Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Abril de 2015 @

Diz aí! | Uns são radialistas, outros estão radialistas

O "Diz Aí" traz mais um texto de um professor universitário com um ponto de vista relacionado ao meio rádio.

Publicidade

O Tudo Rádio publica hoje mais uma coluna que abre espaços para profissionais do rádio exporem textos que contribuam com o meio, independente da linha editorial abordada. Os materiais que forem enviados ao portal passarão por análise, não sendo obrigatória por parte do portal a publicação dos textos (e também sem prazos definidos). A idéia é boa? Favorece o meio? Ajuda os profissionais? Vamos publicar conforme a agenda da redação do portal.

Hoje vamos com a contribuição de Sergio Leite, radialista desde 1987, locutor, apresentador e produtor comercial. Boa leitura!

Uns são radialistas, outros estão radialistas

Me perguntaram por que eu vivo falando que uns "são" e outros "estão" radialistas?, pois bem, explico:

Você é daqueles profissionais que se preparam para entrar no ar, faz exercícios de dicção, respiração e relaxamento dos músculos?

Você é daqueles que se preocupam com a qualidade do seu programa desde a abertura até a última música?

Se preocupa com o que e quanto o seu ouvinte está recebendo de mensagens benéficas dentro do seu programa e ainda mais, dentro da programação inteira da emissora?

Você tem o hábito de procurar por novidades no vasto mundo do rádio e tentar adaptar à realidade da emissora em que você trabalha?

Você pensa em o quanto pode ajudar a emissora e a equipe fazendo o seu próprio trabalho com afinco e vontade, e não apenas cumprindo o horário ou mesmo pouco se importando com o restante da programação, afinal, "não é mesmo o seu horário" né?

Você procura participar de eventos e discussões sobre os caminhos e destinos do rádio, afinal, este é o veículo que você escolheu e melhor se adapta para trabalhar?

Você sente prazer em ouvir rádio e quando o faz, procura sempre por dicas e novidades que possam agradar também ao ouvinte da emissora como um todo e não somente ao SEU ouvinte?

Você se sente parte integrante da rádio e como tal responsável pela qualidade do que é levado ao ar para todos, mesmo que não seja em teu horário?

Você se preocupa primeiro em levar ao ouvinte da emissora (não somente o do seu horário) o melhor em informação e entretenimento, e não apenas o que está na moda? Você lê e pesquisa sobre os acontecimentos musicais e suas importâncias e consequências sobre o que acontece hoje no mundo da música, tendo assim maior conhecimento e facilidade em tecer comentários úteis ao ouvinte da emissora?

E, finalmente, você pensa de fato em trabalhar a vida toda em rádio porque se sente parte do processo de informação, entretenimento e companheirismo que o veículo leva às vidas das pessoas, ou está trabalhando agora porque "é legal","pra ficar famosinho" ou "até arrumar outra coisa"?

Se você se identifica com o que foi aqui exposto, parabéns, você É radialista, se não.... bem, procure trabalhar em algo que "dê dinheiro" e deixe sua vaga para quem realmente AMA O RÁDIO.

Por Sergio Leite - [email protected]

Tags: Rádio, radialistas, trabalho, perfil

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.