Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 26 de Maio de 2021 @ 07:28

O Rádio Hoje | Canadá: Rádio AM/FM retoma em 2021 o nível de liderança nos carros que era observado em 2019

São Paulo - Liderança é ampla do rádio AM/FM como fonte de áudio nos veículos. Quem perde espaço é a propriedade de música

Publicidade

O rádio continua na ampla liderança como principal fonte de áudio em automóveis em mais um importante mercado mundial. Assim como ocorre nos Estados Unidos, o rádio também tem uma ampla liderança nos veículos que circulam pelo Canadá. E, com uma maior normalização da circulação de pessoas, o percentual de liderança em 2021 retomou o nível observado em 2019, ano que antecedeu a pandemia do novo coronavírus. Quem tem perdido espaço é a propriedade de música, como uso de MP3/USB e CD Player.

Segundo o levantamento The Infinite Dial Canadá 2021, realizado em conjunto pela Edison Research com a Triton Digital, 79% dos canadenses utilizam o rádio AM/FM como fonte de áudio em seus automóveis, mesmo percentual de 2019. Em 2020 o valor registrado foi de 78%, ou seja, mesmo com a oscilação negativa durante o ano da pandemia, a ampla liderança como principal fonte de áudio foi mantida pelo rádio.

O uso de rádio via streaming em 2021 recuou em relação a 2020, indo de 18% para os atuais 17%. Porém os dois valores são superiores a 2019, quando o conteúdo linear e online das estações foi utilizado por 14% dos canadenses que estavam dentro de um automóvel. O valor atual é comparável com o de podcasts (20%) e pelo rádio via-satélite (SiriusXM, que tem avançado em relação aos dois anos anteriores).

Veja também:
> The Infinite Dial EUA: Rádio segue na liderança de consumo de mídia em automóveis nos Estados Unidos

Quem perde terreno é a propriedade de música, ou seja, o uso de MP3 próprios (não streaming), entre outras mídias. Neste caso, essa forma de áudio foi de 56% de canadenses que disseram utilizar essa opção em 2019 para 39% no dado de 2021. Já o uso de CD Player foi de 54% em 2019 para 32%, em um rápido recuo. Nesse ambiente, o que tende a crescer é o uso de plataformas de streaming de áudio, como on-demand. A liderança entre as marcas desse tipo de serviço é do Spotify.

Porém, há uma advertência feita pelos responsáveis pela medição. Os números mais acanhados de uso de rádio via streaming e também de podcasts podem estar relacionados a quantidade de canadenses que contam com sistemas multimídias mais modernos, estes que possibilitam conexões mais fáceis com plataformas conectadas: apenas 24% dos entrevistados dirigem carros equipados com sistemas de infoentretenimento no painel.

De qualquer forma, esse cenário de carros mais conectados deve avançar, algo que já é observado pela pesquisa na comparação com dados anteriores. E isso pode beneficiar o áudio digital de conteúdos proporcionados pelas estações de rádio, o que deve ampliar ainda mais a já expressiva relevância do meio entre aqueles que utilizam automóveis.


Registro do CarPlay reproduzindo o aplicativo do tudoradio.com, o que representaria o “Rádio Online” / Fonte: tudoradio.com

Veja também:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Rádio, streaming, AM/FM, carro, carros, automóveis, Canadá, The Infinite Dial 2021

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.