Sexta-Feira, 19 de Maio de 2023 @ 07:29

Panorama: Massa FM e 98 FM estão próximas no topo do ranking FM de audiência. Mundo Livre FM avança para o top 3 em Curitiba

Curitiba - Ouro Verde FM Easy retorna ao top 5 e Jovem Pan FM aparece na vice-liderança geral de alcance

Publicidade

Curitiba, uma das praças regulares da medição realizada pela Kantar IBOPE Media, acompanhou na última semana a mais recente atualização da pesquisa que revela o comportamento do consumo de rádio na capital paranaense e sua região metropolitana. No geral, houve uma leve queda na média geral do FM, o que resultou na aproximação de várias concorrentes em termos gerais. Mudanças no top 5 e top 10 de audiência também foram observadas. Confira os destaques do período das 05h-00h (FM+WEB, todos os dias e locais, trimestre fevereiro a abril de 2023):

adstexto

Liderança disputada e estreia no top 3 de audiência

A dinâmica da audiência FM local trouxe as rádios Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) e 98 FM 98.9 (popular/hits) para uma disputa acirrada pela liderança geral. No novo panorama, considerando o período 05h-00h (FM+WEB, todos os dias e locais), a Massa FM completa três anos ininterruptos na liderança, desde maio de 2020 (trimestre de fevereiro a abril do mesmo ano). Em termos de alcance máximo, a emissora alcançou mais de 665 mil ouvintes distintos.

A 98 FM, que já demonstrava uma trajetória de crescimento de audiência em pesquisas anteriores, aproximou-se da Massa FM nos principais períodos da pesquisa, inclusive no 05h-00h (FM+WEB, todos os dias e locais). Uma novidade para a 98 FM é a conquista da liderança geral em alcance na Grande Curitiba, com mais de 711 mil ouvintes distintos.

O destaque no top 3 de audiência, considerando o 05h-00h (FM+WEB, todos os dias e locais), fica por conta da estreia da Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa). A emissora alcançou essa posição ao ampliar seu volume de audiência, destacando que a 93.9 FM já vinha apresentando crescimento na pesquisa anterior. Em termos de alcance, a Mundo Livre FM está próxima de 405 mil ouvintes distintos.

Em seguida, no 05h-00h (FM+WEB, todos os dias e locais), temos a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) e Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo). Ambas se aproximam da disputa pelo top 3 de audiência geral. A Jovem Pan FM destaca-se com a vice-liderança em alcance máximo, com 706 mil ouvintes distintos, enquanto a Ouro Verde FM retorna ao top 5 de audiência e alcance, com 417 mil.

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) permanece próxima do top 5 em audiência geral, e detém o quarto maior alcance do rádio FM de Curitiba, com cerca de 516 mil ouvintes.

Outros destaques

A continuação do top 10 de audiência no 05h-00h (FM+WEB, todos os dias e locais) conta com as emissoras Clube FM 101.5 (popular/hits) e Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes) bem próximas. A 100.3 FM se destaca com o sexto maior número em alcance máximo, acima de 415 mil ouvintes distintos.

A BandNews FM 96.3 (jornalismo) mantém-se em sua posição na pesquisa, ocupando o nono lugar geral de audiência entre as FMs assinantes da medição na Grande Curitiba.

No top 10, considerando o 05h-00h (FM+WEB, todos os dias e locais), a Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) avançou em audiência e agora ocupa a décima colocação, seguida de perto pela Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes).

Emissoras como Rádio T FM 104.9 (popular/hits), Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes) e Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) também estão próximas do top 10 de audiência no 05h-00h (FM+WEB, todos os dias e locais). Especificamente a Banda B, quando considerado o volume de ouvintes na AM 550, possui o sétimo maior índice de audiência da Grande Curitiba.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Massa FM completa 3 anos ininterruptos como líder de audiência
- 98 FM assume a liderança geral em alcance e se aproxima da líder de audiência
- Mundo Livre FM aparece no top 3 de audiência pela primeira vez
- Jovem Pan FM aparece na vice-liderança geral de alcance
- Ouro Verde FM Easy retoma posição no top 5 de audiência
- Evangelizar FM entra no top 10 de audiência

Veja também:
> Panorama: 98 FM e Mundo Livre FM avançam em Curitiba; Massa FM mantém liderança de audiência

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Horizonte da região oeste de Curitiba / Crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/29322-panorama-massa-fm-e-98-fm-estao-proximas-no-topo-do-ranking-fm-de-audiencia-mundo-livre-fm-avanca-para-o-top-3-em-curitiba