Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 @ 07:03
São Paulo - Rede está em alta de audiência e obtém destaques em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Vitória e Porto Alegre. Também há novidade em sua rede
A Rede Antena 1, principal marca nacional no formato adulto-contemporâneo no país, realizou mais um balanço de seu desempenho de audiência com base nas atualizações recentes realizadas pela Kantar IBOPE Media. Conforme já destacado pelo tudoradio.com, a Antena 1 alcançou o top 5 de audiência na Grande São Paulo, indo para o quarto lugar geral, assim como um avanço mais significativo em Brasília, a disputa pelas primeiras colocações em Campinas, além de desempenhos positivos em Belo Horizonte, Vitória e Porto Alegre. A Antena 1 também amplia seu processo de expansão de rede, com a chegada de Keila Lameu em sua equipe. Acompanhe:
Em São Paulo, a Antena 1 FM 94.7 manteve o movimento de alta no ranking FM visto em medições passadas e, na pesquisa atual, a 94.7 FM apresentou um crescimento significativo, avançando duas posições no ranking e alcançando a 4ª colocação nos principais períodos da pesquisa. A emissora registrou um aumento de 7% em sua audiência, somando 108.185 ouvintes por minuto. O avanço considera a comparação percentual entre as duas pesquisas, já que houve um ajuste das estimativas populacionais nas praças com pesquisa de rádio.
No segmento AS A 25+, a Antena 1 ascendeu uma posição, atingindo o 2º lugar com 17.283 ouvintes por minuto, refletindo um acréscimo de audiência no público adulto qualificado, enquanto outros concorrentes experimentaram um declínio, de acordo com a pesquisa e a análise feita pela estação.
Nas categorias AS AB 25-59 e AS AB 30+, a estação de rádio não só melhorou sua posição como também se destacou ao reter seu público, mesmo frente a reduções gerais no meio FM com a revisão nas estimativas populacionais.
Já em Campinas, a liderança da Antena 1 FM 107.5 se manteve no ranking "MM AB 25+", e, no geral, segue entre os três maiores volumes de audiência na praça, presente de forma fixa no top 3 de audiência, próxima das outras duas concorrentes. Em Belo Horizonte, a Antena 1 FM 105.1 conseguiu crescer e subir posições em diversos segmentos, destacando-se no MM A 25+ com um importante aumento de 15% na audiência feminina qualificada.
A capital federal viu a Antena 1 FM 93.7 subir uma posição, chegando ao 3º lugar com um crescimento de 7% em sua audiência. Além disso, no ranking "AS A 25+", o meio FM cresceu 18% de audiência no target, e a Antena 1 tornou-se a nova líder de audiência nesse recorte.
Ainda em Brasília, no ranking "AS AB 25+" a Antena 1 segue em 3º lugar geral, crescendo 8% de audiência no target, enquanto o geral apresentou retração nesse filtro. E no ranking "AS AB 25-49", a Antena 1 também segue na 3ª posição, mostrando um aumento de 9% de audiência no target, na contramão do segmento.
Em Porto Alegre, a Antena 1 FM 89.3 superou duas concorrentes em filtros gerais, alcançando um crescimento de 8% e solidificando sua posição no mercado, enquanto o mercado geral também apresentou retração. A emissora ainda está em 3º geral no "AS A 25+" e também no "MM AB 35+", com alta consistente de audiência no primeiro recorte.
Vitória também testemunhou a ascensão da Antena 1 FM 106.9, que subiu posições em várias categorias, conquistando a liderança no segmento HH AB 25+ e avançando no MM AB 25+, demonstrando seu apelo entre o público feminino adulto qualificado. No ranking "AS AB 25+", a Antena 1 subiu uma posição e chegou ao 2º lugar.
Os dados são relativos ao trimestre novembro/2023 a janeiro/2024, da Kantar IBOPE Media. E os recortes são referentes ao filtro de segunda à sexta, FM+WEB, 07-19h.
Expansão de rede e novidade da gestão
Na semana passada, dia 12, a Rede Antena 1 também passou por um processo de expansão de sua rede nacional. A marca inaugurou sua terceira emissora em território capixaba, com o início oficial da operação da Antena 1 FM 90.9 de Colatina, em parceria com a Rede SIM. A Antena 1 também conta com a já citada afiliada em Vitória e a Antena 1 FM 102.1 de Cachoeiro de Itapemirim, esta última inaugurada no final de 2023.
Outra novidade envolvendo a rede da Antena 1 é a chegada da profissional Keila Lameu, que passa a atuar na prospecção de novas emissoras parceiras para a marca e coordenará a área de suporte ao franqueado. Com experiência de mais de 25 anos pela Rede Transamérica, Keila chega para impulsionar o processo de expansão da Antena 1, atendendo diretamente pelo contato [email protected].
Revisão das estimativas
A Antena 1 já vinha de altas consecutivas e resultados importantes em recortes relevantes para o seu perfil de projeto e foi mantida após as revisões das estimativas populacionais. Conforme destacado anteriormente pelo tudoradio.com, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico).
No geral, a variação negativa nos índices de rádio ocorre pelo fato de a base anterior contar com um número estimado maior de população para as praças. Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.
Arte divulgada pela Antena 1 que destaca o desempenho da rádio em São Paulo / crédito: Antena 1