Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

As declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?

Enquete

Sábado, 01 de Agosto de 2020 @

Pesquisadores da Alcar referendam 1919 como o início da radiodifusão no Brasil

Rádio Club de Pernambuco é considerada a pioneira 

Publicidade
Em manifesto intitulado "Carta de Natal", pesquisadores ligados ao Grupo Temático (GT) História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar - referendam que a radiodifusão brasileira teve seu advento com as transmissões pioneiras da Rádio Club de Pernambuco, a partir de 6 de abril de 1919. A elaboração da Carta foi definida durante o XII Encontro Nacional da História da Mídia, promovido pela Alcar,  em Natal, no Rio Grande do Norte, de 19 a 21  junho de 2019. Ocorreu na mesa de debates "100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil", que teve como palestrantes os pesquisadores Adriano Gomes (UFRN), Ciro Pedrosa (UFRN) e Luciano Victor Barros Maluly (ECA/USP), com a mediação de   Hélcio Pacheco de Medeiros (UFRN). Os palestrantes, juntamente com os pesquisadores que participaram do evento, também assinam o documento,  recentemente finalizado e divulgado pela coordenação do GT História da Mídia Sonora da Alcar, composta pela coordenadora Izani Mustafá (UFMA-Imperatriz) e o vice-coordenador Luciano Klöckner (PUCRS).  

CARTA DE NATAL
Os pesquisadores do Rádio brasileiro, reunidos no XII Encontro Nacional da História da Mídia, em Natal/RN, referendam o dia 6 de abril de 1919 como a data inicial da radiodifusão no País. 
Avalizam essa decisão os dados apresentados há mais de três décadas pelo pesquisador Luiz Maranhão Filho (UFPE) e validados, mais recentemente, pelo pesquisador Pedro Serico Vaz (Anhembi Morumbi), sobre o pioneirismo da então Rádio Club de Pernambuco na transmissão sonora à distância – de um ponto de transmissão para vários pontos. 
Os registros históricos que atestam as pesquisas estão disponíveis em jornais como a Imprensa Oficial e o Diário de Pernambuco, além de outras fontes fidedignas. 

Natal, Rio Grande do Norte, 20 de junho de 2019. 
Subscrevem essa carta: 
- Pesquisadores do Grupo Temático História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR 
- Participantes da Mesa Temática "Os 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil", doutores Adriano Lopes Gomes (UFRN), Luciano Victor Barros Maluly (USP) e Ciro José Peixoto Pedroza (UFRN), sob a mediação do doutor Helcio Pacheco de Medeiros (UFRN).

 
Fonte: Jornal da Alcar - Nº 73 (julho 2020)
https://plone.ufrgs.br/alcar/jornal-alcar/jornal-alcar-no-73-julho-2020/jornal-alcar-no-73-julho-2020  

Tags: Rádio Club, Clube, Recife, Pernambuco, história

Compartilhe!

Colunista
Ouvidoria do Rádio

O Ouvidoria do Rádio é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos mais políticos e polêmicos sobre temas que influenciam na vida do meio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Não é obrigatória a sua identificação como autor caso prefira. Atenção: O Tudo Rádio não se responsabiliza pelos textos publicados nessa área, função remetida ao autor do mesmo. Participe!








Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.