Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2024 @

A Força da Música no Rádio na Era Digital

Rádio mantém relevância musical na era digital com curadoria e validação de artistas

Publicidade
Por que o rádio continua sendo a escolha para ouvir música em um mundo digital tão dinâmico e cheio de alternativas? Além de sua capacidade de validar artistas e prolongar o sucesso de canções, o rádio oferece algo que as plataformas digitais não conseguem replicar com a mesma eficácia: uma curadoria constante e confiável.

As pessoas, no dia a dia corrido, não têm tempo ou paciência para montar uma playlist nova a cada momento ou fazer a curadoria de suas músicas favoritas. Mesmo com a inteligência artificial e os algoritmos das plataformas digitais tentando prever os gostos dos usuários, esses sistemas muitas vezes apresentam uma quantidade avassaladora de opções, nem sempre baseadas na relevância ou no sucesso da música. Além disso, existe a influência de músicas promovidas através de tráfego pago, que pode distorcer a experiência, oferecendo faixas que não necessariamente ressoam com o ouvinte de forma genuína.

Aí você pode me perguntar: "Mas o rádio também, através das parcerias com artistas e gravadoras, pode influenciar o ouvinte a ouvir algumas músicas promovidas?" Eu respondo: sim, pode. Mas o rádio precisa ter inteligência na forma como faz isso. Enquanto os algoritmos das plataformas digitais ainda não têm a capacidade de entender que um lançamento precisa ser introduzido no momento certo, o rádio tem essa sensibilidade. Uma nova música, especialmente se for desconhecida ou ainda com pouca relevância, precisa ser colocada em uma sequência estratégica. Normalmente, ela é posicionada entre dois grandes sucessos para garantir que o ouvinte a receba de forma mais natural. O algoritmo não tem essa finesse, mas o programador de rádio sabe que, para uma música nova ganhar espaço, é preciso uma curadoria cuidadosa. Esse tipo de decisão programática é uma das grandes vantagens do rádio, permitindo que ele mantenha a conexão emocional com o público e prolongue o impacto de cada música tocada.

Além de fazer uma curadoria cuidadosa, o rádio chancela o artista. Quando uma emissora de rádio toca uma música, ela não apenas oferece essa música ao público; ela carimba, valida, dizendo "essa música é boa, esse artista é relevante". Para o ouvinte, se o artista está tocando no rádio, é um sinal de que esse artista tem qualidade, relevância, e que vale a pena seguir sua carreira, ir a seus shows e continuar ouvindo suas músicas. O rádio não apenas apresenta a música ao público; ele afirma sua importância, algo que as plataformas digitais, com sua oferta ilimitada de conteúdo, não conseguem fazer de maneira tão eficaz. Essa chancela do rádio é uma das grandes diferenças entre ele e o digital.

Por isso, o rádio não é apenas um meio de ouvir música — ele é um espaço onde as canções se mantêm vivas, prolongando sua relevância e importância na vida dos ouvintes. Ao contrário do digital, que é veloz e volátil, o rádio oferece permanência e consistência, e é por isso que continua sendo indispensável para quem quer ouvir o melhor da música.

Tags: rádio, música, tendências, consumo, curadoria, grade, playlist, streaming

Compartilhe!

Colunista
Cristiano Stuani

Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina), com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM), marketing da Rádio Banda B AM 550 FM 107.1 de Curitiba, gestão artística da Massa FM 97.7 de Curitiba e de São Paulo (FM 92.9), além de Head de Digital do Grupo Massa de Comunicação.










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.