Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2016 @ 14:59

Torre do Aeroporto de Congonhas (SP) fica “muda” após interferência de uma rádio pirata

São Paulo – Fato foi relatado pelo jornal Metro e pela Folhapress. Torre ficou sem comunicação na última sexta-feira (5)

Publicidade
A pirataria no rádio de São Paulo continua em pauta em alguns dos principais veículos de notícias do país. Além da reportagem publicada hoje (11) pelo Tudo Rádio com a denúncia da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 sobre “empresas que financiam rádios piratas e aliciam estrangeiros”, está em pauta a interferência causada por uma emissora clandestina que deixou “muda” a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, um dos principais do país. O fato aconteceu na última sexta-feira (5), pré-carnaval. Segundo informações do jornal Metro, a torre ficou sem comunicação por cerca de 15 minutos.
 
Geralmente são relatadas interferências na comunicação entre aeronaves e a torre de controle do Aeroporto de Cumbica, localizado próximo à áreas com grande concentração de FMs clandestinas (como a famosa Mata Fria, localizada na Serra da Cantareira, em Mairiporã). Porém as áreas mais centrais de São Paulo também contam com um espectro FM “sujo” pela interferência de muitas estações piratas. E uma delas, com cerca de 1kw de potência (alcance de mais de 50km), interrompeu os serviços da torre do Aeroporto de Congonhas na última sexta-feira (5).
 
Segundo o jornal Metro, foram 15 minutos quase sem nenhum contato entre a torre e as aeronaves, até que as torres de controle e os aviões conseguissem alterar o canal de comunicação e escapar da interferência provocada pela rádio pirata. Congonhas está localizado no distrito de Campo Belo, zona sul paulistana, distante cerca de 8km do centro da capital. A área no entorno do aeroporto é densamente povoada e Congonhas é atualmente o terceiro maior terminal em movimento no Brasil.
 
Ainda segundo o Metro e a Rádio Bandeirantes, há uma semana, a Anatel anunciou uma força tarefa, juntamente com o Ministério Público e a Polícia Federal e prometeu tirar do ar as rádios piratas e responsabilizar quem explora essas emissoras clandestinas.   
 
Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de FMs regulares captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Tags: Rádio, clandestina, aeroporto, fechamento, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.