Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Segunda-Feira, 19 de Dezembro de 2016 @

Urgente! Google Chrome é atualizado e “derruba” grande parte das rádios brasileiras

Versão 55 (ou superior) do Google Chrome não permite acesso ao áudio on-line de rádios que utilizam versões antigas do servidor de streaming Shoutcast

Publicidade

Infelizmente eu tenho uma péssima notícia para várias emissoras brasileiras, assunto que merece hoje a atenção de todos. O áudio on-line de várias rádios não é mais acessível para cerca de 80% dos usuários de internet que acessam a rede via “desktop” (entenda como acessos via CPU e laptops). O motivo? O Google Chrome, que é disparado o navegador mais popular da internet, não oferece mais suporte ao “Shoutcast velho de guerra”. As versões mais antigas do Shoutcast deixaram de ser acessíveis para esse grande público. E o resultado? A rádio que utiliza esse sistema está off-line para o ouvinte. E a bola já era cantada pelo Safari, navegador que foi o primeiro a barrar os streamings do “antigo Shoucast”. 

Tem solução? 
 
Tem! Peça já para o seu fornecedor de streaming que atualize a versão do Shoutcast utilizado pela sua rádio (não é o programa que você usa para enviar o áudio para o servidor, mas, o sistema utilizado pela empresa que a rádio contratou). Explicando de forma bem simples: o “Shoutcast de tela preta” não é mais compatível. Opte pelo “tela branca” (que são as versões mais novas, a partir da 2.0 e compatíveis com o Chrome). Veja as imagens a seguir para entender:
 
Shoutcast “tela preta” – até a versão 1.9 não é mais compatível ao Chrome
 
Shoutcast “tela branca” – compatível com o Chorme. Versões a partir da 2.0.
 
Icecast é solução? 
 
Sim. Funciona perfeitamente. Caso o seu fornecedor de streaming mude o sistema para o Icecast, pode ficar tranquilo. É compatível.
 
O Flash Player é opção? 
 
Não! A equipe do tudoradio.com está recadastrando os players em Flash Player para as rádios que contam com esse sistema, mas apenas nos casos de emissoras que antes estavam com o “Shoutcast de tela preta”. O motivo? O Flash Player ainda roda no Google Chrome e pode ser opção temporária, mas não a longo prazo. É bem possível que ele também “suma do mapa” já nas próximas atualizações, como alertamos aqui!
 
E, ao mudar o link do streaming de sua rádio, informe o tudoradio.com para que façamos a atualização do player de sua emissora em nosso sistema. Entre em contato via [email protected].
 
Ah, a mudança não afeta o “mobile” (streaming via celular), ou seja, o “tela preta” ainda é compatível para quem acessa o áudio da rádio via site para celulares ou aplicativos.
 
 
Tags: streaming, Shoutcast, Flash player, HTML5, rádios ao vivo, alerta, Google Chrome

Compartilhe!

Colunista
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 15 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná.

tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.