Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

A sua rádio preferida tem o mesmo cuidado com o áudio online (streaming) como tem com o offline (FM)?

Enquete

Segunda-Feira, 23 de Julho de 2012 @

Dica! Tenha um rádio em mãos

Mantendo a praticidade do querido rádio eu quero passar algumas dicas de aparelhos que sejam fácil de levar pra lá e pra cá, participando assim do seu dia-a-dia. 

Publicidade

Uma das vantagens do nosso querido rádio é a praticidade de essa mídia oferece aos seus “consumidores” (ouvintes). Em tempos de internet na palma da mão como ficou o nosso “velho” e bom rádio? Segue fácil. Vou aproveitar a minha primeira coluna no novo Tudo Rádio para passar algumas dicas amadoras sobre recepção de rádio FM e AM. Amadoras? Sim, pois não sou técnico e nem tenho essa pretensão, apenas vou compartilhar algumas experiências de escutas que eu tive. Ah, são dicas para acompanhar rádio via “antena”, ok? O rádio via internet e os sensacionais novos player do Tudo Rádio eu deixo para a próxima edição dessa coluna. Vamos lá.

Intenção dessa coluna: ter um rádio na mão, ou no bolso, ou ainda na mala....

Mantendo a praticidade do querido rádio eu quero passar algumas dicas de aparelhos que sejam fácil de levar pra lá e pra cá, participando assim do seu dia-a-dia. A idéia é que você tenha acesso ao que é transmitido em FM e AM independente de onde esteja ou da ocasião. Sabemos que o aparelho que tem conquistado essa condição de “segunda pele” das pessoas é o celular. Então é o celular o melhor caminho para ouvir rádios.
 
Novamente eu destaco a seguinte informação: tratarei de dica para ouvir rádios via antena e não via “streaming” no celular. Os aparelhos (com destaque para os “smartphones”) viraram grandes aliados do nosso meio ao disponibilizarem captação de rádio FM através de seus sistemas operacionais. O Android é o atual melhor amigo do rádio FM, já que dispõe de um receptor de grande qualidade na captação de rádios locais, dispondo também de um sistema de RDS (aqueles textos que as rádios mandam para o visor dos nossos rádios) bem completo (em aparelhos Motorola com Android é possivel baixar gratuitamente um aplicativo de recepção de FMs no Google Play. No Samsumg com Android o FM vem de fábrica). 
 
Dificilmente você sairá por ai ouvindo rádios de outras regiões do país, já que boa parte desses aparelhos possuem apenas sintonia das estações locais. Porém com um Samsung Galaxy Y (que possui Android e é um dos aparelhos mais baratos da linha, com preço em torno de R$350,00) nós conseguimos sintonizar aqui no escritório do Tudo Rádio (bairro Alto da Glória, região central de Curitiba) rádios FMs da Lapa, Paranaguá e Castro. O FM do Galaxy Y possui RDS e boa captação de estações, porém peca na questão qualidade de áudio. Já o Samsung Galaxy 5 é melhor nesse quesito (outro aparelho “mais em conta” da linha Galaxy) ao possuir um áudio melhor, mas a captação de sinal é inferior (também tem RDS).
 
O legal desses aparelhos Galaxy é que a captação FM é bem “livre” de interferências, ou seja, daquela “sujeirada” toda que ocorre no dial FM quando você está próximo a estações potentes (ou de rádios piratas). Com ele é possível ouvir todas as FMs de São Paulo sem grandes dificuldades em plena Avenida Paulista (conhecida pela grande interferência devido a presença da maioria das torres de rádio da capital paulista). Essa situação também é observada no FM do iPod Nano, cuja captação é um pouco inferior, mas tem um belo áudio e um sistema RDS “top”. Para quem gosta de curtir o processamento de áudio das FMs o iPod com FM é uma bela opção.
 

iPhone com FM? E o rádio AM?

 
Galaxy, Android... e o bendito iPhone? É caro, mas muitos ouvintes e também profissionais de rádio possuem esse aparelho que não dispõe de sintonia de rádio. A Apple ainda não “transferiu” o belo receptor de rádio FM existente em alguns iPod para o iPhone, quem sabe na próxima atualização o iOS (sistema operacional do iPhone) ele apareça, mas ainda é apenas especulação. Porém temos uma saída! Rádio via internet? Não! Rádio via antena mesmo.  A Griffin (que desenvolve vários acessórios aos aparelhos Apple) criou o iFM. Trata-se de um aplicativo que sintoniza rádios em FM. Porém você precisa do acessório externo para conseguir captar as rádios. Esse assessório é acoplado ao seu fone de ouvido e o iPhone (ou iPod Touch e iPad) passa a ter recepção de rádio. O iFM da Griffin é encontrado em sites de comercio eletrônico como o eBay. A sintonia não é lá essas coisas (restrita a FMs locais), mas a qualidade de áudio é considerável e também dispõe de RDS (virou comum, hein?).
 
E o AM? Eu acredito que os celulares de hoje salvaram e fortaleceram o FM, mas cavaram a sepultura do AM. Até hoje conheço apenas uma linha da Sony Ericsson que tem recepção de rádio AM, porém não me recordo qual o nome (vi isso em 2008). Minha dica é o Degen 1106, rádio de mão que pega tanto AM, como também FMs (com RDS), Ondas Curtas, etc. O nosso amigo Luiz Fernando obteve um e ele é do tamanho de uma mão, ou seja, dá pra levar ele pra qualquer canto. 
 

No carro

Caso você tenha um automóvel, a dica é escolher bem o aparelho em relação a recepção. Tem muito rádio que possui apenas recepção de FMs locais (mesmo se o seu veículo possui antena externa) com atenuação de volume (quando fica chiado, ai fica difícil fazer escutas). Os rádios “embutidos” (aqueles que vem de fábrica) da Volkswagem estão entre os melhores para ouvir rádios de longe, dispondo de RDS e pouca interferência. É possível ouvir a Jovem Pan FM 89.9 de Campinas em São Paulo mesmo com a presença de rádios como Nova Brasil FM 89.7 e Gospel FM 90.1 (vizinhas de dial). Outros rádios “de fábrica” também possuem essa “seletividade”. Também está mais fácil achar receptores automotivos com RDS (possível encontrar na faixa de preço de R$300,00) e com boa seletividade de canais (caso de algumas aparelhos automotivos da LG que vem com RDS).
 
Em todos os casos você terá que investir algum valor para obter esses rádios e as condições de escutas da sua cidade/região podem variar. Mas é claro que a captação de rádio via FM ou AM segue “de graça”, valendo esse investimento. Se você procura qualidade de áudio não adianta adquirir um iPod com FM e ligar ele em fones de ouvidos comprados na banquinha de esquina. O fone que vem o iPod é razoável (já quebra um galho).
 
Na próxima coluna eu darei dicas de como ouvir rádios via players do Tudo Rádio (via computador e celulares) e depois colocaremos um técnico para dar dicas mais apuradas de aparelhos com a finalidade de realizar escutas “profissionais” de rádios.
 
Até a próxima!
Tags: .

Compartilhe!

Colunista
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná.

tudoradio.com © 2001 - 2018 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.