Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 29 de Junho de 2015 @ 11:04

Extra: Rádio Vida continua fora do ar na Grande São Paulo após operação realizada pela Anatel

São Paulo – Caso chama a atenção por envolver uma das estações mais sintonizadas do país

Publicidade

A Rádio Vida FM 96.5, emissora que atualmente ocupa a quarta colocação geral de audiência na Grande São Paulo (mercado que conta com cerca de 40 estações em FM), segue fora do ar desde a última quinta-feira (25). A emissora chegou a se manifestar via internet sobre o caso, confirmando que a 96.5 FM teve a sua operação interrompida após uma operação realizada pela Anatel, agência que regulamenta e fiscaliza a radiodifusão nacional. A frequência 96.5 FM, agora sem a transmissão da Vida FM, já conta com outras transmissões possivelmente clandestinas em sua sintonia, segundo relatos de ouvintes residentes na capital paulista.

A emissora está fora do ar na Grande São Paulo desde a manhã da última quinta-feira (25), quando o seu transmissor foi retirado de operação por agentes da Anatel. O sistema irradiante estava localizado na Serra do Itapeti, município de Mogi das Cruzes. O local é de considerável altitude (acima dos 1.100 metros), fato que contribuí com um longo alcance de sinal para as estações que operam a partir desse ponto (a serra também abriga rádios como Transcontinental FM 104.7, Nossa Rádio FM 106.9, entre outras). Com isso a retirada do ar em 96.5 FM foi percebida em toda Grande São Paulo, além de localidades do litoral paulista, Vale do Ribeira, arredores de Jundiaí, Atibaia e Bragança Paulista. A Vida FM também está fora do ar no Vale do Paraíba.

Através de sua página mantida na rede social Facebook a Vida FM confirma a ação da Anatel na última quinta-feira e informa que continua no ar através da internet sem alterações em sua grade de programação. Não há informação se a medida tomada na quinta-feira será revertida pela emissora, ou seja, situação que promoveria o seu retorno ao 96.5 FM na Grande São Paulo. Ontem (28) houve uma manifestação de Carlos Apolinário nesse sentido na página mantida por ele no Facebook, porém a publicação não está mais disponível na rede social. Apolinário é o responsável pela Vida FM.
 


Serra de Itapeti, um dos pontos mais elevados da Grande São Paulo. Local onde está a 96.5 FM e outras FMs.
Clique na imagem para ampliar. Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes

O caso

No final do mês de abril, a Folha de S.Paulo veiculou uma matéria informando que a Justiça Federal havia entrado com pedido de interrupção das transmissões da emissora captada entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba. O caso já havia sido noticiado pelo Tudo Rádio, devido a uma ação do Ministério Público Federal (São Paulo) que acusa a emissora de alugar a sua programação para terceiros (saiba mais). Segundo a Anatel a 96.5 FM é uma concessão originada para São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba.

Em 2014 a Vida FM chegou a ficar fora do ar durante algumas semanas entre fevereiro e março, situação que chegou a fazer com que a rádio oscilasse na corrida por audiência, mas a situação foi revertida logo na sequência, com a FM chegando a quarta colocação geral em filtros importantes das pesquisas de audiência realizadas na Grande São Paulo.

Em breve mais detalhes sobre a situação da Vida FM e do espectro FM de São Paulo.

Sinais em FM da Grande São Paulo – Veja e ouça on-line o que é sintonizado: clique aqui.

Tags: Rádio, Vida FM, programação, internet, São Paulo, Anatel

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.