Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020 @

Dica: Cuidados com a alimentação essenciais para radialistas

Publicidade
A alimentação faz a diferença no exercício de qualquer profissão, embora o impacto seja mais reconhecido nos trabalhos que exigem grande esforço físico. No entanto, há vários aspectos a se levar em consideração ao montar uma rotina alimentar que podem melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos radialistas.

A primeira coisa que pensamos é nos alimentos que ajudam a melhorar a voz e prevenir possíveis problemas nas cordas vocais. Para estes casos, existem várias dicas passadas de geração para geração de profissionais que realmente funcionam – os chás quentes, por exemplo. Se o chá for de algo que possua propriedades antioxidantes, como limão ou gengibre, o efeito é melhor ainda.

Outra tradição para melhorar a voz é a maçã. A fruta possui compostos conhecidos como taninos condensados, que interagem de maneira positiva com as proteínas salivares e estimulam a salivação, ajudando as cordas vocais. Esse composto pode ser percebido na sensação adstringente que a maçã causa. A mesma propriedade está presente na romã e no salsão.  

Sempre lembramos destes cuidados no dia da voz, por isso os inimigos também são bem conhecidos. Evite tomar muito leite e comer chocolate, já que eles provocam pigarro ao deixar a saliva mais viscosa. Em excesso, o café também pode fazer mal para as cordas vocais, pois causa desidratação.

Os radialistas também devem levar em consideração a maneira como exercem a profissão. Por conta do longo período sentado, dentro dos estúdios, a circulação do sangue pode ficar comprometida se a dieta não balancear a falta de movimento. Isso pode causar vários problemas, desde simples dores nos joelhos, até trombose venosa.

Os hábitos alimentares cumprem um papel importantíssimo na prevenção desses efeitos. Por isso, comer muitas frutas é essencial, e a maçã também executa bem essa função, já que é capaz de manter o corpo hidratado por um longo tempo. O ideal é fazer pequenas refeições durante o dia, mantendo o equilíbrio. Se o tempo estiver curto, a dica é carregar sempre uma barra de proteína, que é fácil de guardar e possui muitos nutrientes benéficos.

Por outro lado, evite comer frituras ou alimentos gordurosos nos dias de trabalho. Esses alimentos tem a digestão muito lenta, o que pode prejudicar o sistema circulatório e aumentar os riscos de inchaços e desenvolvimento de doenças.

Ficar longe do estresse é outra batalha fundamental para a qualidade de vida do radialista que pode ser ganha através de uma alimentação adequada. Existem vários tipos de nutrientes que ajudam a manter a calma no dia-a-dia. As leguminosas, como o feijão, são ricas em triptofanos, que auxiliam na formação da serotonina (o hormônio do bem-estar).  O mesmo nutriente também está presente na banana e nas sementes oleaginosas, como a castanha-do-pará e a castanha-de-caju.

Por Lincoln Guilherme Copceski - Formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Produção Audiovisual pela PUC-PR e mestrando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalhou com assessoria de comunicação empresarial e política, diretor audiovisual e, hoje em dia, escreve sobre diversos assuntos.

Tags: dicas, profissionais, alimentação, saúde, organização, rádio, pesquisa

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.