Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2013 @ 07:40

Panorama: Eldorado avança e acirra a disputa pela liderança geral em Porto Alegre

Porto Alegre – 104 FM segura a liderança e Rádio Gaúcha segue entre as três mais ouvidas

Publicidade

O mercado de rádio FM de Porto Alegre está movimentado. Nos últimos meses houve uma série de mudanças em alguns canais da capital gaúcha, fato que poderá influenciar na medição de audiência que também já está movimentada. A cidade acompanhou recentemente o último resultado medido pelo Instituto Ibope, números que foram repassados às agências do meio e estações de rádio. Existe um acirramento da disputa pelas primeiras colocações, “briga” que envolve rádios do mesmo grupo de comunicação. Acompanhe (trimestre agosto a outubro/2013 – 05h às 00h, todos os dias e locais).

A 104 FM 104.1 segue como líder geral nos principais períodos da medição de audiência, posição defendida nos últimos anos pela emissora que é controlada pela Rede Pampa. Esse mesmo grupo de comunicação também está posicionando mais uma rádio na disputa direta pelo primeiro lugar nos principais períodos da medição. A Eldorado FM 96.7, estação que também é operada pela Rede Pampa e, assim como a 104 FM, atua no gênero popular, apresentou mais um crescimento no ranking de audiência. A 96.7 FM ampliou sua participação no meio FM e diminuiu a distância para a líder, além de assegurar a vice-liderança. A Rádio Gaúcha FM 93.7, emissora do Grupo RBS, segue próxima das lideres ao ocupar a terceira colocação geral.

O Grupo RBS também teve os seus destaques: foram observadas melhoras nos índices das rádios Cidade FM 92.1 (gênero popular, quarto lugar geral) e Atlântida FM 94.3 (líder no segmento jovem/pop, quinto geral). No caso da líder jovem a emissora ampliou a sua participação no total da audiência FM e tornou mais segura a defesa de sua posição. É importante lembrar que entre a primeira e a oitava posição o ranking é ocupado apenas por rádios dos grupos RBS e Rede Pampa. Nessa lista além da líder jovem Atlântida, está sua concorrente Jovem Pan FM 97.5 (localmente operada pela Pampa) e também a líder no gênero adulto-contemporâneo: a Continental FM 98.3 (Rede Pampa).

A movimentação do meio FM de Porto Alegre deve permanecer intensa. Recentemente a capital gaúcha passou a receber o sinal da Mix FM 107.1, emissora jovem que tem investido em promoções e ações na cidade. O atual resultado abrange apenas o primeiro mês de atuação da Mix, rádio que deverá acompanhar melhor o seu desempenho em Porto Alegre apenas em 2014. Outras mudanças também deverão influenciar na medição no ano que vem: recentemente o rádio gaúcho viu a estréia da Rádio Grenal FM 95.9 (emissora que estava em 101.9 FM, canal que hoje abriga a Liberdade FM – clique aqui e saiba mais sobre essas mudanças).

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Porto Alegre e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Porto Alegre

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.