Infelizmente eu tenho uma péssima notícia para várias emissoras brasileiras, assunto que merece hoje a atenção de todos. O áudio on-line de várias rádios não é mais acessível para cerca de 80% dos usuários de internet que acessam a rede via “desktop” (entenda como acessos via CPU e laptops). O motivo? O Google Chrome, que é disparado o navegador mais popular da internet, não oferece mais suporte ao “Shoutcast velho de guerra”. As versões mais antigas do Shoutcast deixaram de ser acessíveis para esse grande público. E o resultado? A rádio que utiliza esse sistema está off-line para o ouvinte. E a bola já era cantada pelo Safari, navegador que foi o primeiro a barrar os streamings do “antigo Shoucast”.
Tem solução?
Tem! Peça já para o seu fornecedor de streaming que atualize a versão do Shoutcast utilizado pela sua rádio (não é o programa que você usa para enviar o áudio para o servidor, mas, o sistema utilizado pela empresa que a rádio contratou). Explicando de forma bem simples: o “Shoutcast de tela preta” não é mais compatível. Opte pelo “tela branca” (que são as versões mais novas, a partir da 2.0 e compatíveis com o Chrome). Veja as imagens a seguir para entender:
Shoutcast “tela preta” – até a versão 1.9 não é mais compatível ao Chrome
Shoutcast “tela branca” – compatível com o Chorme. Versões a partir da 2.0.
Icecast é solução?
Sim. Funciona perfeitamente. Caso o seu fornecedor de streaming mude o sistema para o Icecast, pode ficar tranquilo. É compatível.
O Flash Player é opção?
Não! A equipe do tudoradio.com está recadastrando os players em Flash Player para as rádios que contam com esse sistema, mas apenas nos casos de emissoras que antes estavam com o “Shoutcast de tela preta”. O motivo? O Flash Player ainda roda no Google Chrome e pode ser opção temporária, mas não a longo prazo. É bem possível que ele também “suma do mapa” já nas próximas atualizações,
como alertamos aqui!
E, ao mudar o link do streaming de sua rádio, informe o tudoradio.com para que façamos a atualização do player de sua emissora em nosso sistema. Entre em contato via
[email protected].
Ah, a mudança não afeta o “mobile” (streaming via celular), ou seja, o “tela preta” ainda é compatível para quem acessa o áudio da rádio via site para celulares ou aplicativos.
Tags:
streaming, Shoutcast, Flash player, HTML5, rádios ao vivo, alerta, Google Chrome