de aplicativos como Apple CarPlay e Android Auto, que espelham na tela do painel o que os consumidores têm em seus smartphones, até o DTS AutoStage da Xperi , que combina transmissão de rádio pelo ar com conteúdo entregue pela Internet para fornecer um usuário mais rico e imersivo. experiência que pode levar a radiodifusão a um novo nível de engajamento e interatividade", destaca o texto.

De fato, a experiência tem se modificado rapidamente em todo o planeta. O tudoradio.com repercutiu o anúncio feito pela Apple que a nova versão do CarPlay, incorporada ao lançamento do futuro ??iOS 16, vai contar com uma integração maior com o hardware de cada veículo, permitindo inclusive o controle do receptor de rádio AM/FM. Ou seja, a tela do rádio FM/AM será incorporada ao ecossistema do CarPlay, facilitando o acesso às emissoras e modificando a experiência do usuário.

O próprio tudoradio.com também repercutiu uma situação inusitada percebida na Europa, onde um novo modelo da montadora KIA não conta com um dial FM padrão em seu receptor, listando as rádios pelo nome e/ou formato de cada estação. Ou seja, o usuário não gira mais o dial através de frequências para achar sua emissora preferida, mas sim abre uma tela simples onde há uma lista de emissoras em FM e DAB disponíveis na localidade, organizadas por nome ou perfil de programação.

+ Artigo "O rádio de carro sem dial FM"

Assim como o artigo do tudoradio.com que trata sobre essas novidades classificou como uma forma diferente de se consumir rádio, gerando oportunidades, a fala de LeGeyt também vai nesse sentido. “Há muito espaço para a indústria do rádio trabalhar, tanto em termos de construção dessa relação íntima com o ouvinte, expandindo-a pelas suas várias marcas e plataformas de áudio no mercado, como também de uma oportunidade de negócio em termos de parcerias que temos com anunciantes locais. Ao completarmos 10 anos, é essa experiência orientada a tela para o rádio e suas plataformas de áudio mais amplas, que serão um verdadeiro diferencial", diz o CEO da NAB.


Tela do futuro CarPlay, que terá o rádio AM/FM incorporado ao seu ecossistema / crédito: motor1.com

LeGeyt também observa os pontos que, segundo ele, não deverão mudar ao longo dos próximos anos, como a confiança que o público deposita nos comunicadores locais e na programação ao vivo. “Seja uma conversa ao vivo, esportes ao vivo, notícias ao vivo, sabemos do ponto de vista comercial que a vantagem competitiva das emissoras é ao vivo e local”, disse o presidente da NAB. “E acho que o rádio continuará a prosperar nesse sentido, seja distribuindo essa programação por meio de um sinal terrestre tradicional AM/FM, ou se essa programação estiver sendo consumida por meio de um stream, por meio de um podcast adjacente, seja ele qual for.”

+ Quase 90% dos compradores de automóveis querem um receptor de rádio como equipamento padrão

A conversa de LeGeyt sobre como será o rádio daqui 10 anos é integrante de uma série de podcasts cujo tema é um “Desafio de 10 Anos” da Borrell. O CEO da NAB é o terceiro convidado do setor a participar dessa série.


Lista de rádios européias mostradas pelo nome, via RDS e DAB / crédito: tudoradio.com

Veja também:
> Em convenção, europeus se movimentam para manter domínio do rádio nos carros
> Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
> Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia
> Canadá: Rádio AM/FM retoma em 2021 o nível de liderança nos carros que era observado em 2019
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

Com informações do portal Inside Radio

Tags: Rádio, carro, automóveis, RDS, indústria, movimento, tendências, tecnologia, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.