Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2023 @ 07:29

Panorama: Massa FM, 98 FM e Jovem Pan FM seguem avançando em Curitiba. Caiobá FM dispara

Curitiba - Mundo Livre FM também acompanha a alta do FM e cresce em audiência

Publicidade

O panorama de audiência e de alcance do rádio curitibano continua positivo. Segundo a última medição realizada pela Kantar IBOPE Media na praça, o FM local apresentou mais uma alta consistente em seus números, começando 2023 com um dos patamares mais elevados dos últimos anos. Várias FMs impulsionaram a alta do rádio curitibano na atual medição. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2022 a janeiro de 2023):

Líderes em alta

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) foi um dos destaques da atual medição de audiência da Grande Curitiba por dois motivos considerados principais: a FM registrou mais uma alta em seu índice geral e manteve, de forma isolada, a liderança de audiência nos principais períodos da pesquisa, condição esta que é carregada pela 97.7 FM desde o primeiro semestre de 2020. Em alcance 30 dias, a Massa FM se aproximou da marca de 700 mil ouvintes, após um avanço considerável neste quesito.

Também é destaque o crescimento da 98 FM 98.9 (popular/hits), tanto em audiência, como em alcance. Isso mantém a rádio na perseguição da Massa FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance, a 98.9 FM também conta com o segundo maior valor do mercado curitibano, próxima da expressiva marca de 740 mil ouvintes em 30 dias.

Outra emissora que segue em alta é a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), estação que com o novo avanço consolidou ainda mais a sua colocação no top 3 de audiência nos principais filtros da pesquisa. E o fato mais significativo para a estação está no alcance obtido pela 103.9 FM, com mais um crescimento nesse quesito. São quase 800 mil ouvintes em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o maior valor do rádio curitibano e é uma marca histórica.

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) foi outro importante destaque na evolução da audiência curitibana na atual medição. Após um avanço consistente em sua média de ouvintes por minuto, a 102.3 FM voltou para o top 5 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e apresentou boa evolução em alcance, agora acima de 560 mil em 30 dias. Em audiência a Caiobá FM encostou na Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo).

Na disputa pelo top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa, a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativo) também avançou e está próxima dos índices obtidos pela Ouro Verde e Caiobá FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance, a 93.9 FM está grudada na marca de 400 mil ouvintes em 30 dias, logo na sequência da Ouro Verde FM.

Mais destaques

Também segue em alta a média de audiência da Clube FM 101.5 (popular/hits), estação que apresentou mais uma variação positiva em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e vai consolidando a sétima colocação geral entre as assinantes da pesquisa. A FM também cresceu em alcance e superou a marca de 330 mil em 30 dias.

A Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) foi outro importante destaque da pesquisa atual, com crescimento consistente em audiência e variação positiva em alcance. No primeiro quesito, a 100.3 FM segue próxima da Clube FM. E no segundo, a Transamérica detém o quinto maior valor do FM curitibano, próxima de 450 mil em 30 dias.

Completam o top 10 de audiência entre as FMs assinantes as rádios BandNews FM 96.3 (jornalismo) e Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes, rádio que passou a ficar consolidada no top 10). As duas estações estão isoladas em suas respectivas colocações, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E as emissoras Rádio T FM 104.9 (popular/hits) e Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) são as FMs mais próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Resumo dos destaques/mudanças:

- Massa FM evolui novamente e segue na liderança geral de audiência
- 98 FM apresenta alta e mantém vice-liderança geral em alcance e audiência
- Jovem Pan FM também cresce e segue na liderança geral de alcance
- Caiobá FM continua crescendo em audiência e retoma posição no top 5

Veja também:
> Panorama: Massa FM, Jovem Pan FM e Caiobá FM crescem em audiência na Grande Curitiba

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Fachada do Museu Oscar Niemeye (MON), em Curitiba. Crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.