Quinta-Feira, 29 de Dezembro de 2022 @
Mas há uma forma de contornar isso de forma segura e legal, sendo muito mais simples do que parece: basta usar uma VPN e fazer valer sua conexão à internet.
Crédito: Pixabay
Mas o que é uma VPN?
A resposta curta e que interessa ao usuário médio é a seguinte: é uma ferramenta que permite a você acessar conteúdos que antes seriam bloqueados por conta da sua localização. Quer assistir ao Prime Video americano ou ouvir as rádios de empresa como Beasley Media ou Audacy? Com uma VPN você pode. A resposta mais longa e técnica seria a de que VPN é uma espécie de rede virtual privada que torna anônimos os seus tráfegos, e ao fazer isso, pode também indicar outra localização (cidade e país) para outros sites, pois estas informações são criptografadas de ponta a ponta, tornando inclusive um acesso seguro em relação à proteção de seus dados.
A boa nova? Muitos provedores de VPN oferecem períodos gratuitos de avaliação, então basta pesquisar, escolher o serviço que mais lhe interessou e VPN baixar.
Mais liberdade para o usuário final
Após escolher a VPN que mais se encaixa nas suas necessidades, todo um novo mundo se abre no seu celular ou dispositivo de escolha –a possibilidade de ouvir músicas e rádios do mundo inteiro quando bem entender, sem qualquer tipo de restrição. Todo o processo acontece de forma inteiramente segura, afinal, como comentado no parágrafo anterior, seus dados são protegidos pelo provedor de VPN, e seu endereço IP alterado (o que explica porque é possível acessar conteúdo de outros países).
Outros benefícios do uso de VPNs
O acesso a uma quantidade maior de conteúdo é obviamente uma grande vantagem para o usuário comum, mas além disso, ao escolher um serviço de VPN, você tem maior privacidade (já que seus dados serão enviados de forma criptografada), informações sigilosas como dados pessoais e de cartões de crédito permanecem protegidos por conta da criptografia.
Além do que, a proteção das VPNs se estende até quando você está usando uma rede wi-fi pública, mascarando seu tráfego e dificultando a ação de pessoas mal-intencionadas (e até mesmo de dados enviados ao seu computador).
Além disso, alguns provedores de internet são conhecidos por limitarem a velocidade e largura de banda de seus usuários, na tentativa de economizar recursos, um processo conhecido como bandwidth throttling – e você adivinhou, com a VPN, nada disso será uma grande preocupação.
Sua internet, do jeito que você quer
Sem restrições geográficas, sem provedores de serviços querendo limitar o que você consome e como consome – VPNs são ferramentas incríveis que dão ao usuário maior flexibilidade na hora de usarem a internet, sem se preocupar com pormenores que não lhe dizem respeito. É só conectar e se divertir, sem maiores preocupações, sem grandes restrições. Basta escolher um serviço que lhe agrade e liberar todo o potencial da sua conexão, ainda mais com a chegada do 5G e velocidades cada vez mais altas no Brasil.
* Por Ricardo Prates Morais / emarket
O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!