Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Abril de 2015 @

Diz aí! | Uns são radialistas, outros estão radialistas

O "Diz Aí" traz mais um texto de um professor universitário com um ponto de vista relacionado ao meio rádio.

Publicidade

O Tudo Rádio publica hoje mais uma coluna que abre espaços para profissionais do rádio exporem textos que contribuam com o meio, independente da linha editorial abordada. Os materiais que forem enviados ao portal passarão por análise, não sendo obrigatória por parte do portal a publicação dos textos (e também sem prazos definidos). A idéia é boa? Favorece o meio? Ajuda os profissionais? Vamos publicar conforme a agenda da redação do portal.

Hoje vamos com a contribuição de Sergio Leite, radialista desde 1987, locutor, apresentador e produtor comercial. Boa leitura!

Uns são radialistas, outros estão radialistas

Me perguntaram por que eu vivo falando que uns "são" e outros "estão" radialistas?, pois bem, explico:

Você é daqueles profissionais que se preparam para entrar no ar, faz exercícios de dicção, respiração e relaxamento dos músculos?

Você é daqueles que se preocupam com a qualidade do seu programa desde a abertura até a última música?

Se preocupa com o que e quanto o seu ouvinte está recebendo de mensagens benéficas dentro do seu programa e ainda mais, dentro da programação inteira da emissora?

Você tem o hábito de procurar por novidades no vasto mundo do rádio e tentar adaptar à realidade da emissora em que você trabalha?

Você pensa em o quanto pode ajudar a emissora e a equipe fazendo o seu próprio trabalho com afinco e vontade, e não apenas cumprindo o horário ou mesmo pouco se importando com o restante da programação, afinal, "não é mesmo o seu horário" né?

Você procura participar de eventos e discussões sobre os caminhos e destinos do rádio, afinal, este é o veículo que você escolheu e melhor se adapta para trabalhar?

Você sente prazer em ouvir rádio e quando o faz, procura sempre por dicas e novidades que possam agradar também ao ouvinte da emissora como um todo e não somente ao SEU ouvinte?

Você se sente parte integrante da rádio e como tal responsável pela qualidade do que é levado ao ar para todos, mesmo que não seja em teu horário?

Você se preocupa primeiro em levar ao ouvinte da emissora (não somente o do seu horário) o melhor em informação e entretenimento, e não apenas o que está na moda? Você lê e pesquisa sobre os acontecimentos musicais e suas importâncias e consequências sobre o que acontece hoje no mundo da música, tendo assim maior conhecimento e facilidade em tecer comentários úteis ao ouvinte da emissora?

E, finalmente, você pensa de fato em trabalhar a vida toda em rádio porque se sente parte do processo de informação, entretenimento e companheirismo que o veículo leva às vidas das pessoas, ou está trabalhando agora porque "é legal","pra ficar famosinho" ou "até arrumar outra coisa"?

Se você se identifica com o que foi aqui exposto, parabéns, você É radialista, se não.... bem, procure trabalhar em algo que "dê dinheiro" e deixe sua vaga para quem realmente AMA O RÁDIO.

Por Sergio Leite - [email protected]

Tags: Rádio, radialistas, trabalho, perfil

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.