Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 19 de Dezembro de 2016 @

Urgente! Google Chrome é atualizado e “derruba” grande parte das rádios brasileiras

Versão 55 (ou superior) do Google Chrome não permite acesso ao áudio on-line de rádios que utilizam versões antigas do servidor de streaming Shoutcast

Publicidade

Infelizmente eu tenho uma péssima notícia para várias emissoras brasileiras, assunto que merece hoje a atenção de todos. O áudio on-line de várias rádios não é mais acessível para cerca de 80% dos usuários de internet que acessam a rede via “desktop” (entenda como acessos via CPU e laptops). O motivo? O Google Chrome, que é disparado o navegador mais popular da internet, não oferece mais suporte ao “Shoutcast velho de guerra”. As versões mais antigas do Shoutcast deixaram de ser acessíveis para esse grande público. E o resultado? A rádio que utiliza esse sistema está off-line para o ouvinte. E a bola já era cantada pelo Safari, navegador que foi o primeiro a barrar os streamings do “antigo Shoucast”. 

Tem solução? 
 
Tem! Peça já para o seu fornecedor de streaming que atualize a versão do Shoutcast utilizado pela sua rádio (não é o programa que você usa para enviar o áudio para o servidor, mas, o sistema utilizado pela empresa que a rádio contratou). Explicando de forma bem simples: o “Shoutcast de tela preta” não é mais compatível. Opte pelo “tela branca” (que são as versões mais novas, a partir da 2.0 e compatíveis com o Chrome). Veja as imagens a seguir para entender:
 
Shoutcast “tela preta” – até a versão 1.9 não é mais compatível ao Chrome
 
Shoutcast “tela branca” – compatível com o Chorme. Versões a partir da 2.0.
 
Icecast é solução? 
 
Sim. Funciona perfeitamente. Caso o seu fornecedor de streaming mude o sistema para o Icecast, pode ficar tranquilo. É compatível.
 
O Flash Player é opção? 
 
Não! A equipe do tudoradio.com está recadastrando os players em Flash Player para as rádios que contam com esse sistema, mas apenas nos casos de emissoras que antes estavam com o “Shoutcast de tela preta”. O motivo? O Flash Player ainda roda no Google Chrome e pode ser opção temporária, mas não a longo prazo. É bem possível que ele também “suma do mapa” já nas próximas atualizações, como alertamos aqui!
 
E, ao mudar o link do streaming de sua rádio, informe o tudoradio.com para que façamos a atualização do player de sua emissora em nosso sistema. Entre em contato via [email protected].
 
Ah, a mudança não afeta o “mobile” (streaming via celular), ou seja, o “tela preta” ainda é compatível para quem acessa o áudio da rádio via site para celulares ou aplicativos.
 
 
Tags: streaming, Shoutcast, Flash player, HTML5, rádios ao vivo, alerta, Google Chrome

Compartilhe!

Colunista
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.