Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2016 @ 07:50

Tome nota: Migração AM-FM deverá ser a principal pauta do meio após o carnaval

São Paulo – Setor está atento e mobilizado em relação ao tema. Primeiro passo acontecerá em São Paulo

Publicidade
O tema “Migração AM-FM” deverá crescer em destaque no noticiário especializado no meio rádio a pós o carnaval. A expectativa gira em torno da movimentação prevista para o setor conforme os primeiros passos do processo se aproximam. A partir do dia 25 de fevereiro os radiodifusores migrantes deverão receber os boletos referentes ao pagamento da outorga em FM, porém o primeiro passo está marcado para São Paulo: está confirmada a realização de um evento importante que pretende preparar os radiodifusores para o processo de migração AM-FM, programação realizada pela AESP e que terá a cobertura do Tudo Rádio. O portal também já destacou a movimentação da indústria para o processo.
 
No sábado passado (30) o Tudo Rádio noticiou a confirmação do evento que deverá preparar os radiodifusores para os detalhes que cercam o processo da migração AM-FM. O comitê técnico da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) confirmou que o evento será realizado no próximo dia 17 na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp - que também apoia o evento), na capital paulista, com início previsto para as 14h00. A programação é o primeiro passo do processo, onde será possível tirar eventuais dúvidas sobre a migração e destacar os pontos que necessitam de atenção por parte dos migrantes. O Tudo Rádio vai cobrir o evento.
 
E a pauta “migração” seguirá em destaque após a cobertura do evento na Fiesp. Conforme já noticiado pelo Tudo Rádio, a partir do dia 25 de fevereiro será iniciado o processo de migração para as rádios que solicitaram a ida para o espectro FM. As emissoras terão 90 dias para realizar o pagamento da outorga FM.  Após este período, que deverá ser encerrado em maio, grande parte das estações migrantes iniciarão o processo técnico de ida para o FM, isso para as emissoras e localidades que estão com espaços no dial convencional (88.1 a 107.9 FM) confirmados através das consultas públicas realizadas pela Anatel. As migrantes que irão para o FM estendido (76 a 87 MHz) acompanham de perto o cronograma relacionado ao desligamento da TV analógica, também divulgado recentemente.
 
A industria também está movimentada em relação à migração AM-FM. No início de janeiro o Tudo Rádio divulgou uma reportagem que mostra como o setor está mobilizado para atender os pedidos de equipamentos para as montagens das novas FMs (originadas da faixa AM), como transmissores, mesas, processadores de áudio, sistema RDS, antenas, entre outros itens fundamentais para as futuras estações. Também foi destaque a afirmação do ministro André Figueiredo (Ministério das Comunicações), onde informou a presença de receptores de FM estendido nos carros a partir de 2017
 
Simulcast AM-FM
 
As rádios que optarem pela migração terão um prazo de apenas 60 dias para liberar completamente o canal no AM, isso para as migrantes que foram contempladas com um canal no FM “tradicional” (88.1 FM a 107.9 FM(. Durante esse período – de dois meses – as emissoras poderão operar simultaneamente nas duas frequências. Já para as migrantes em FM estendido, a expectativa é de que o “simulcast” seja de 5 anos, para que a audiência se adapte a uma faixa de sintonia ainda desconhecida do grande público.
 
Tem alguma dúvida sobre FM estendido? Consultas públicas de canais? O que é o processo de migração? Clique aqui. 
Tags: Rádio, migração AM, AESP, comitê, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.