Algumas pessoas chegam até a mim pra perguntar como elas podem produzir melhor: Qual programa usar, como gravar e algumas que apenas gostam do tema não sabem por onde começar e pedem aquela indicação de equipamentos pra tirar um som mais fiel da voz.
As respostas, obviamente, variam bastante, mas eu nunca consigo dar uma resposta curta do tipo "compra o equipamento X que vai ficar lindo". Sempre envolve um papo demorado por três motivos:
1 - O assunto não é tão simples quanto parece.
2 - Eu gosto muito do assunto.
3 - Eu falo muito.
Ignorando o terceiro motivo, porque não vem ao caso, vamos nos ater aos dois primeiros.
Produção de rádio pode parecer uma coisa simples, mas não é. Existem muitos fatores envolvidos, desde a parte da organização da sua máquina, passando pela criatividade de desenvolver ideias em um texto curto, equipamentos, direção da locução, escolha da voz, edição e por aí vão outros milhares de detalhes que fazem toda a diferença.
E por gostar muito do assunto agora temos espaço pra falar disso por aqui. Traremos vários assuntos relacionados à produção e outras coisas relevantes do rádio. Inclusive, acredito que expandir esse assunto é fazer diferente. Abrir discussões, compartilhar referências e modos de fazer com outros produtores é sempre muito legal.
Você pode ouvir meus trabalhos através do site da minha produtora:
www.gallaproducoes.com.br e lá também tem um blog com matérias e outras coisas desse universo. Não tenho pretensão de ser o dono de uma empresa que vende vinhetas e sim de ser uma produtora de ideias, não para nós mas para o rádio, seja ele feito por quem for.
Tags:
produções, áudio, texto, criatividade