Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 27 de Setembro de 2016 @ 07:43

Especial: Crescimento do FM em celulares não é algo exclusivo do Samsung Galaxy S7

São Paulo - Levantamento internacional mostra o avanço no número de smartphones que estão ativando os seus chips de recepção FM

Publicidade
No início de setembro o tudoradio.com publicou uma matéria sobre o retorno da recepção de rádios FMs em smartphones da linha Galaxy, através de dois modelos mais recentes da Samsung (S7 e S7 Edge). A notícia é positiva para o meio e significa uma mudança de postura da Samsung em relação ao rádio FM, já que a empresa retirou a recepção FM a partir do modelo S5. E o movimento não é exclusivo da empresa coreana: um levantamento internacional aponta um crescimento no número de smartphones que passaram a oferecer a recepção de rádio FM em seus modelos, através da presença de um chip de FM ativo nos aparelhos.
 
 
O levantamento é da North American Broadcasters Association e foi realizado no primeiro trimestre deste ano. Segundo o estudo, 35% dos smartphones mais vendidos nos Estados Unidos contam com o chip de FM ativo, contra 30,8% de aparelhos com chip FM ativo no trimestre anterior. O levantamento também indica que existem 55,2% aparelhos com chip FM, porém inativos. Essa parcela é influenciada pelo iPhone, que representa 96,7% desses casos nos Estados Unidos. E 9,7% de todos os smartphones disponíveis do mercado norte-americano não contam com chip FM.
 
O estudo conclui que o progresso vem ocorrendo nos aparelhos que contam com o sistema operacional Android, onde a parcela de smartphones com chip FM inativo caiu de 15,8% no trimestre anterior para atuais 3,3%. O levantamento também mostra uma maior presença de aparelhos com chip FM ativo no México, vizinho aos Estados Unidos. No país latino a parcela é de 63% de aparelhos com recepção de FM ativa entre os aparelhos mais vendidos. Porém, esse cenário é explicado pela baixa participação do iPhone no mercado mexicano (de 1,9%). No Brasil a participação do iPhone é ligeiramente maior do que no México, mas bem inferior ao panorama no mercado dos Estados Unidos.
 
Há um movimento do setor de comunicação nos Estados Unidos para que os modelos que ainda não ativaram o chip FM, mas que possuem a tecnologia, repensem as suas estratégias. Em 2015 houve uma sinalização da Apple (responsável pelo iPhone) que poderá ativar a recepção de FM, mas a informação não conta com qualquer previsão para que isso ocorra. A expectativa do mercado é animadora, já que o principal concorrente do iPhone (o Galaxy S7) voltou a contar com FM, conforme relatado pelo tudoradio.com.
 
O avanço de smartphones com chips de FM ativos também anima a radiodifusão brasileira, com destaque para as migrantes AM-FM que irão operar no “FMe” (frequência estendida). Conforme já destacado pelo tudoradio.com e também por profissionais da área, os smartphones já estão aptos para a sintonia da “banda estendida” de FM, que irá de 76 a 88 MHz. A maior oferta de celulares com FM também é somada à crescente presença do “eFM” nos carros nacionais.
 
Com informações da ZYD Digital
 
“Rádio FM e AM” no iPhone


Clique aqui para fazer o download do aplicativo

Em agosto o tudoradio.com lançou a primeira versão de seu aplicativo, inicialmente disponível para dispositivos do sistema iOS (iPhone e iPad). A ferramenta é uma alternativa para quem possui o aparelho da Apple, que não conta com recepção de FM local. O aplicativo do tudoradio.com simula a sintonia de emissoras em FM e AM, através de streaming, com organização semelhante ao que é sintonizado no rádio (por frequências, obedecendo as informações de cobertura das rádios com base no Dials tudoradio.com). Com isso é possível “sintonizar” FMs locais, além de navegar por dials de outras cidades brasileiras.

A aplicação também conta com os demais conteúdos do portal (notícias, colunas, entrevistas, entre outros) e, em breve, estará disponível para aparelhos com sistema operacional Android.
 
 
Dials em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas nos principais centros brasileiros: clique aqui.
Tags: Rádio, aplicativo, smartphone, tecnologia

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.