Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2024 @ 06:58

Panorama: São Paulo mantém expressiva marca de 19 FMs com mais de 1 milhão de ouvintes únicos em cada estação

São Paulo - Oito FMs seguem acima de 2 milhões de ouvintes únicos em cada emissora; marcas são históricas

Publicidade

Quando o assunto é a quantidade de ouvintes concentrados por cada estação de rádio FM da Grande São Paulo, os números registrados continuam impressionando e podem ser facilmente considerados como marcas históricas. Afinal, a quantidade de estações com números elevados de ouvintes chama a atenção, seguindo uma tendência de crescimento populacional e mantendo ativo o interesse do público no conteúdo de rádio. São 19 estações em FM que concentram mais de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias na Grande São Paulo e 8 acima de 2 milhões. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre outubro a dezembro de 2023 / Kantar IBOPE Media):

Antes de entrar no desempenho por emissoras, é importante destacar algo que o tudoradio.com vem colocando como contexto da situação a cada atualização sobre esses dados de alcance e total de ouvintes únicos: nos últimos dois anos, o FM paulistano passou a concentrar mais rádios com marcas acima de 2 milhões em alcance e total de ouvintes únicos em 30 dias, assim como no corte que supera 1 milhão. Até 2021, era comum ter de três a cinco FMs acima da marca de 2 milhões no primeiro quesito.

No caso das estações com mais de 1 milhão de ouvintes, o valor chegava ao máximo de 17 emissoras nessa condição nos últimos anos, mas a maioria delas apresentava números inferiores aos atuais. Cerca de 10 anos atrás, era comum ter três FMs acima de 2 milhões em alcance e aproximadamente 12 estações acima de 1 milhão.

Os valores alcançados por essas 19 FMs de São Paulo evidenciam o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.

As 19 FMs…

O maior total de ouvintes únicos de São Paulo está com a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que se aproxima da marca de 3 milhões de ouvintes únicos em 30 dias. Ela é seguida de perto pela Band FM 96.1 (popular/hits), atual líder geral de audiência, que está em alta no total de ouvintes, acima de 2,82 milhões. E a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) retoma posição no top 3 nesse quesito.

O complemento do grupo acima de 2 milhões conta com rádios que cravaram números muito próximos, logo na sequência do top 3. Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) completam o top 5 nesse quesito. Já a Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântico), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (jovem/adulto-rock-alternativa) concluem o seleto grupo acima de 2 milhões.

Emissoras como Rádio Disney FM 91.3 (popular/hits), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) também estão em patamares elevados no total de ouvintes únicos e ameaçam ampliar o “grupo dos 2 milhões” em pesquisas futuras, a depender se elas continuarem aglutinando novos ouvintes em seus respectivos alcances.

O Grupo das 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos:
Jovem Pan FM 100.9 - jovem/adulto-jornalismo/esportes - 2.96 M
Band FM 96.1 - popular/hits - 2.82 M
Alpha FM 101.7 - adulto-contemporâneo - 2.30 M
Gazeta FM 88.1 - popular/hits - 2.25 M
Metropolitana FM 98.5 - jovem/hits - 2.19 M
Nativa FM 95.3 - popular/sertaneja-romântica - 2.12 M
Rádio Mix FM 106.3 - jovem/adulto-pop - 2.08 M
89 FM A Rádio Rock FM 89.1 - jovem/adulto-rock/alternativa - 2.07 M
Rádio Disney FM 91.3 - popular/hits - 1.91 M
Transcontinental FM 104.7 - popular/hits - 1.85 M
Antena 1 FM 94.7 - adulto-contemporâneo - 1.84 M
Rádio 105 FM 105.1 - popular/esportes - 1.51 M
Transamérica FM 100.1 - jovem/adulto-esportes - 1.34 M
Energia 97 FM 97.7 - jovem/adulto-esportes - 1.30 M
BandNews FM 96.9 - jornalismo/esportes - 1.29 M
Kiss FM 92.5 - adulto/rock - 1.26 M
Rádio Bandeirantes FM 90.9 - jornalismo/esportes - 1.19 M
Novabrasil FM 89.7 - adulto/nacional - 1.18 M
CBN FM 90.5 - jornalismo/esportes - 1.01 M

Veja também:
> Rádio amplia novamente alcance; São Paulo tem 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes diferentes
> Panorama: Alpha FM avança e Antena 1 acirra briga pelo top 5; Band FM segue líder isolada em São Paulo

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista da Avenida Paulista, na altura do Parque Trianon / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, alcance, São Paulo, média, universo, ouvintes

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.