Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você tem o hábito de ouvir podcasts?

Enquete

Segunda-Feira, 17 de Setembro de 2018 @

DAB+ Rádio Digital é discutido no IBC 2018

Rádio digital da tecnologia DAB+ é discutido em paineis do IBC, evento de comunicação e tecnologia que é realizado na Holanda

Publicidade

Hoje pela manha no IBC 2018, as 9 horas, tivemos um interessante painel sobre o RADIO DIGITAL DAB no mundo. A evolução do sistema já atinge dezenas de países, entre eles a Noruega e Australia.

Várias opções foram apresentadas desde o desligamento completo do FM analógico, e o escalonado como Espanha e Itália ,com a convivência com o  AM e FM tradicional.

Joan Warner, CEO, Commercial Radio Australia em nome do presidente do consórcio WorldDAB – Patrick Hannon apresentou o panorama atual da implantação e os objetivos futuros até 2020, com crescimento de quase 30% nos últimos 2 anos em número de público.


Mrs. Joan Warner participa da discussão do tema DAB

A injeção de 48 programas diferentes de áudio a cada 2,0 MHz de Banda.

Neste particular, no Brasil também reside a diferenciação com a dificuldade do uso dos 174 MHz (portadora inicial do DAB convencional), que estão sendo autorizados canais de TV Digital nos canais VHF alto.

O modelo de negocio e sua viabilidade continuam sendo entraves para a implantação de mais esta alternativa.

A Banda estendida do FM – eFM – 76 a 88 MHz – também poderia acomodar uma portadora publica nacional de DAB, seria uma outra saída.

Mais um ponto interessante a destacar sobre o modelo DAB, implantado em cerca de 44 países, ele não é um modelo totalmente apropriado para o Brasil, devido ao fato de nosso país ter dimensões continentais e não ser a melhor ferramenta para o conteúdo local, mas pode ser uma alternativa à algum tipo de digitalização, como algo voltado às emissoras públicas, visando a preservação do conteúdo do rádio.

Vivemos mundos diferentes, mas a preservação do conteúdo rádio é o objetivo comum muito debatido neste IBC 2018.


Acesso os pavilhões 07 e 08 do I B C os mais visitados

© Eduardo Cappia  / Para o tudoradio.com, HOT e SET NEWS, direto do IBC 2018

Tags: IBC 2018, Holanda, rádio digital, DAB+, discussão

Compartilhe!

Colunista
Eduardo Cappia

José Eduardo Marti Cappia - Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Técnico propagação – Sistemas Antenas FM Shively Labs. Diretor de Radio SET; Liderança Técnica AESP – desde 2011 e Diretor da Empresa EMC Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. .



Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.