A Super Rádio Tupi FM 96.5 é uma das responsáveis pela recuperação da audiência FM vista no Rio de Janeiro e região metropolitana. Nos últimos meses o meio radiofônico apresentou evoluções expressivas na média de ouvintes por minuto, situação auxiliada pelo avanço nos números da rádio comandada pelo grupo Diários Associados. A emissora que estreou no espectro FM no ano de 2009 registrou na última medição a sua melhor marca de audiência no ranking carioca, repetindo assim os resultados positivos que a Super Rádio Tupi já possuí na faixa AM. Acompanhe o panorama:
Hoje a Super Rádio Tupi é dona de um índice superior a 136 mil ouvintes por minuto na média do período 05h-00h (todos os dias e locais, trimestre agosto a outubro de 2013). Trata-se do melhor desempenho já obtido pela rádio na faixa FM, mercado que passou a ser atendido pela Super Rádio Tupi em junho de 2009. Na época o Diários Associados realizou uma manobra entre as rádios geridas pelo grupo no Rio de Janeiro, deslocando a Nativa FM de 96.5 FM para 103.7 FM, liberando assim o dial para a operação da Super Rádio Tupi. As alterações nos canais estão sendo justificadas a cada resultado, onde o grupo mantém a Nativa FM entre as lideres de audiência e vê a Super Rádio Tupi se aproximando do topo da pesquisa.
Na comparação com os números das duas últimas medições de audiência válidas no Rio a Super Rádio Tupi acumulou mais de 8 mil novos ouvintes na sua média por minuto (período 05h-00h, todos os dias e locais), sendo o maior avanço absoluto entre as participantes do ranking. Já na faixa comercial (06h-19h, segunda a sexta-feira) são cerca de 180 mil ouvintes por minuto, marca que aproxima a Super Rádio Tupi das demais lideres do ranking geral. Essas marcas não consideram a audiência acumulada pela rádio na faixa AM, cuja sintonia 1280 AM é ocupada pela emissora há mais de 78 anos.
O grupo Diários Associados (responsável pela Super Rádio Tupi) controla 13 estações de rádio (12 emissoras diferentes), sendo três no Rio de Janeiro: as duas estações da Super Rádio Tupi e a Nativa FM carioca. O grupo também é conhecido no rádio pelas marcas Clube FM (cabeça de rede em Brasília, 105.5 FM), Clube AM (rede também com sede em Brasília) e Guarani FM 96.5 de Belo Horizonte.
Super Rádio Tupi não avança sozinha
Apesar do desempenho positivo a Super Rádio Tupi não é a única responsável pelo avanço da audiência FM no Rio de Janeiro e região metropolitana. Conforme já noticiado pelo Tudo Rádio o meio tem acompanhado crescimentos nos índices das principais emissoras de rádio da capital fluminense. Nas últimas quatro pesquisas foram vistas elevações nos números de rádios como FM O Dia FM 100.5, Beat 98 FM 98.1, JB FM 99.9, Nativa FM 103.7, Mix FM 102.1, entre outras. A Rádio Globo FM 89.5, considerada concorrente direta da Super Rádio Tupi, também cravou no resultado passado a sua melhor marca no FM carioca.
Clique aqui e saiba mais sobre esse panorama do FM carioca.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Super Tupi, audiência, Ibope, Rio de Janeiro