Sexta-Feira, 03 de Fevereiro de 2023 @ 07:29

Integrado ao chip FM em smartphones, aplicativo Freeradio é lançado na Google Play Store

São Paulo - Iniciativa conta com a parceria de empresas como Motorola e Samsung e possibilita integração entre streaming e sinal de FM

Publicidade

Atualizado - Um dos futuros apontados para o rádio em todo o planeta é o "modelo híbrido", ou seja, um formato de entrega do conteúdo ao vivo de rádio que une o sinal FM das emissoras e dados de internet, como streaming e metadados. E isso é o que um aplicativo móvel chamado freeradio é capaz de providenciar aos ouvintes. Ou seja: quem possui um dispositivo com sistema operacional Android, pode usar o novo app para ouvir rádio via FM e, no mesmo lugar, ter acesso ao streaming ao vivo das emissoras e outros dados relacionados às estações. A plataforma já foi lançada e conta com a parceria de empresas como Samsung e Motorola.

adstexto

As duas empresas líderes de celular no país, Samsung e Motorola, estão embarcando o aplicativo freeradio como solução nativa, ou seja, a plataforma já estará disponível no aparelho sem a necessidade de baixá-lo em uma loja, como na Google Play Store. Porém, para quem tem aparelhos mais antigos ou já em uso, basta fazer o download gratuitamente. 

O sistema é fácil de usar: você escolhe a rádio de sua preferência e, se o sinal em FM dela estiver disponível em sua localidade, ele será disponibilizado. Assim, o ouvinte não consome dados de internet com o áudio da emissora e pode acessá-la mesmo se estiver sem conexão de dados. Porém, você também pode optar por utilizar o streaming da FM da estação desejada, neste caso necessitando de conexão via internet.

A ideia é similar ao que é discutido nos Estados Unidos e na Europa, principalmente no setor automotivo, porém disponibilizada em dispositivos móveis pela freeradio. Montadoras como a alemã Audi, Mercedes, entre outras, também disponibilizam sistemas "híbridos" que unem o sinal de FM com os dados de internet, alternando automaticamente a depender da recepção. E, assim como ocorre nesses receptores, o freeradio acaba oferecendo mais dados sobre a estação (logotipo, dados de programação, playlists, conteúdos específicos, etc), por contar com conexão com a internet (e não apenas o sinal em FM e o RDS).

Além da Motorola e da Samsung, a Hands Mobile é uma das parceiras do projeto da freeradio na área de publicidade, que conta também com o apoio do tudoradio.com. Emissoras de rádio como 89 FM A Rádio Rock FM 89.1, Alpha FM 101.7 e Rádio Disney FM 91.3 já veiculam chamadas de divulgação da freeradio.

Saiba mais sobre a freeradio através do site https://freeradio.net/ ou baixe o aplicativo direto da Google Play Store (clique aqui).


Arte relacionada ao aplicativo Freeradio / Reprodução

Relacionadas:
> Veja notícias publicadas pelo tudoradio.com sobre o "rádio híbrido"
> Artigo "O rádio caminha para se consolidar como um meio híbrido"

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28761-integrado-ao-chip-fm-em-smartphones-aplicativo-freeradio-e-lancado-na-google-play-store