Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Terça-Feira, 02 de Janeiro de 2018 @

Rádio é tudo em Tudo Rádio!

Um balanço sobre a radiodifusão brasileira em 2017, ano que foi positivo para o setor em relação aos avanços feitos em várias frentes.

Publicidade

Ao completarmos o ano de 2017, diante de tantos desafios e mudanças, podemos considerarmos um ano vitorioso no mundo “Tudo Rádio”, com um enorme sucesso após muito trabalho.

Os desafios do Rádio agora passam pela acomodação de mais de 300 novas emissoras na faixa estendida FM (e FM de 76 a 88 MHz), sem ainda conhecermos o início do planejamento da canalização. O MCTIC concluiu os mutirões da faixa convencional FM, atendendo mais de 700 contratos de adaptação de outorga, com quase 300 novas emissoras no AR de 88 a 108 MHz, incluindo a mais recente migrante de Tambaú, SP, que deixa após 65 anos no AR os 1550 KHz, ingressando em 107,1 MHz, com uma qualidade de áudio primorosa, com cobertura ainda em avaliação, com características peculiares de uma região de relevo irregular.

Fomos acompanhados pelo Tudo Rádio em vários momentos deste ano, desde os eventos da Migração, passando pela AERP, SET EXPO 2017 tornando-se media partner SET e pelos Eventos SET Regionais, e fazendo a vez de portador das tendências da radiodifusão. Divulga os avanços do projeto de Lei na Câmara Federal pela ativação compulsória do Chip FM nos Smartphones. Faz Tudo pelo Rádio com a contagem das novas emissoras recém chegadas ao “dial” de cada localidade...com atualização inclusive da subportadora RDS das estações.

Os Apps TR foram atualizados e os números do streaming de áudio das emissoras tem batido novos recordes de acesso, assim como números das pesquisas especificas trazem a estatística dos assuntos em pauta.

Se fez presente nos painéis das apresentações técnicas do setor, sempre com o destaque da atuação, com uma linha de respeito ao Editorial regulatório, não divulgando notícias sem checar a fonte, tornando referência de credibilidade e encadeamento de veiculação para outros veículos do setor.

Ajuda-nos a construir a cada dia, uma nova peça do MOSAICO que estamos envolvidos visando a celeridade processual, automatização de dados técnicos com incentivo à Engenharia de Radiodifusão e treinamento dos profissionais habilitados de Engenharia, com estimulo ao tutorial Anatel Mosaico (clique aqui para fazer o download do tutorial).

Assim tem sido, e ao migrarmos de 2017 para 2018, atualizamos nosso tradicional mapa da adaptação AM para FM, com esperança na aplicação criteriosa da revisão da norma técnica FM, que atenda a toda massa da radiodifusão instituída, entrante e principalmente que não prejudique o objetivo primordial do bom serviço prestado ao nosso usuário, mais conhecido por ouvinte.

Um ótimo 2018 a todos os nossos seguidores, com agradecimento especial à equipe TUDO RÁDIO.

© Eduardo Cappia  - Dez/2017 - Janeiro/2018.

Tags: migração AM-FM, processos, mosaico, Anatel, rádio, Brasil, dial

Compartilhe!

Colunista
Eduardo Cappia

José Eduardo Marti Cappia - Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Técnico propagação – Sistemas Antenas FM Shively Labs. Diretor de Radio SET; Liderança Técnica AESP – desde 2011 e Diretor da Empresa EMC Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. .



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.