Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 22 de Julho de 2016 @

Técnica | Eficiência energética

Publicidade

Ao iniciar qualquer projeto técnico, uma emissora deve pensar na economia de energia. Com base nessa necessidade do mercado, cada etapa do desenvolvimento de qualquer produto da Sinteck Next deve ser observado prioritariamente a eficiência, ou seja, a relação da energia entregue deve ser próxima à energia consumida, com isso há a excelência de redução de consumo elétrico em equipamentos. O seguinte passo é a robustez, isso quer dizer que além de eficiente o equipamento deve ser robusto o suficiente para suportar grandes variações de energia e trabalhar adequadamente em ambientes agressivos. Com isso, é possível ter sinal de qualidade no ar e também de áudio. Acompanhe:

O PALLET DE RF 
 
Para que o equipamento seja realmente eficiente e robusto, o primeiro item a ser desenvolvido é o módulo amplificador de RF, que chamamos pallet, que tem a função de receber um pequeno sinal de excitação e transformá-lo em um sinal de alta potência. Na base da maioria dos produtos Sinteck está o transistor MRFE6VP61K25, agora da NXP, que é capaz de fornecer 1.25kW de potência com apenas 5W de entrada. A Sinteck desenvolveu um pallet amplificador utilizando este dispositivo que proporciona entre 84% e 86% de eficiência já com os principais harmônicos atenuados. 
 
Graças à implementação do duplo filtro no mesmo pallet foi aumentada a eficiência total dos equipamentos e dispensado o uso de um único filtro de harmônicos no estágio final. E bem pensado: se há uma descarga elétrica atmosférica de alta intensidade e o equipamento conta com um único filtro, é provável que a emissora fique fora do ar pela queima deste elemento, já com um sistema amplificador combinado com vários pallets DF (duplo filtro) como este, isso não acontece.
 
A FONTE DE ALIMENTAÇÃO PFC+ZVS 
 
O segundo dispositivo que deve ser extremamente eficiente é a fonte de alimentação. Com isso, a Sinteck desenvolveu fontes próprias para que possam atender aos padrões de segurança, eficiência e pequenas dimensões. Desta maneira irão trabalhar em harmonia com os circuitos de RF dos equipamentos.
 
Um circuito de entrada denominado PFC (do inglês “Power Factor Correction” ou corretor do fator de potência) foi recentemente introduzido nas fontes de alimentação. O PFC é um método amplamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.
 
A partir do PFC está o comutador chaveado ZVS (do inglês “Zero Voltage Switching”, ou comutação no ponto zero de voltagem). Atualmente a topologia ZVS é a mais eficiente que existe quando falamos em fontes chaveadas, proporciona eficiência incomparável e superior aos 93%.
 
Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo site http://www.sinteck.com.br

 

Tags: transmissores, energia elétrica, eficiência, sinal

Compartilhe!

Colunista
Luciano Almeida

Eng. Luciano Almeida, engenheiro mecânico e técnico em eletrônica que trabalha no setor de desenvolvimento de novos produtos na empresa Sinteck Next.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.