Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 22 de Março de 2023 @ 07:33

Panorama: Massa FM dispara em Curitiba. Caiobá FM segue avançando em audiência

Curitiba - 98 FM continua isolada na vice-liderança geral e Jovem Pan FM segue no top 3, além da liderança em alcance

Publicidade

O rádio curitibano continua colecionando marcas importantes neste início de 2023. Pela terceira medição consecutiva, a média de audiência do FM curitibano avançou, assim como o total de ouvintes únicos alcançados pelas estações em 30 dias. O ritmo de alta foi menor dessa vez, mas mantém o FM local em um patamar mais elevado do que o rádio vinha registrando nos últimos anos. Os dados são da Kantar IBOPE Media. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2022 a fevereiro de 2023):

Líder em alta

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) foi o principal destaque da atual medição de audiência. O motivo foi a nova alta consistente vista em seu índice em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), abrindo boa vantagem para as demais FMs presentes na medição. A Massa FM mantém a liderança geral em filtros gerais desde maio de 2020 (trimestre fevereiro a abril de 2020), considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E o total de ouvintes alcançados também subiu, agora próximo dos 725 mil em 30 dias.

Na sequência, o top 3 de audiência não contou com mudanças significativas. Isso mantém a 98 FM 98.9 (popular/hits) segura na vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa, rádio que também cresceu no alcance, agora acima dos 743 mil em 30 dias (segundo maior valor do rádio na Grande Curitiba). E, na sequência, a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) completa o top 3, rádio que lidera em alcance de ouvintes, com mais de 780 mil em 30 dias.

Mudanças no top 5

Após retornar para o top 5 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na medição passada, a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) deu mais um passo importante no seu reposicionamento entre as maiores audiências da Grande Curitiba. Com o novo avanço a 102.3 FM aparece agora na quarta colocação geral, diminuindo a distância para a Jovem Pan FM. No alcance, a Caiobá FM também cresceu e hoje supera a marca de 578 mil em 30 dias.

Na sequência, a movimentação da audiência aproximou as rádios Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo, que completa o top 5) e Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa). As duas FMs também estão próximas no alcance, com a 93.9 FM superando a marca de 400 mil em 30 dias (um dos valores mais elevados para a estação). E ambas contam com boa vantagem para a sequência do ranking FM de audiência

Mais destaques

Outras duas FMs estão mais próximas no ranking FM de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Clube FM 101.5 (popular/hits) e Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) cravaram médias muito parecidas nos períodos gerais. No caso da 100.3 FM, vale lembrar que a estação detém o quinto maior alcance de Curitiba, acima dos 443 mil em 30 dias.

Entre as emissoras FMs assinantes da pesquisa, duas rádios de formato jornalístico completam o top 10 de audiência na Grande Curitiba. A BandNews FM 96.3 segue em nono geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida pela Jovem Pan News FM 107.1, que apareceu pela quarta vez consecutiva entre os dez maiores volumes de audiência, considerando estações assinantes da pesquisa.

Com avanço em sua média, a Rádio T FM 104.9 (popular/hits) aparece mais próxima do top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio é seguida de perto pela Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes, estação que retornou à pesquisa e, se considerada a média da AM 550, passa a ter o nono maior volume de audiência do meio) e Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop).

Resumo dos destaques/mudanças:

- Massa FM dispara na liderança de audiência
- 98 FM mantém vice-liderança de audiência e alcance
- Jovem Pan FM segue líder em alcance
- Caiobá FM ganha mais uma posição dentro do top 5, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)

Veja também:
Panorama: Massa FM, 98 FM e Jovem Pan FM seguem avançando em Curitiba. Caiobá FM dispara

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista de fim de tarde para a região do bairro Bigorrilho, em Curitiba / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.