Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Terça-Feira, 29 de Março de 2022 @

Streaming padrão internacional impulsiona as rádios nas plataformas digitais

Publicidade
O mercado de streaming no Brasil para as emissoras de rádio vem crescendo nos últimos anos e tem recebido investimentos significativos, inovação de estrutura CDN, suporte a inserção de mídia programática, software de encoder modernos, segurança, balanceamento de carga e auditoria de dados. Este é o padrão internacional que o mercado necessita e que já é uma realidade no Brasil.

O digital é um campo fértil para as emissoras de rádios e elas podem se beneficiar das multiplataformas para levar a sua programação para além da localidade de sua antena, o que possibilita atrair a atenção dos anunciantes que buscam levar as suas mensagem a um público consumidor fiel ao que o rádio oferecer e que é seu ouvinte na Internet, aplicativos, Smart TV, console de games e agregadores.

Aqui na Fábrica Host, atendemos as emissoras de rádios comerciais, com registro da ANATEL e outorga do Ministério das Comunicações, espalhadas pelo Brasil, e direcionamos nossos investimentos em entregar alto volume de conexões simultâneas com estabilidade, encoder com codec moderno de alta compressão, inserção de mídia programática out-stream e auditoria de dados.

Mas o que é ter um serviço de padrão mundial? Uma arquitetura da rede com múltiplos servidores próximos dos ouvintes, Uptime acima de 99.95%; balanceador de carga para milhões de conexões e ouvintes; suporte nativo SSL; controle de sessão (token); sistema de bloqueio geográfico; e ferramentas para prevenção de ataque do tipo DDoS (negação distribuída de serviço).

Seguindo os passos de gigantes mundiais, redesenhamos o software de Streaming - padrão Icecast - para habilitar a inserção de spot out-streaming preroll com fiscalização em tempo real via pixel tracking. Firmamos um acordo com a Nextdial, empresa especializada em pesquisa de audiência de rádio no streaming, complementando o nosso portfólio e entregando aos clientes relatórios humanizados com indicadores internacionais. Estes relatórios são fundamentais para os anunciantes e peça chave na estratégia da rádio para gerar novas fontes de receitas publicitárias.

Com esta movimentação, conseguimos passar de 100 para 300 o número de clientes que optaram por estar em nossa plataforma em menos de dois anos, o que contribuiu diretamente com os resultados das emissoras na monetização dos plays do Streaming e, indiretamente, com a possibilidade de inclusão dos dados de audiência das emissoras no Extended Rádio do Kantar Ibope Mídia. Nossa meta é chegar ao final de 2022 com mais de 500 clientes na plataforma TOP Streaming, que reúne todos os serviços da Fábrica Host.

Como já apontado em relatórios como Inside Rádio do Kantar Ibope Mídia, o consumo de rádio via Streaming é uma realidade, o público passou a acompanhar a programação por diversos dispositivos como celular, tablet, Smart TVs, smart speakers, consoles de games.

O  nosso resultado está diretamente ligado não só ao nosso empenho em garantir o melhor streaming para as emissoras, que necessitam contar com parceiros fortes, altamente capacitados e capazes de acompanhar a evolução deste mercado online, mas especialmente, pelo suporte técnico ágil que resolve os mais complexos desafios de engenharia na infraestrutura das emissoras. E é isso que estamos fazendo.

Tags: tecnologia, digital, áudio, streaming, monetização, tendências

Compartilhe!

Colunista
Rodrigo Garcia

Rodrigo Garcia trabalha com transmissão de áudio e vídeo pela internet desde o ano 2000, iniciando com o saudoso Márcio Rocha na rádio Folha FM de Londrina. Hoje, através da empresa Fabrica Host, atua em três frentes importantíssimas para a padronização de tecnologia de streaming, mensuração e B.I. de audiência web para as rádios, ensinando as rádios a como se deve transmitir com qualidade, como mensurar sua audiência e também como monetizar o áudio digital.










tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.