Quarta-Feira, 15 de Abril de 2020 @
Os ouvintes estão se acostumando e entendendo as novas formas de transmissão. É claro que todos nós radialistas queremos vários Encoders em nossas estruturas para dar a cada comunicador, mas já que não é viável, por que não dividir as equipes?
Que tal deixar só parte da equipe no estúdio e o restante por um sistema de conversa em conferência? Tem vários sistemas gratuitos que funcionam bem e a qualidade do audio no ar é aceitável, mesmo com o microfone do próprio celular.
Mudar uma programação de forma agressiva pode desconstruir toda uma conquista.
Temos que fazer o possível para que o rádio continue oferecendo a sua proposta, de entreter, informar e fazer companhia.
E como evitar a contaminação de nossos comunicadores? HIGIENE.
Acesse o link abaixo e confira algumas dicas básicas desenvolvidas pela AERP:
https://aerp.org.br/geral/quais-os-cuidados-que-as-emissoras-devem-ter-para-evitar-o-covid-19/
Conscientize que esse cuidado não é único e exclusivo dentro da rádio, mas na sua convivência fora do estúdio. Mais do que nunca, a disciplina tem de ser rigorosa.
Chame sua equipe de produção e do microfone (via sala de conferência) e não comprometa o seu conteúdo. Não deixe de ser a rádio que seu ouvinte está acostumado a ouvir. Dê um jeitinho aqui e outro ali. A internet está nos dando várias ferramentas bem interessantes.
Estou a disposição para cooperar nessas situações.
Vamos superar essa fase.
Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina), com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM), marketing da Rádio Banda B AM 550 FM 107.1 de Curitiba, gestão artística da Massa FM 97.7 de Curitiba e de São Paulo (FM 92.9), além de Head de Digital do Grupo Massa de Comunicação.