Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 29 de Julho de 2016 @ 15:07

Curiosidade: Grades das rádios terão “alívio” antes das eleições municipais

Brasília - Flexibilização do horário da Voz do Brasil poderá atrair mais ouvintes em agosto e segurar parte da audiência em setembro (durante o período eleitoral)

Publicidade
O rádio brasileiro viverá duas situações bem distintas neste segundo semestre de 2016. A primeira delas será um “alívio” em suas grades de programação, com a possibilidade de flexibilizar o horário de transmissão da Voz do Brasil. Na sequência, vem o “aperto”: início do período eleitoral, com a presença dos horários políticos obrigatórios, somado às inserções dos candidatos/partidos nos intervalos comerciais e possibilidade de segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Esses dois fatos podem criar “curvas” significativas no universo de ouvintes das emissoras brasileiras. Acompanhe:
 
Com a flexibilização da Voz do Brasil durante o período olímpico, as emissoras de rádio poderão optar por transmitir o programa obrigatório em outra faixa horária, entre 19h00 e 22h00 (com encerramento máximo da transmissão para as 22h59). Trata-se de uma medida provisória que permite essa alteração no horário, processo que afetará todas as emissoras brasileiras (inclusive aquelas que não irão acompanhar os jogos olímpicos). Isso dará a possibilidade das FMs e AMs testarem novamente a “flexibilização da Voz do Brasil”, com a possibilidade de usar as faixas das 19h00 e 20h00 para programações próprias (horários que podem contar com mais audiência). Em 2014, durante a Copa do Mundo de Futebol, foi última vez que a “flexibilização da Voz do Brasil” foi adotada no país.
 
A flexibilização no horário de transmissão da Voz do Brasil poderá ser feita por qualquer emissora entre os dias 5 de agosto e 18 de setembro (cobrindo também o período dos Jogos Paralímpicos Rio 2016). Porém, na sequência, o rádio conviverá com o período eleitoral, passando a ter uma série de obrigações em suas grades, tais como: dois horários obrigatórios de 10 minutos cada, de segunda à sábado, inserções de candidatos/partidos nos breaks comerciais de segunda à domingo, além de outras regras. O período eleitoral tende a derrubar o universo de ouvintes nos principais mercados do país, pois as programações das rádios costumam a ficar “carregadas” entre os conteúdos veiculados, além das interrupções para a propaganda eleitoral. Pior para as estações originadas em locais que poderão contar com segundo turno, que poderão ter mais um mês com os horários políticos em suas respectivas grades.
 
A boa notícia é que parte do período de flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil vai coincidir com grande parte do primeiro turno das eleições municipais.
 
Tome nota:
 
Flexibilização no horário de transmissão da Voz do Brasil
Quando? De 5 de agosto até 18 de setembro
Faixas horárias para a transmissão: 19h00, 20h00, 21h00 ou 22h00.
 
Horário eleitoral
Quando: 1º turno: 26 de agosto a 29 de setembro - 2º turno: 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno (em geral, será dia 05/10 e vai até o dia 29/10).
Duração: 20 minutos diários (dois horários de 10 minutos cada) - Um as 07h00 e o outro às 12h - de segunda à sábado
Inserções/propagandas: 70 minutos diários -  tempo será dividido ao longo da programação, de segunda-feira a domingo, das 05h00 às 23h59, e serão utilizados 60% pelos candidatos a Prefeito e 40% pelos candidatos a Vereador. Inserções de 30 ou 60 segundos.
 
Orientações
 
As principais entidades do setor de radiodifusão estão oferecendo palestras e materiais gratuitos para orientar os radiodifusores sobre os detalhes do período eleitoral que, em 2016, está cheio de novidades. O Tudo Rádio também tem acompanhado diariamente os principais pontos de atenção que o meio rádio deverá estar atento.
 
Tags: Rádio, migração, horário político, programação, Brasília

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.