Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 07 de Julho de 2015 @ 16:07

Plantão exclusivo: Rádio Farroupilha ganha espaço no dial FM e encerra trajetória da Cidade FM

Porto Alegre – Mudança é promovida pelo Grupo RBS e leva a líder de audiência no AM para operar em FM

Publicidade

Atualizado (17h09): O Grupo RBS emitiu um comunicado que confirma a mudança em 92.1 FM, conforme noticiado pelo Tudo Rádio. A Rádio Farroupilha deve passar por mudanças para essa nova fase em FM e AM, mantendo Sergio Zambiasi e Gugu Streit no comando da programação da Farroupilha, além de novas aquisições para o projeto (previstos para setembro). O anuncio foi feito pela Diretora de Rádios do Grupo RBS, Fabiana Marcon. Haverá um período de transição entre a atual grade da Cidade FM e a implementação do novo projeto da Farroupilha para o FM (confirmada para o começo do mês de setembro).

"A Farroupilha mistura talk, música, notícias e é líder no AM na Grande Porto Alegre. É uma das rádios brasileiras em que os ouvintes ficam por mais tempo sintonizados, são mais de quatro horas por dia com a emissora. Por isso, queremos trazê-la para o FM" – destaca Fabiana no comunicado publicado pelo Grupo RBS


Nos próximos dias o rádio da Grande Porto Alegre deve acompanhar uma nova mudança histórica, com a ida de mais uma marca tradicional do AM gaúcho para a faixa FM. A Rádio Farroupilha AM 680, emissora líder geral de audiência na faixa AM da Grande Porto Alegre, terá a sua programação transmitida de forma simultânea na faixa 92.1 FM. A mudança é promovida pelo Grupo RBS, responsável pelos canais que participarão da novidade. O fato encerra a trajetória da popular/eclética Cidade FM 92.1, emissora tradicional na Grande Porto Alegre e que nos últimos anos passou por uma série de mudanças que visavam crescimentos de audiência. Acompanhe:

Alguns locutores com longa trajetória pela Cidade FM já se despediram no ar, com destaque para a saída de Adriano Moraes (com 20 anos de casa e era responsável pela faixa horária entre 10h00 e 14h00). Porém em todas as despedidas não são citadas informações sobre o fim da Cidade FM, apenas um indicativo que “em breve a emissora contará com uma nova proposta”. O Grupo RBS também não se manifesta sobre o assunto, seja através da Cidade FM, dos jornais do grupo (internet e impresso) ou pela Farroupilha AM, cotada como substituta. No momento os locutores Marcelo Santos (Luana Soft) e Zezé Maravilha se revezam na grade local da Cidade FM em Porto Alegre.

Desde ontem (6) os locutores da Cidade FM deixaram a expectativa do encerramento da programação “no ar”, sem conceder detalhes sobre o que poderia acontecer com a emissora. Até o presente momento não havia manifestação de ouvintes sobre o fim da Cidade FM, já que a rádio não sinalizou de forma explícita a situação.

A substituta da Cidade FM

Fundada em 1935, a Farroupilha pertencia à família do governador gaúcho Flores da Cunha, que brigou com Getúlio Vargas indo se exilar no Uruguai. Com dificuldades para manter a emissora, ele vendeu a rádio para os Diários Associados em 1941. A Farroupilha passou a ser operada pelo Grupo RBS na década de 90. É dona da maior parcela de audiência da faixa AM da capital gaúcha e região metropolitana, segundo medições recentes. E agora a Rádio Farroupilha dará mais um passo importante para a sua trajetória: terá a sua programação repetida de forma simultânea na faixa FM através da sintonia da atual Cidade FM 92.1. A expectativa é de que a Rádio Farroupilha auxilie o Grupo RBS a reconquistar a liderança no gênero popular de programação na faixa FM, situação que não é vista no grupo desde 2010, quando a Cidade FM detinha essa posição de destaque na Grande Porto Alegre.

A ida de uma AM tradicional para a faixa FM através da transmissão simultânea entre os dois canais não é algo inédito no Grupo RBS. Em 2008 a popular Metro FM 91.3 (que teve a sua frequência ajustada para 93.7 FM) deixou o dial para a estréia da Rádio Gaúcha AM 600 na faixa FM. A mudança surtiu o efeito planejado pelo Grupo RBS: a Rádio Gaúcha FM 93.7 é vice-líder geral de audiência na Grande Porto Alegre, está próxima da atual líder geral (104 FM 104.1), está no topo do “Alcance Máximo” (importante medição de alcance de ouvintes das emissoras), lidera no jornalismo, entre outras situações de destaque. A expectativa é de que a Farroupilha obtenha a médio prazo uma trajetória positiva como a observada no desempenho da Rádio Gaúcha.

Porém a mudança impõe o encerramento de uma rádio tradicional na Grande Porto Alegre. A Cidade FM 92.1 vai encerrar as suas operações, após ser a marca responsável por manter o Grupo RBS entre as primeiras colocações da audiência FM na capital, antes da ascensão da Rádio Gaúcha. Em 2008 com o fim da Metro FM a Cidade FM adquiriu produtos de destaque da extinta rádio, situação que ampliou os seus números em Porto Alegre. Porém desde 2010 a FM não alcança mais a liderança geral, apesar de manter elevados números de audiência da Grande Porto Alegre. Recentemente a FM viu sua “irmã de grupo” Atlântida FM 94.3 superar os números da Cidade, além da aproximação da Rádio Alegria FM 92.9 de Novo Hamburgo (leia sobre).

A Cidade FM foi inaugurada em 10 de novembro de 1979 e atuou como afiliada da extinta Rede Cidade FM (liderada pela Cidade FM 102.9 do Rio de Janeiro). Nos últimos anos a Cidade FM passou por reformulações (a primeira em 2011 e a segunda em 2013), contando também com duas mudanças em seu logotipo.

AM/FM gaúcho

O rádio gaúcho tem observado com frequência alterações que envolvem as faixas AM e FM. Recentemente o mercado acompanhou a saída da Rádio Pampa AM 970 da frequência 96.7 FM (leia sobre) e o encerramento da Ipanema FM 94.9 para a estréia da Rádio Bandeirantes AM 640 na faixa FM (alteração promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação – saiba mais).

Hoje o rádio da Grande Porto Alegre conta com as seguintes transmissões simultâneas entre as faixas AM e FM:

Rádio Gaúcha FM 93.7 e AM 600
Rádio Guaíba FM 101.3 e AM 720
Rádio Bandeirantes FM 94.9 e AM 640
Rádio Grenal FM 95.9 e AM 1020
Rádio Farroupilha FM 92.1 e AM 680 – em breve, sem data oficial informada (prevista para setembro).


O Grupo RBS, responsável pelas marcas Rádio Farroupilha e Rádio Gaúcha, segue com outras duas estações que estão restritas à faixa AM de Porto Alegre. São elas: CBN AM 1340 e Rádio Rural AM 1120.

Colaboração de Carlos Massaro

Sinal da 92.1 FM – Ouça on-line e veja o alcance de sinal da atual Cidade FM na Grande Porto Alegre e arredores. Escolha: Grande Porto Alegre, Litoral Gaúcho e/ou Serra Gaúcha.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Farroupilha, Cidade FM, Porto Alegre, Grupo RBS, trajetória

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.