Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020 @

O Fake não deve ser News

Publicidade
Os jornalistas, entre outras coisas, são tidos como aqueles que estão sempre um passo à frente atrás do grande furo noticioso, mas nem o mais empenhado poderia imaginar que 2020 seria um ano tão surpreendente.

Em meia à pandemia do novo coronavírus, o COVID -19, no mês em que chegamos ao 7 de abril – Dia do Jornalista – onde a grande pauta no Brasil e no mundo é crise global causada pelo vírus. E como não poderia deixar de ser os jornalistas seguem na linha de frente da informação, noticiando dia e noite, cumprindo o papel dos veículos de comunicação que é o de manter a população bem informada.

Se antes dessa crise estourar, a credibilidade dos veículos de comunicação estava em descrédito por uma parcela sociedade, que foi alienada com a difusão criminosa de fake news, agora a situação mudou.

Pesquisa divulgada pelo Kantar Media mostra que a confiança dos brasileiros nos veículos de comunicação cresceu em meia à crise do COVID-19.

Cerca de 92% dos entrevistados afirmam confiar nas informações dos meios de comunicação. Já os veículos de televisão lideram a métrica de confiança para 61% dos entrevistados. Já o jornal obteve 56% e as rádios 50%.

Por sua vez, os meios menos confiáveis estão nas redes sociais. A rejeição ao WhatsApp como fonte chega a 58% e ao Facebook a 50%. A pesquisa mostra que a população sabe separar o joio do trigo, que os veículos de comunicação são os canais confiáveis de informação.

Importante também destacar que mesmo com o reconhecimento dos brasileiros sobre o papel importante dos veículos de comunicação, a mídia segue sendo atacada por representantes do poder público, pelas fake news que são compartilhadas principalmente nos aplicativos de conversa, como o WhatsApp.

Neste mês que conta com o Dia do Jornalista, a DAAZ Comunicação traz a necessidade da reflexão sobre os rumos e desafios da profissão, que segue sendo de extrema importância para todos.

O profissional de comunicação não pode ser valorizado somente em tempos de crise, pelo contrário, o jornalista também é aquele que ajuda a contar histórias felizes de superação. No entanto, sua grande diferença é por ser aquele que publica algo que alguém não quer que seja publicado.

Todo jornalista em início de carreira tem o sonho de mudar o mundo, depois descobre que o mundo é muito complexo. Mesmo assim segue em frente porque acredita na importância da informação e como ela pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Por DAAZ Comunicação - https://www.daazcom.com.br

Tags: fake news, notícias falsas, rádio, credibilidade, jornalismo, jornalista

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!










tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.