Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2012 @

Movimentações no mercado de rádio do interior paulista

Coluna traz raio X das FMs de Ribeirão Preto e uma entrevista com Paulinho Goiaba, locutor da Band FM de Ribeirão Preto

Publicidade

Hello Friends! Começando a nova coluna trazendo um raio X das FMs de Ribeirão Preto, com suas ultimas novidades. A coluna do mês ainda tem uma entrevista com Paulinho Goiaba, locutor da Band FM de Ribeirão Preto. Enjoy!

 
Raio X
 
Band FM
 
Voltou a operar como se deve fazer uma afiliada de rede. Ou seja, transmitindo em seus horários locais, e deixando o SAT, fazer seu trabalho. Falta colocar mais promoções locais. A Band conta em sua equipe com o experiente Paulinho Goiaba.
 
Difusora FM
 
Perdeu peças importantes em seu quadro de locutores, e resolveu apostar em jovens promessas. Tirou alguns programas do ar para enxugar a radio. É prevista uma reformulação na rádio. A Difusora tem uma estrutura de dar inveja a muita rádio de São Paulo, mas isso não é tudo, certo? Vamos aguardar, o tempo dirá!
 
Mega FM
 
Se reforçou com Kiko Ribeiro e Priscila Ribas. Alias suas manhãs melhoraram muuuuuuito com essa dupla. Tem ainda na equipe o talento de Alexandre Merchant, entre outros. Atualmente é a rádio a ser "batida". 
 
Jovem Pan FM
 
Tem nas suas manhãs o experiente Emilio Cicolani, com horário local. Fora isso a radio investe bastante em promoções locais, como manda a sua matriz! No geral pra mim ainda falta algum coisa.
 
Melody FM
 
A rádio adulta, voltou ao dial recentemente, mas sem locução. Já teve em sua equipe o grande Carlos Furlaneto, Vania Mara e Fran Morena, hoje na rival Diário. Na programação tem um dos melhores profissionais do mercado Salvador Dali, grande figura do rádio e um exímio conhecedor de musicas. O tempo dirá a que veio...
 
Conquista FM
 
É a rádio mais "redonda" de Ribeirão. Tem um time que está em "sintonia" com a rádio e ouvinte. Comunicação alegre, sem exageros e programação voltada exclusivamente ao público que aprecia o ritmo sertanejo, tendo sido pioneira nesse segmento. 
 
Diário FM
 
Reforçada pela dupla Vania Mara e Fran Morena e com Direção do experiente Mr Maghoo, a Diário melhorou a programação, está cheia de promoções e com novos programas. Parabéns a toda equipe!
 
Clube FM
 
A grande rival da Mega, que já foi por muito tempo 1º lugar no ibope, tá investindo pesado em promoções. Também colocou no ar, jovens promessas do radio, para dar uma rejuvenescida em seu time de locutores. Felizmente, ainda conta com o carisma de Beto Spigga nas suas manhãs. Olivar de Paula , assumiu a programação, mas se afastou dos microfones e isso tá fazendo falta pra Clube. 
 
106 FM
 
Durante muito tempo foi a vitrola do dial, a concorrente direta da Conquista só tocava musica e comerciais e mais nada. Agora finalmente estreou seu time de locutores: Micael Jr, Dudu Carvalho e Alexandre Tardivo. O tempo dirá!
 
---------------
 
Clip FM
 
Estive recentemente ouvindo a Clip FM, atualmente coordenada pelo meu "irmão" Ruy Bala. A Clip que é de Indaiatuba , em breve estará em Campinas num estúdio novo. A rádio está com uma cara bem moderna, vinhetas Reel World, produções da Benz Town Branding em trilhas e efeitos e além disso Ruy é a voz padrão nas chamadas e vinhetas. Ruy também está a frente do Fala Sério, com Charles, Tamires e Alex. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 12h00 as 14h. Detalhes no site: www.clipfm.com.br. Sucesso aí Ruy!
 
Entrevista:
 
Meu entrevistado do mês aqui na coluna é Paulo Visconde Filho, conhecido por Paulinho Goiaba. Paulinho e natural de São Paulo, tem 41 anos, é locutor da Band FM de Ribeirão, onde faz o horário das 14h as 17h, também é programador da rádio e ainda DJ. 
 
JASON: Paulinho, pra começar, como surgiu o apelido Paulinho Goiaba? 
 
Paulinho: Em 1987 estive em Jeriquara, na época que fazia som. Todos tinham levado comida, menos eu. Apos ter trabalhado a madrugada toda, acabamos de fazer o som as 3 horas da madrugada. Só que o carro de apoio só iria buscar a gente, as 08h da manha. Passei toda a madrugada e boa parte da manha, comendo goiabas, pois foi o que achei na cidade. Assim surgiu o apelido, pois todo mundo, só me chamavam de Paulinho Goiaba,rss. 
 
JASON: Seu início foi em Franca em 1990, na 3 Colinas FM, certo? 
 
Paulinho: Eu trabalhava em uma boate em Ituverava na Badalos Disco Club, e na época teve uma noite com os locutores da 95 FM. Nesta noite conheci o Ricardo Campanaro, e falei que tinha esse sonho de trampar em radio. Ele pediu para eu ir na radio, no inicio comecei como operador, apos 3 meses, já estava fazendo locução na 95 FM, realizando meu sonho.
 
JASON: Mas antes do rádio você já tocava na noite como DJ?
 
Paulinho: sim tive a sorte de tocar nas principais casas de Franca. Comecei tocando em 1987, na Raio Laser Disco Club, em Franca. Toquei também na Contramão, Embalos Ritmos Dançante e logo apos fui trabalhar com o Banana Power, grupo de som, que a cada semana estava em uma cidade diferente, e isso foi uma grande escola, para mim, como DJ.
 
JASON: Voltando ao assunto rádio, depois da 3 Colinas, você trabalhou na Hertz, fale sobre essa época?
 
Paulinho: Isso foi em 1997, antes disso eu só estava tocando como DJ, e neste meio tempo tive também uma boate em Franca, chamada Party House, mas não foi uma boa época financeiramente falando. 
 
JASON: E como surgiu o convite para vir a Ribeirão?
 
Paulinho: Quando saiu da Hertz, estive em Americana e também em Limeira, mas não houve um acordo financeiro entre as rádios Vox e Stereo Som, apesar de ter recebido convites para trabalho. Através de dois grandes amigos Marcio Miguel e Israel Lopes, que era o coordenador da radio, acabei vindo a Ribeirão, e fechei com a Regional FM. Devo muito ao Israel, ele foi muito generoso comigo naquela época. 
 
JASON: Sua primeira passagem na Regional FM em 2000, como foi?
 
Paulinho: Foi uma experiência incrível, pois Ribeirão sempre contou com grandes profissionais, e estar ao lado deles foi muito importante para meu crescimento. Nesta fase também, depois de um tempo, passei a dividir a programação da Regional, com Marcos Alcântara, outro grande amigo que já tinha trabalhado com ele na 95 FM.
 
JASON: Em 2003, você entrou na Diário FM, uma rádio mais adulta, como foi esse processo, já que é um estilo mais light?
 
Paulinho: Literalmente cai de pára-quedas, pois nunca tinha feito uma radio adulta. Apenas rádios populares e jovem. Mas minha adaptação foi muita rápida, pois contei com total apoio de Marcos Bota, mais conhecido por Cabela, esse eu devo muito, me ajudou de todas as maneiras. Sou muito grato a ele. Resumindo, foram 8 meses de casa, mas a questão financeira pesou muito, e apos receber um convite da 3 Colinas, voltei a Franca.
 
JASON: E a sua entrada na Band?
 
Paulinho: Acabei ficando quase 4 anos na 3 Colinas, onde fiz novamente grandes amigos e também tenho muito respeito pelo Dr Sebastiao Campanaro, dono da emissora e pelo seu filho, Diretor Artístico e Comercial, Ricardo Campanaro, pessoas que tem minha admiração. Em 2008, recebi uma proposta para voltar a Band, atinga Regional FM, como a proposta foi muito boa, não tive como recusar, e acabei voltando a Ribeirão Preto, onde estou ate hoje. 
 
JASON: Qual a grande diferença da antiga Regional para a Band hoje?
 
Paulinho: Bom na pratica creio que uma radio Sat, você tem que seguir padrões já definidos pela REDE, apesar da Regional também ter seu padrão na época, na Band, vc tem que se adaptar aos padrões nacionais e não locais.
 
JASON: Você tem algum ídolo ou admira algum profissional no radio?
 
Paulinho: Eu particularmente gosto muito do Tom, Carlinhos Zanoello, Ruy Balla, Celso Luís, a lista e longa.
 
JASON: Muita gente diz que o rádio tradicional "dura mais 5 anos", qual sua opinião sobre isso?
 
Paulinho: (pausa, olhando pro alto), Ah, o radio sempre teve seus altos e baixos, mas a magia e a forca do radio sempre vai existir. Com certeza, não vai acabar em 5 anos. Mas aquela fase que locutor de radio, era tratado como artista, não existe mais, isso e fato.
 
JASON: Já que é programador, diz ai seu top 5 de musicas?
 
Paulinho: E muito difícil resumir em apenas 5 musicas, pois amo a década de 80, mas vamos lá:
1 - Hermes Aquino = Nuvem Passageira
2 - The Sixties = Baby Lie
3 - Joyce Newton = Angel of the Morning
4 - Pet Shop Boys = Rent
5 - Sandra = Maria Magdalena
 
JASON : Que tal aquele conselho, para galera que tá começando? 
 
Paulinho: Muita gente nova que esta no radio, já se acham os maiorais, falta humildade e mais profissionalismo hoje em dia. Tem gente que não sabe nem o que e um vinil e um cartucho. Em resumo, seja humilde e batalhe pelo seu espaço, com certeza vc chegara lá.
 
JASON: Para encerrar, tem o nosso velho ping-pong!
 
Apelido: Goiaba
Qualidade: Ser Sincero
Defeito: Falar demais
Cor: Azul
Time Futebol: Santos 
Band FM: A minha Radio.
Microfone: Neumann
Radio: Muito Trabalho
Uma Frase: Não tenho nenhuma em mente, rs..
 
Jason Lee Comenta:
Esta entrevista foi feita na casa do Paulinho ao som de musicas dos anos 80 e regada a algumas cervejas. Sempre fui muito grato ao rádio por tudo que me deu, principalmente os grandes amigos. Paulinho Goiaba é um deles, sucesso meu amigo, e que DEUS continue iluminando seu caminho. 
Tags: Ribeirão Preto

Compartilhe!



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.