Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 14 de Outubro de 2014 @ 10:56

Curiosidade: Incêndio em mata “limpa” parte do dial FM da Grande São Paulo

São Paulo – Transmissões originadas da “Mata Fria” são interrompidas nessa terça-feira (14)

Publicidade
O tempo seco e quente no Centro-Sul do Brasil continua e essa condição tem favorecido o surgimento de focos de incêndio em matas, com destaque para os últimos acontecimentos desse gênero em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A famosa Serra da Cantareira registrou pontos de incêndio desde a noite da última segunda-feira (13), um dos dias mais quentes já registrados em São Paulo. Essa situação forçou a interrupção das transmissões em FM supostamente clandestinas e que são originadas da “Mata Fria”, fato que acabou “limpando” parte do dial da capital paulista e região metropolitana. Bombeiros trabalham para diminuir os pontos de incêndio.
 
A “Mata Fria” é famosa no jornalismo especializado na área de radiodifusão, com destaque para as matérias veiculadas pelo Tudo Rádio sobre transmissões clandestinas em FM. A região é um ponto da Serra da Cantareira presente no município de Mairiporã (Grande São Paulo), local de considerável altitude (geralmente acima dos 1100 metros). Por causa dessa característica ela acaba sediando várias transmissões em FM que são supostamente clandestinas (não constam nos planos de distribuições de canais publicados pelos sistemas da Anatel – agência que fiscaliza a radiodifusão nacional). Estima-se que boa parte das transmissões clandestinas que geram interferências em FM legalizadas e outros serviços de radiofrequência na Grande São Paulo partem desse ponto de Mairiporã.
 
Com o incêndio registrado na noite de ontem (13) essas transmissões foram desligadas, causando um efeito semelhante de quando a Anatel realiza operações contra a pirataria em FM no local, ou seja, o sinal das FMs legalizadas de São Paulo melhoram consideravelmente, diminuindo as sombras dessas estações em toda capital (com destaque para as zonas Norte e Leste – esta última a mais populosa de São Paulo). A situação também influencia o dial FM das cidades da região metropolitana da capital paulista, com destaque para a Guarulhos (cidade vizinha à Mairiporã e sede do Aeroporto de Cumbica – o principal do país). 
 
Recentemente o tempo seco também ocasionou incêndios que ameaçaram transmissões de rádio em Minas Gerais. Esse caso foi destaque no Tudo Rádio e o fato ameaçou as operações de FMs e TVs legalizadas de Belo Horizonte (clique aqui e saiba mais).
 
Segundo informações do portal G1 e de colaboradores do Tudo Rádio a Serra da Cantareira ainda registra focos de incêndio, porém a situação está em menor proporção daquela registrada na noite de ontem e no início dessa terça-feira.
 
Grande São Paulo – Ouça on-line e veja a lista de FMs legais captadas em toda Grande São Paulo: clique aqui.
 
Tags: Rádio, clandestinas, Mata Fria, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.