Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 12 de Abril de 2024 @ 07:03

Panorama: Liberdade FM e BH FM estão mais próximas; Rádio Itatiaia lidera e 98 FM crava forte alta em Belo Horizonte

Belo Horizonte - Jovem Pan FM e a Rádio 107 FM apresentam avanços de audiência; Rádio Mix FM segue renovando sua melhor marca

Publicidade

O mercado de rádio de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização da pesquisa geral de audiência realizada regularmente pela Kantar Ibope Media, que mostra o consumo do meio na capital mineira e em sua região metropolitana. De modo geral, o FM apresentou números próximos de uma estabilidade, com uma leve oscilação negativa nas médias gerais. Várias FMs se destacaram nesse cenário. Acompanhe os destaques da primeira pesquisa que mostra um período completo de 2024 (trimestre janeiro a março de 2024, 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais):

Concorrentes mais próximas

Belo Horizonte observou uma forte aproximação no ranking FM de audiência entre as concorrentes Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) e BH FM 102.1 (popular/hits), cenário que parecia mais consolidado até a pesquisa anterior. A favor da Liberdade FM está o fato de que, pela quarta medição consecutiva, aparece como vice-líder geral de audiência na Grande Belo Horizonte, considerando períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A BHFM avançou em audiência, ficando posicionada novamente na disputa pela vice-liderança geral.

A Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) continua isolada na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Após uma ameaça de concorrência pela primeira posição geral em filtros gerais, a movimentação do mercado local deixou a Itatiaia mais confortável no topo do ranking FM, além de reassumir a liderança geral em filtros de segunda à sexta-feira, como o 06h-19h (FM+WEB).

Na sequência, o top 5 de audiência é completado pela Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) e pela Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop). A primeira manteve uma marca muito próxima do resultado observado na pesquisa anterior, permanecendo em quarto lugar geral no ranking FM de audiência. A Jovem Pan FM, por sua vez, apresentou mais uma alta de audiência e vai diminuindo a distância que a separa da Alvorada FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

O ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com duas movimentações significativas de ganho de audiência em comparação com a pesquisa anterior. A Rádio 107 FM 107.5 (religiosa/católica) apresentou uma forte alta em seu índice, de 11,57%, suficiente para defender sua sexta colocação geral. Isso ocorreu devido ao crescimento observado pela 98 FM 98.3 (jovem/adulto-esportes), que cravou uma variação positiva de 19,01% na comparação com a pesquisa anterior, sendo esta a maior variação percentual e absoluta de Belo Horizonte.

Em seguida, o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com as emissoras Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo), CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) e Light FM 103.9 (adulto-contemporâneo), completando o top 10 entre as emissoras assinantes da pesquisa. Cada uma delas está relativamente isolada em sua respectiva colocação no ranking FM.

A Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-pop) é a emissora mais próxima do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando relativamente isolada nessa condição, além de não estar posicionada próxima da Light FM em filtros gerais. A CBN FM 106.1 (jornalismo/esportes) aparece na sequência no ranking FM.

Emissoras como BandNews FM 89.5 (jornalismo/esportes) e Rádio Mix FM 90.3 (jovem/adulto-pop) se destacaram ao ganharem posições no ranking FM, com destaque para a segunda, que cravou a terceira maior alta percentual da pesquisa de audiência. As duas são acompanhadas pela Rádio América FM 107.1 (religiosa/católica) e pela Inconfidência FM 100.9 (adulto/educativa-mpb), considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Avanços de posição no top 15:
BandNews FM: Subiu de 14º para 13º lugar (avançou 1 posição).
Rádio Mix FM: Subiu de 16º para 14º lugar (avançou 2 posições).
Tendências de aumento na audiência no top 15:
BHFM: Aumento de 3,17% na audiência.
Jovem Pan FM:: Aumento de 2,11% na audiência.
Rádio 107 FM: Aumento de 11,57% na audiência.
98 FM: Aumento de 19,01% na audiência.
BandNews FM: Aumento de 5,16% na audiência.
Rádio Mix FM: Aumento de 10,60% na audiência.
Rádio América: Aumento de 0,08% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre dezembro/2023 a fevereiro/2024 vs. janeiro a março/2024.

Panorama anterior:
> Panorama: Liberdade FM avança e diminui distância para a líder Rádio Itatiaia; Jovem Pan FM e Light FM também crescem em Belo Horizonte

Revisão das estimativas populacionais

Vale recordar que, em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico). Belo Horizonte foi uma das praças cuja estimativa populacional foi reduzida, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio.

Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


Vista panorâmica de Belo Horizonte / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.