Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 25 de Abril de 2023 @ 07:29

Panorama: 98 FM e Mundo Livre FM avançam em Curitiba; Massa FM mantém liderança de audiência

Curitiba - Jovem Pan FM preserva liderança de alcance, enquanto Clube FM e Transamérica apresentam crescimento

Publicidade

O rádio curitibano acompanhou mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media, que mensura o consumo de rádio na capital paranaense e região metropolitana. No geral, o FM de Curitiba teve uma oscilação negativa, mas permanece em patamar elevado comparado a maioria dos resultados de 2022. A disputa pelas primeiras posições se acirrou, havendo mudança no top 5 de audiência. Confira os destaques (05h-00h/FM+WEB/trimestre janeiro a março de 2023):

Mais próximas

A atual movimentação da audiência FM colocou Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) e 98 FM 98.9 (popular/hits) mais próximas. A Massa FM, que teve alta consistente na pesquisa anterior, registrou índice superior ao da penúltima medição e lidera a audiência geral desde maio de 2020 (trimestre fevereiro a abril de 2020), mantendo-se acima dos 700 mil ouvintes em 30 dias. Na próxima pesquisa a 97.7 FM poderá completar 3 anos consecutivos como líder geral de audiência na Grande Curitiba.

A 98 FM, em constante crescimento, agora está mais próxima das líderes em audiência e alcance. A emissora é vice-líder geral de audiência nos principais períodos da pesquisa e possui o segundo maior alcance do rádio na Grande Curitiba, ultrapassando 740 mil ouvintes em 30 dias, ficando próxima da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop, líder de alcance com 750 mil e no top 3 de audiência).

O desempenho da Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) também se destaca. A emissora teve avanço consistente de audiência nos principais períodos da pesquisa e assumiu a inédita quarta colocação geral (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), não estando distante do top 3. A rádio também renovou uma de suas melhores marcas de alcance, ultrapassando 405 mil ouvintes em 30 dias.

Variando positivamente na pesquisa, a Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo) se mantém no top 5 (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de perto pela Caiobá FM 102.3 (popular/hits, com o quarto maior alcance do FM curitibano, acima de 560 mil ouvintes em 30 dias). Ambas não estão distantes da disputa pelo top 3 em filtros gerais.

Mais destaques

Na sequência do ranking FM, Clube FM 101.5 (popular/hits) e Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes) apresentaram variações positivas em suas médias de audiência, ocupando a sétima e a oitava posição geral, respectivamente, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale ressaltar que a Transamérica está no top 5 de alcance do FM curitibano.

Dentre as emissoras assinantes da pesquisa, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a BandNews FM 96.3 (jornalismo) figura na nona colocação geral do ranking FM, sendo seguida pela Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes), que se mantém no top 10 de audiência desde o final do ano passado.

Emissoras como Rádio T FM 104.9 (popular/hits), Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes), Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) e Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) aparecem na sequência, próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No caso da Banda B, considerando a audiência concentrada pela rádio em AM 550, a marca passa a ter o oitavo maior volume do rádio curitibano.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Massa FM mantém liderança de audiência
- 98 FM se aproxima das líderes de audiência e alcance
- Jovem Pan FM segue no top 3 de audiência e lidera em alcance
- Mundo Livre FM alcança a inédita 4ª posição no ranking FM de audiência

Veja também:
> Panorama: Massa FM dispara em Curitiba. Caiobá FM segue avançando em audiência

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista para o Parque Barigui / crédito: tudoradio.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.