Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021 @

O que você precisa saber antes de criar promoções para rádio

Publicidade
Como este é meu primeiro texto aqui no portal, deixa eu falar um pouco sobre meu propósito. A partir de agora, terei mais esse canal para contribuir ativamente com o sucesso das emissoras. Através da Cadena, procuro estimular o conhecimento e apresentar estratégias eficazes para as rádios.

Mais do que vender ferramentas para gestão, automação e inteligência de audiência, acredito que nossa missão é ouvir e valorizar o meio em que atuamos, auxiliando em diferentes campos, construindo em conjunto ações de valor. Buscamos que as rádios entreguem mais resultados para seus anunciantes, conquistem maior engajamento de ouvintes, otimizem processos e conquistem ainda mais anunciantes qualificados. Principalmente, neste momento desafiador que vivemos, que demanda repensar o negócio com formatos de conteúdos e comerciais que entreguem ainda mais valor para ouvintes e empresas parceiras. 

Quem trabalha em rádios, sabe que um desses desafios é conseguir convencer anunciantes que terão resultados palpáveis ao criar promoções para rádio. Apesar da consciência de que o meio segue liderando audiências e sendo de maior credibilidade entre a população, as empresas querem mais. Os anunciantes buscam inovar e fidelizar através dessas ações, sempre visando alcançar e conquistar o maior número de clientes. Do outro lado, nas emissoras, temos equipes comerciais buscando criatividade e inovação ao criar promoções para rádio.

Criar promoções para rádio é uma das ferramentas mais eficazes para gerar interação e se conectar com seus ouvintes. Falar em rádio é, automaticamente, contar uma história de ligação e proximidade com o público. É uma herança que vem dos nossos avós, pais e até mesmo irmãos mais velhos. Quem não se lembra da mãe ligando para uma emissora de rádio pedindo uma música ou até mesmo esperando para dar a resposta certa para uma pergunta? 

A participação evoluiu e foi para o digital. Mas a sensação e o sentimento seguem o mesmo: seu público se sente pertencente e agente de transformação. Ele percebe, através dessas promoções para rádio, que a emissora ou empresas se importam com ele. Uma empresa que anuncia na rádio cria um elo muito maior com seu possível público. É quase que um consciente coletivo sobre sua existência e possibilidade de consumo. 

Ao criar promoções para rádio, a equipe comercial precisa ter a certeza de que aquela empresa anunciante nunca mais será a mesma. Mais do que fazer a marca ser visível pelos ouvintes, anúncios em veículos de comunicação, automaticamente, impulsionam uma vontade de conhecer mais e consumir aqueles produtos ou serviços. Quem nunca se viu no meio de uma conversa e alguém comentou ter visto uma promoção? Ou estava navegando pelo site da rádio e sentiu vontade de conhecer determinado restaurante, só pelo fato de ter uma promoção? Isso é um caminho potencial para a fidelização desses novos clientes. 

Mas afinal, como criar promoções para rádio com valor? Como garantir que o máximo de pessoas sejam alcançadas? Qual a melhor frequência para as ações? Por onde começar? Respondo essas e outras questões neste texto. 


Antes de criar promoções para rádio, conheça seu público 
Um dos maiores desafios das emissoras de rádio é encarar seus ouvintes como clientes. E olha que estou falando de consumidores extremamente exigentes e que, a qualquer momento, podem deixar de consumir sua rádio ou até mesmo as empresas que anunciam na mesma. 

E como para qualquer empresa que lida com clientes, é essencial conhecê-los. E quando falo conhecer, é conhecer MESMO! Saber onde moram; se a maior parte é homem ou mulher; faixa etária predominante; se possuem filhos; quais são seus hábitos de consumo; se possuem pet; se gostam de cozinhar em casa; qual gastronomia preferem, e por aí vai.

“Tá, mas por que conhecer seu público? ”. Simples: suas promoções poderão ser muito mais direcionadas e você saberá exatamente quais anunciantes procurar. Se você descobre, por exemplo, que 70% do seu público tem pets, você, automaticamente, entende que deve procurar estabelecimentos nesse segmento, certo? 

Fora tudo isso, você poderá pensar sua programação com muito mais qualidade e eficiência. Se você descobre que seu público costuma cozinhar para a família diariamente enquanto ouve rádio, você saberá exatamente em qual período inserir suas inserções comerciais e poderá criar um diálogo muito mais próximo entre locutor e ouvinte. 


Frequência e Tipos das Promoções
Além de conhecer seu público, um bom planejamento ao criar promoções para rádio inclui qual a ocorrência dessas ações. Muitas emissoras trabalham com diferentes formatos e periodicidades, o que é ótimo. O problema está quando a rádio exclusiviza suas promoções em um único período ou formato.


Promoções Recorrentes: 
São as ações mais comuns. Elas costumam ocorrer diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e, na maioria dos casos, possuem um mesmo prêmio. Entram nesse nicho aquelas ações para aniversariantes ou até mesmo aquelas de um sorteio por semana. 

O ponto mais positivo de criar promoções recorrentes é a sensação de que a rádio está sempre presenteando seus ouvintes. É um trunfo na manga para estar ativo e atingir a audiência.  Além disso, para o anunciante é uma lembrança e presença constante de marca.

Agora, o mais importante é não ter apenas essas promoções. O efeito contrário de ter somente ações recorrentes está na evasão de ouvintes. Ou seja, a audiência vai desistindo de participar das promoções pela sensação de que é sempre o mesmo prêmio. Outro ponto importante é a dificuldade de atrair novos participantes. Promoções recorrentes com um mesmo prêmio, na maioria das vezes, atraem menos do que as especiais ou pontuais. Uma forma de resolver isso é mudando o leque de sorteios recorrentes ou prêmios. 

Aposte também em ter várias promoções recorrentes. Isso garante uma movimentação de participação, fidelização de público, previsibilidade para anunciantes e um espaço sempre aberto para engajamento de ouvintes. Com uma Central de Promoções, por exemplo, sua audiência sempre poderá visualizar todas as ações ativas, marcas envolvidas, prêmios e perceberá que a rádio está sim em constante processo de contato com quem está do outro lado. 

Minha dica: ao invés de sortear sempre uma pizza por semana, por exemplo, mantenha o mesmo anunciante, mas procure variar o prêmio. Numa semana ser uma pizza, na outra um combo, na seguinte uma pizza doce de graça e assim por diante. 


Promoções Pontuais:
Essas ações, normalmente, envolvem prêmios maiores ou mais valiosos. Criar promoções pontuais para rádio acabam gerando um engajamento maior do público e sempre chamam atenção devido ao valor prêmio envolvido. 

As ações pontuais acabam sendo um caminho interessante para as promoções recorrentes. Além disso, nas pontuais as emissoras acabam alcançando um público maior e mais diverso. Muitas vezes, com pessoas que não conheciam as ações ou não são habituais ouvintes. 

Minha dica: ao criar essas promoções pontuais, procure gerar algum tipo de interação boca a boca que faça com que o participante tenha mais chances de ganhar, caso compartilhe a ação. Outro tipo de oportunidade é pensar no concurso cultural. Você acaba conhecendo melhor seu público, possibilitando, inclusive, inserir suas histórias na programação da rádio. 

Promoções Especiais: 
Muito usadas em datas comemorativas. Criar promoções para rádio com foco em algum evento especial também possuem um grande valor de engajamento e reconhecimento dos ouvintes. Além disso, para o comercial, é uma oportunidade de criar um pacote de mídia mais valoroso. É nítido o resultado maior dessas ações, tanto para o aumento de lucro da emissora, como na vinda de público aos anunciantes. As ações promocionais especiais mais comuns são o aniversário da emissora, Dia dos Namorados, Natal e aniversários dos anunciantes. 

Minha dica: tente unir essas promoções especiais com a sua programação. Ou seja, solicitar que o ouvinte anote quantas vezes tocou determinada música ou cantor ou até mesmo alguma vinheta especial criada. Assim, você aumenta sua audiência ao longo do dia e mostra ao anunciante que está havendo uma maior presença de marca na emissora. 

Criar promoções para rádio é, e sempre será, uma rotina das emissoras. Entretanto, é importante estar sempre aberto a evoluções e transformações necessárias para entregar ainda mais aos seus anunciantes. Tudo que trouxe neste conteúdo pode parecer muito complexo ou difícil de se executar. Entretanto, é mais fácil e rápido do que você imagina. 

Com o Cadena Online, as emissoras de rádio podem fazer gestão inteligente e automatizada de todo o processo de criação de promoções e ativação delas. Nossa plataforma permite construir diferentes formatos de ações, periodicidade, regras de participações, prazos, datas de sorteios, compartilhamento e aumento de chances de ganhar, entre outras funcionalidades. Além disso, toda promoção gera, instantaneamente, dados detalhados do seu público, possibilitando conhecê-los em profundidade e planejar ações mais assertivas.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e continue acompanhando meus textos aqui no tudoradio.com. Até a próxima

Tags: criar promoções para rádio

Compartilhe!

Colunista
Carolina Sasse

Sócia-Diretora de Vendas da Cadena. Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Formada em Administração de Empresas, Carolina atuou nas áreas de Qualidade e Satisfação de Clientes para Brasil e América Latina por quase 10 anos e está há mais de 13 anos ajudando o mercado de rádio a entregar melhores resultados e relacionamento com a audiência. Sasse palestrou como convidada em importantes eventos do meio rádio, como SET Expo, Congresso ACAERT, Congresso SERT/SC, além do Fala Norte e Nordeste e diversos encontros regionais promovidos pela AESP e AMIRT. É participante regular das conferências do NAB Show Las Vegas, para acompanhar as principais tendências do mercado. Contato: [email protected]










tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.