Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O que a sua rádio preferida deve fazer na programação durante a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Setembro de 2016 @

Produção de rádio pode parecer uma coisa simples, mas não é

Publicidade

Algumas pessoas chegam até a mim pra perguntar como elas podem produzir melhor: Qual programa usar, como gravar e algumas que apenas gostam do tema não sabem por onde começar e pedem aquela indicação de equipamentos pra tirar um som mais fiel da voz.

As respostas, obviamente, variam bastante, mas eu nunca consigo dar uma resposta curta do tipo "compra o equipamento X que vai ficar lindo". Sempre envolve um papo demorado por três motivos:
 
1 - O assunto não é tão simples quanto parece. 
2 - Eu gosto muito do assunto.
3 - Eu falo muito.
 
Ignorando o terceiro motivo, porque não vem ao caso, vamos nos ater aos dois primeiros.
 
Produção de rádio pode parecer uma coisa simples, mas não é. Existem muitos fatores envolvidos, desde a parte da organização da sua máquina, passando pela criatividade de desenvolver ideias em um texto curto,  equipamentos, direção da locução, escolha da voz, edição e por aí vão outros milhares de detalhes que fazem toda a diferença.
 
E por gostar muito do assunto agora temos espaço pra falar disso por aqui. Traremos vários assuntos relacionados à produção e outras coisas relevantes do rádio. Inclusive, acredito que expandir esse assunto é fazer diferente. Abrir discussões, compartilhar referências e modos de fazer com outros produtores é sempre muito legal.
 
Você pode ouvir meus trabalhos através do site da minha produtora: www.gallaproducoes.com.br e lá também tem um blog com matérias e outras coisas desse universo. Não tenho pretensão de ser o dono de uma empresa que vende vinhetas e sim de ser uma produtora de ideias, não para nós mas para o rádio, seja ele feito por quem for.
Tags: produções, áudio, texto, criatividade

Compartilhe!

Colunista
Gleyson Lage Gleyson Lage começou a carreira no rádio aos doze anos. De 1998 pra cá passou por várias emissoras, fazendo locução ou produzindo. Já desenvolveu peças para várias emissoras e obteve resultados expressivos com seu trabalho à frente da Galla produções. Hoje, além de desenvolver rádio imaging para as principais emissoras do país, o profissional se dedica a ajudar outros profissionais do ramo e a fazer com que novos produtores possam criar e produzir para rádios ou produtoras.








Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.